DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO MONZA EFI
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: DIAGRAMA DO ARREFECIMENTO DO MONZA EFI
A que está no meu Monza é a de baixo.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Filipe,filipenogueira escreveu:amigo Waldir, se puder colocar o nome de cada componente eu agradeceria muito pois isso é de interesse pra mim pois o meu ar quente não está funcionando e estou afim de verificar as conexões das mangueiras pra ver se foi feita alguma "orelhada" pois mandei trocar todas as mangueiras que estivessem ressecadas. abraços
se vc está acompanhando a troca de informações, e percebeu que há diferenças das mangueiras(com derivações ou não) e suas conexões dos modelos carburados, dos EFI's a Alcool e Gasolina.
O ideal é que vc baixe o CepChev (catálogo de peças disponíveis neste forum) e cheque o nº de tipo correspondente ao seu veículo/ano/modelo/combustível
Passo a seguir a configuração que está no meu. Espero que sirva de referência ou de checagem, e aos outros monzeiros '95/alcool' e se não corresponder, seria interessante que apontassem uma outra configuração.
1- Tubo de fluxo d’água = 52289682
2- Mangueira do coletor ao tubo = 52256063
3- Mangueira do rabo da carc. VT ao R. ar quente = 52285989
4- Mangueira de retorno do R ar quente ao tubo = 52259074
5- Mangueira do tubo a bomba d’água = 90128022
6- Mangueira do tubo ao reservatório = 52260468
7- Mangueira do Radiador à VT = 52256058
8- Mangueira do reserv. Expansão ao radiador = 52256057
9- Mangueira do rabo da carc da VT ao coletor = 52284278
10- Mangueira inferior do Rad. ao tubo = 52251237
Não está numa ordem numerica lógica, mas dá para acompanhar

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
filipenogueira
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
opa Waldir estou acompanhando o tópico sim, inclusive quando tiver um bom tempo disponível vou começar a fazer esse tipo de mapeamento (ainda mais que o meu tem adaptação por causa do GNV) e deixar como base de consulta para mim pois como há adaptações não serviria pra mais ninguem a não ser que eu consiga entender a lógica da coisa e fazer um mapeamento e conseguir isolar as adaptações. se eu conseguir isso eu posto aqui pra ficar como base de consulta. perguntei mesmo sobre o nome de cada componente nos seus desenhos pois queria saber mais ou menos o fluxo para poder fazer o meu mapeamento e não me perder nas mangueiras. abraços e obrigado pelas dicas
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Filipe segue o fluxo da refrigeração:filipenogueira escreveu:opa Waldir estou acompanhando o tópico sim, inclusive quando tiver um bom tempo disponível vou começar a fazer esse tipo de mapeamento (ainda mais que o meu tem adaptação por causa do GNV) e deixar como base de consulta para mim pois como há adaptações não serviria pra mais ninguem a não ser que eu consiga entender a lógica da coisa e fazer um mapeamento e conseguir isolar as adaptações. se eu conseguir isso eu posto aqui pra ficar como base de consulta. perguntei mesmo sobre o nome de cada componente nos seus desenhos pois queria saber mais ou menos o fluxo para poder fazer o meu mapeamento e não me perder nas mangueiras. abraços e obrigado pelas dicas
Com a VT fechada ( temperatura inferior a 92ºC)
1- A Bomba faz circular o liquido pelas galerias do motor e cabeçote e
2- pressiona pelo duto maior do cavalete da VT que sai pelos dois dutos menores do cavalete.
3- Um dos dutos o liquido “quente” vai para o coletor de admissão para aquecê-lo.
4- O outro duto vai para o radiador de ar quente (instalado sob o painel)
5- O liquido que trocou calor com o coletor de admissão segue para o tubo de fluxo (que fica sob o coletor de admissão.
6- O liquido que trocou calor no radiador de ar quente segue para o tubo de fluxo
7- O liquido descarregado no tubo de fluxo é sugado novamente pela bomba para efetuar nova troca de calor nas galerias.
8- Quando abre a VT acima de 92ºC até 102º o liquido “quente” passa a circular pelo radiador e segue para o tubo de fluxo sendo sugado pela bomba.
9- Aos 101ºC a ventoinha é ligada e permanece refrigerando o liquido que passa no radiador até fechar novamente a VT aos 92ºC e desligada a ventoinha.
10- O reservatório de expansão mantém a pressurização do sistema para elevar o nível de ebulição do liquido de 100º para 106ºC (mais ou menos) e com o aditivo etileno glicol em proporções ideais, o nível de ebulição passa para 118 ~119ºC (além de retardar corrosões galvânicas) A lâmpada de emergência de Tº acende a 118ºC
11- A tampa do reservatório de expansão tem uma válvula para deixar escapar excessos de pressão.

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
filipenogueira
- Membro Classic SE (Nível 8)
nossa Waldir, não tenho nem como te agradecer, ficou muuuuito bom e vai me ajudar e muito. abraços e mais uma vez obrigado!!!
