Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de velocidade, trokei e continua sem funcionar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coloque um scanner em modo teste do sensor VSS, levante a roda dianteira esquerda, engate uma marcha e verifique se chega sinal.
Sem scanner, com multi teste ou voltímetro, verifique se o sinal muda de estado entre alto ou baixo, no pino A10 da UCE.

Pode também medir no sensor de velocidade:
Pino 1 - Fio Preto - 12v
Pino 2 - Fio Marrom - Gnd ou terra
Pino 3 - Fio Cinza/Vermelho - Sinal para UCE - Com roda girando sobe e desce entre 12V e 0V. Ou seja, nível alto e baixo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Diego Denizar »

[quote="Leandro Sá"]Amigão! Esse sensor é um velho conhecido dos Monzeiros com sistema eletrônico de injeção (E.F.I.)...

Eu passei por uma situação muito parecida. Comprei um sensor novo, coloquei funcionou uns dois dias e nunca mais... Comprei outro sensor novinho e nada!
Ambos originais comprados na concessionária Brozauto aqui em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre...

Aquela situação desagradável de ter a lenta instável ou morrendo nas desacelerações, sem a luz de troca de marcha no painel... :? E ainda um pior: Bastava as rodas começarem a girar que o carro simplesmente desligava! Um corte como se tivesse desligado a chave. Pra poder andar com o carro, somente com o sensor desconectado.

Até que depois de muitas pesquisas aqui no fórum e muitos testes descobri que o aterramento desse sensor é no alternador. No meu Monza aqui é um fio cinza que fica sozinho numa porca de aterramento do alternador.

Então descobri, que na última manutenção que fiz no alternador, o eletrecista esqueceu de apertar essa porca, deixando o fio completamente solto. Simplesmente recoloquei tudo no lugar e o sistema voltou a operar normalmente. Lógico que tive que arrumar outra porca, pq com o funcionamento do carro ela caiu por causa da vibração já que tava solta ...

Espero que ajude muitos amigos Monzeiros!

Que coisa esse sensor hein??
Peguei o meu monza 94/94 gls 2.0 gasolina dia 02/03/11, o ex-dono dele mandou trocar o cabo do velocímetro bem nesse dia, fui até o mecânico com ele, acho que o cara detonou com o sensor.
Pq dessa suspeita?? Pq o velocímetro estava funcionando antes de chegar no mecânico, foi só o cara colocar a mão e não marcou mais e detonou com o sensor, ele estava todo gasto onde vai o cabo.
Eu já comprei outro sensor, já esta funcionando porém tem coisas no carro que eu não estou de acordo.
Como o nosso amigo citou aqui em cima, da LENTA E LUZ DE TROCA DE MARCHA NO PAINEL, aproveito para pedir ajuda também :smt024

A lenta do meu carro antes do eletricista mexer, era alta, o carro só ficava em 1.500 rotações, baixava quando queria, daí ele mexeu bastante, passou o computador no carro e nada, tudo normal, até andando o carro estava normal no computador, porém a lenta estava alta. Eu parava o carro, ou passava por uma lombada e a lenta continuava alta, algumas vezes baixava. Hoje, a lenta dele esta melhor, ele só fica acelerado quando coloco na banguela, quando estou parando o carro a lenta normaliza, mas acho que mesmo estando na banguela a lenta teria que ficar em 1.000 rotações ou um pouco menos, estou errado???

Outra coisa, o eletricista não conseguiu fazer a luz indicadora de troca de marcha funcionar, diz o ex-dono que funcionava, ele disse que iria procurar na net algo sobre assunto pq não sabia se o sensor dessa luz era no motor ou na caixa de marcha!!!

Existe sensor nisso?? se sim onde é??

Outra, o meu monza tem um marcador de consumo de combustível, é um marcador que é logo acima do marcador de gasolina, o eletricista também não conseguiu fazer funcionar, me disse que a mangueirinha de ar que saí do coletor poderia estar com um furo e por isso que não funcionava. É verdade isso??

OBSERVAÇÃO: Esses problemas com lenta e luz da troca de marcha aconteceram depois que deu problema no sensor de velocidade!

Amigos, eu sou do tipo de cara que, se existe algo no carro, que saiu de fábrica funcionando, quero que esteja funcionando, se tem no veículo, quero que funcione!

Oq pode ser feito no meu caso para resolver esses problemas??? :|

Forte abraço a todos!
Diego Denizar
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por diogoleenze »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Como chegou a conclusão que não está funcionando? Que teste tu fez?

pelo simples fato de que a luz de marcha nao acende e ele fica com a lenta instavel, sintomas classicos de SV
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por diogoleenze »

obrigado pelas dicas, vou fazer esses testes com meu irmao q ele q tem um multimetro la sinistro da NASA rsrsrsrsrs...parece uma nave a parada
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
marcia beltrao
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por marcia beltrao »

pegando o embalo!!!!!!!!!!!!!!!
o fio terra do sensor do meu monza não estava ligado
se ligar na lataria do carro tem algum problema?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não vejo problema, mas o chicote dele leva a carcaça do alternador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

diogoleenze escreveu:
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Como chegou a conclusão que não está funcionando? Que teste tu fez?

pelo simples fato de que a luz de marcha nao acende e ele fica com a lenta instavel, sintomas classicos de SV
Teste com um multiteste, enfie uma agulha no pino A10 tire 1 roda do chão, coloque a ponta vermelha do multiteste na agulha e a preta no chassis (pode ser o parafuso que segura o botão de ligar a luz da porta), coloque em 20V e peça para alguem girar a roda e veja o que aparece.

