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Enviado: 26 Nov 2007, 20:30
por Robson Lott
De acordo com o Carlos Freire, minha hipótese tbm tá ligada ao fato do filtro do respiro da tampa do cabeçote esteja mandando um pouco de óleo pro carburador. O meu já teve essa característica, e olhe que é álcool, as chances de sujeira são um pouco menores que os gasola.

É tipo de uma borra oleosa marrom (por está sujando com poeira) e deposita principalmente na junção da tampa do filtro com o carbura, num eh!?

Enviado: 26 Nov 2007, 21:34
por Alex
São essas as características mesmo... como funciona esse filtro do respiro?? Para trocar tem que tirar o cabeçote não?

Estou precisando trocar a junta do cabeçote, ai ja aproveito e troco este filtro tb... é muito caro??

Enviado: 26 Nov 2007, 22:57
por fox
Cara essa borra marrom encima do carbura é do respiro do óleo o meu antigamente fazia isso, ai fiz o seguinte comprei um reservatório de óleo e um filtro pro respiro e liguei agora essa borra e o ar quente com óleo que sai pelo respiro vai pra um filtro sem sujar nada do carbura !!! se a dica valer, ta ai.. :wink: :wink: :wink:

tipow no mercado livre vende esses filtrinhos esportivos pra repiro de oleo ou se preferir tem o reservatorio com o filtro mais sai um pouco mais caro $$$$

Enviado: 27 Nov 2007, 09:31
por 500EF
fox escreveu:comprei um reservatório de óleo e um filtro pro respiro e liguei agora essa borra e o ar quente com óleo que sai pelo respiro vai pra um filtro sem sujar nada do carbura !!!
No meu carro tive que fazer isso por causa do turbo (senão mandaria pressão positiva para dentro do compartimento do comando de válvulas).

Inicialmente, fiz exatamente como o fox. A mangueira ia da tampa de válvulas para o reservatório (que tem um registro "sangrador" embaixo, para esgotar de vez em quando, caso tenha folga nas sedes de válvulas e passe óleo por ali) e na saída do respiro deste reservatório coloquei um "filtrinho esportivo". O reservatório estava fixado na parede corta-fogo, perto do cilindro mestre do freio.

Andei assim por poucos dias e o cheiro dos vapores que saíam por ali estavam me incomodando muito... aí, liguei uma mangueira e direcionei para perto do filtro-de-ar novamente, para ser admitido e queimado pelo motor.

Mas se quiser, também pode levar a ponta desta mangueira lá para debaixo do carro, de forma que andando, os vapores não entrem no carro. É anti-ecológico, mas resolve seu problema...

Você encontra estes reservatórios facilmente em lojas de tunning, ou de performance, como SPA, Beepturbo, Anhanguera, etc.. :wink:

Enviado: 27 Nov 2007, 10:07
por Alex
O reservatório citado é este?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... avavel-_JM

Ele ficaria como intermediário da mangueira do respiro até o carburador? O filtro encaixa onde?

Enviado: 27 Nov 2007, 10:18
por Robson Lott
Porém, a troca do filtrozin que fica na tampa do cabeçote seria mais viável, não?!

Enviado: 27 Nov 2007, 10:23
por RicardoDS
rgalvaolott escreveu:Porém, a troca do filtrozin que fica na tampa do cabeçote seria mais viável, não?!
É o que eu faria, para manter a originalidade :wink:

Enviado: 27 Nov 2007, 10:32
por 500EF
rgalvaolott escreveu:Porém, a troca do filtrozin que fica na tampa do cabeçote seria mais viável, não?!
Isso de qualquer jeito tem que ser feito.

O que acontece é o seguinte:

- No meu caso, fui obrigado a fazer porque agora tenho pressão positiva no coletor, e não poderia jogá-la para dentro do compartimento do comando.

- Em carros aspirados (sem turbo), só vale a pena usar este recurso se você estiver com problema de folga em anéis ou sede de válvula, porque aí, além dos vapores, começa a sair óleo pelo respiro, sujando todo o carburador (ou corpo de borboleta nos injetados). Assim, enquanto você não partir para a solução definitiva do problema (com uma retífica, por exemplo), pelo menos dá para usar o carro sem ficar sujando tudo e engasgando...

Obviamente não é o ideal, mas é uma forma de conviver com o problema...