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
lira1320
Olá Pessoal, acompanhando o fórum, confirmei realmente os testes realizados no meu carro (Monza 2.0 95 Gls EFI) atráves do scanner, a ventoinha liga aos 101°C e desliga aos 92/93°C, porém, gostaria muito de uma orientação se há possibilidades de alterar essa configuração, por exemplo, que ele acionasse a veitoinha com alguns graus a menos, tipo uns 97/98°C, pois acredito eu que elaboraram um sistema de arrefeciemnto que espera a água superar os 100°C para refrigerá-la. Bom, segundo o profissional da auto-eletrica, me disse que não há nada a fazer, exceto adicionar um 'cebolão' na mangueira inferior do radiador.
Desde já Agradeço!
Desde já Agradeço!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Não entendi o motivo dessa alteração. O projeto do carro é esse e, estando tudo em ordem funciona bem.
Ao contrário do que muitos pensam, o motor fica mais econômico, emite menos poluentes, e tem maior durabilidade quando quente. Claro que não pode haver exageros e não subir muito a temperatura.
Vale lembrar que a água ferve ao atingir 100ºC, mas em sistema selado e pressurizado vai entrar em ebulição em temperatura maior e estando com aditivo aumenta mais ainda o ponto de ebulição.
Penso que se há um problema, esse deve ser avaliado e solucionado e não mascarado. Assim, evita surpresas no futuro.
Quanto a alteração, pode ser feita uma nova programação, alterando o mapa de memória da IE. Mas, não qualquer equipamento que tem acesso a esse mapa, muito menos altera-lo. Quem pode alterar são os profissionais que reprogramam chip's.
Abs,
Carlos Freire
Ao contrário do que muitos pensam, o motor fica mais econômico, emite menos poluentes, e tem maior durabilidade quando quente. Claro que não pode haver exageros e não subir muito a temperatura.
Vale lembrar que a água ferve ao atingir 100ºC, mas em sistema selado e pressurizado vai entrar em ebulição em temperatura maior e estando com aditivo aumenta mais ainda o ponto de ebulição.
Penso que se há um problema, esse deve ser avaliado e solucionado e não mascarado. Assim, evita surpresas no futuro.
Quanto a alteração, pode ser feita uma nova programação, alterando o mapa de memória da IE. Mas, não qualquer equipamento que tem acesso a esse mapa, muito menos altera-lo. Quem pode alterar são os profissionais que reprogramam chip's.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
lira1320
Olá Prof. Carlos Freire, agradeço seus comentários, pois já tive a oportunidade de ler seus post em outros tópicos os quais já me ajudaram muito. Quanto a minha intenção, é por que já gastei muito em tentar solucionar problemas com junta queimada por aquecimento, após gastos com troca de cabeçote etc...
Para se ter uma idéia, na última vez que faltou água, foi devido vazamento no radiador de ar quente e então bastou a temperatura atingir o nível crítico uma única vez e em poucos dias estava eu lá mesmo fazendo o cobeçote de novo, percebi que no projeto deste monza 95 efi o sensor fica na parte superior próximo a VT, então aconteceu de o nível de água abaixar ao ponto deste sensor não detectar a temperatura e consequentemente "mentir" a temperatura no painel (95°C), quando percebi já era tarde.. bastou adicionar água e a surpresa...
Como adquiri há pouco tempo (quase 2 anos) o carro, irei aproveitar e trocar todas as mangueiras do sistema, acredite ou não, mas pensei em até colocar junta em chapa de aço (carros turbinados), mas voltei atrás devido a importancia da função de fusível, mas uma coisa notei, não sei se estou certo, as juntas de cabeçotes quando eram de amianto eram mais resistente e hoje com o lema não-amianto, fica minhas dúvidas quanto a qualidade, mesmo da marca líder no mercado.
Vou analisar novamente o diagrama e cotar novas mangueiras, principalmente aquelas que se apresentam dilatadas.
Mais uma vez obrigado!
Para se ter uma idéia, na última vez que faltou água, foi devido vazamento no radiador de ar quente e então bastou a temperatura atingir o nível crítico uma única vez e em poucos dias estava eu lá mesmo fazendo o cobeçote de novo, percebi que no projeto deste monza 95 efi o sensor fica na parte superior próximo a VT, então aconteceu de o nível de água abaixar ao ponto deste sensor não detectar a temperatura e consequentemente "mentir" a temperatura no painel (95°C), quando percebi já era tarde.. bastou adicionar água e a surpresa...
Como adquiri há pouco tempo (quase 2 anos) o carro, irei aproveitar e trocar todas as mangueiras do sistema, acredite ou não, mas pensei em até colocar junta em chapa de aço (carros turbinados), mas voltei atrás devido a importancia da função de fusível, mas uma coisa notei, não sei se estou certo, as juntas de cabeçotes quando eram de amianto eram mais resistente e hoje com o lema não-amianto, fica minhas dúvidas quanto a qualidade, mesmo da marca líder no mercado.
Vou analisar novamente o diagrama e cotar novas mangueiras, principalmente aquelas que se apresentam dilatadas.
Mais uma vez obrigado!