Página 2 de 2

Re: MEU MONZA NAO PEGA QUANDO ESQUENTA

Enviado: 27 Jan 2020, 18:06
por romografic
Olá galera, boa tarde. Estou com o seguinte problema: Meu Monza SL/E, álcool, 1 bico, eu ligo pela primeira vez pega beleza, quando esquenta não pega mais, o motor fica pesado. Já troquei o motor de arranque cabos de bateria e aterramento, bobina, módulo HEI, cabos de velas, enfim, tudo o possível, fiz o seguinte teste:
Tirei uma vela, e dei partida o motor gira e pega, mas quando coloco a vela novamente fica pesado e não gira, esperando por volta de 1/2 hora ou mais bate na chave pega normalmente, ou seja, o problema e excesso de compressão ( pelo menos é o que parece). Alguém tem alguma dica?

Re: MEU MONZA NAO PEGA QUANDO ESQUENTA

Enviado: 27 Jan 2020, 20:38
por tyo
romografic escreveu: 27 Jan 2020, 18:06 Olá galera, boa tarde. Estou com o seguinte problema: Meu Monza SL/E, álcool, 1 bico, eu ligo pela primeira vez pega beleza, quando esquenta não pega mais, o motor fica pesado. Já troquei o motor de arranque cabos de bateria e aterramento, bobina, módulo HEI, cabos de velas, enfim, tudo o possível, fiz o seguinte teste:
Tirei uma vela, e dei partida o motor gira e pega, mas quando coloco a vela novamente fica pesado e não gira, esperando por volta de 1/2 hora ou mais bate na chave pega normalmente, ou seja, o problema e excesso de compressão ( pelo menos é o que parece). Alguém tem alguma dica?
Como já foi dito, verifique o ponto da correia dentada e do distribuidor, se não está muito atrasado e, tirando a vela pega, porquê "matou" um cilindro então não é por excesso de compressão.

Re: MEU MONZA NAO PEGA QUANDO ESQUENTA

Enviado: 28 Jan 2020, 10:56
por Luiz Carlos (Rio)
excesso de compressão ( pelo menos é o que parece)
romografic

Nunca vi um motor com excesso de compressão.
Muita gente acha que ponto inicial errado do distribuidor torna o motor 'pesado' na partida.
Para mim, o ponto só influi se o motor estiver queimando combustível, já que se girar o motor só no arranque não tem porque o ponto influir para ele ficar pesado.
Esse "motor pesado" pode ser outra coisa. Ainda mais em caso como o seu, em que o motor frio gira leve e quando esquenta gira pesado.
Pra mim isso parece problema relacionado a sistema de arranque.
Resistência elétrica excessiva no sistema de arranque (comutador, chicote, enrolamento, escovas ou buchas do motor de partida, etc)
Se o seu Monza tem alarme original, até um problema no módulo do alarme pode prejudicar a partida do motor, pois a alimentação do automático do motor de partida passa por ele.
Se você tivesse feito retífica recente no motor, aí poderíamos pensar em motor pesado de verdade.

Abs