Qual é o pino A10? Veja: viewtopic.php?f=47&t=7336 e http://www.megaupload.com/?d=1XSSHTYU
Leandro Sá
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991

Mensagem não lida por Leandro Sá »

Diego Denizar escreveu:
Leandro Sá escreveu:Amigão! Esse sensor é um velho conhecido dos Monzeiros com sistema eletrônico de injeção (E.F.I.)...

Eu passei por uma situação muito parecida. Comprei um sensor novo, coloquei funcionou uns dois dias e nunca mais... Comprei outro sensor novinho e nada!
Ambos originais comprados na concessionária Brozauto aqui em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre...

Aquela situação desagradável de ter a lenta instável ou morrendo nas desacelerações, sem a luz de troca de marcha no painel... :? E ainda um pior: Bastava as rodas começarem a girar que o carro simplesmente desligava! Um corte como se tivesse desligado a chave. Pra poder andar com o carro, somente com o sensor desconectado.

Até que depois de muitas pesquisas aqui no fórum e muitos testes descobri que o aterramento desse sensor é no alternador. No meu Monza aqui é um fio cinza que fica sozinho numa porca de aterramento do alternador.

Então descobri, que na última manutenção que fiz no alternador, o eletrecista esqueceu de apertar essa porca, deixando o fio completamente solto. Simplesmente recoloquei tudo no lugar e o sistema voltou a operar normalmente. Lógico que tive que arrumar outra porca, pq com o funcionamento do carro ela caiu por causa da vibração já que tava solta ...

Espero que ajude muitos amigos Monzeiros!

Que coisa esse sensor hein??
Peguei o meu monza 94/94 gls 2.0 gasolina dia 02/03/11, o ex-dono dele mandou trocar o cabo do velocímetro bem nesse dia, fui até o mecânico com ele, acho que o cara detonou com o sensor.
Pq dessa suspeita?? Pq o velocímetro estava funcionando antes de chegar no mecânico, foi só o cara colocar a mão e não marcou mais e detonou com o sensor, ele estava todo gasto onde vai o cabo.
Eu já comprei outro sensor, já esta funcionando porém tem coisas no carro que eu não estou de acordo.
Como o nosso amigo citou aqui em cima, da LENTA E LUZ DE TROCA DE MARCHA NO PAINEL, aproveito para pedir ajuda também :smt024

A lenta do meu carro antes do eletricista mexer, era alta, o carro só ficava em 1.500 rotações, baixava quando queria, daí ele mexeu bastante, passou o computador no carro e nada, tudo normal, até andando o carro estava normal no computador, porém a lenta estava alta. Eu parava o carro, ou passava por uma lombada e a lenta continuava alta, algumas vezes baixava. Hoje, a lenta dele esta melhor, ele só fica acelerado quando coloco na banguela, quando estou parando o carro a lenta normaliza, mas acho que mesmo estando na banguela a lenta teria que ficar em 1.000 rotações ou um pouco menos, estou errado???

Outra coisa, o eletricista não conseguiu fazer a luz indicadora de troca de marcha funcionar, diz o ex-dono que funcionava, ele disse que iria procurar na net algo sobre assunto pq não sabia se o sensor dessa luz era no motor ou na caixa de marcha!!!

Existe sensor nisso?? se sim onde é??

Outra, o meu monza tem um marcador de consumo de combustível, é um marcador que é logo acima do marcador de gasolina, o eletricista também não conseguiu fazer funcionar, me disse que a mangueirinha de ar que saí do coletor poderia estar com um furo e por isso que não funcionava. É verdade isso??

OBSERVAÇÃO: Esses problemas com lenta e luz da troca de marcha aconteceram depois que deu problema no sensor de velocidade!

Amigos, eu sou do tipo de cara que, se existe algo no carro, que saiu de fábrica funcionando, quero que esteja funcionando, se tem no veículo, quero que funcione!

Oq pode ser feito no meu caso para resolver esses problemas??? :|

Forte abraço a todos!
Olá amigo!

Bom, vamos por partes:

É normal a lenta dele ficar entre 1.000 e 1.500 rpm enquanto o carro está andando sem nenhuma marcha engrenada. Pelo menos e assim que os dois Monzas EFI que tenho se portam com relação a isso. Reparei que quando ele fica com o giro um pouco acima e está andando, as marchas entram de forma mais suave. Quando eu estava sem o sensor elas custavam mais a engrenar... Imagino eu que está seja a função do giro mais alto enquanto o carro está rodando em ponto morto. Creio que algo relacionado a sincronia da transmissão e rotação do motor...

A luz da troca de marcha é diretamente relacionada ao querido sensor de velocidade funcionando da seguinte maneira: O Módulo de Controle (Central da Injeção) aplica e monitora um sinal de 12 volts no circuito de entrada do sensor (Terminal A10 do módulo). O terminal A10 é aterrado alternadamente (Pulsos) pelo sensor quando as rodas de tração estão girando. Essa ação pulsante ocorre aproximadamente 1.242 vezes por quilômetro e o módulo de controle calcula a velocidade do carro baseado no tempo entre os pulsos.
O módulo de controle liga a luz da troca de marchas após 3 segundos, quando: A borboleta está aberta, o carro NÃO está em 5ª marcha e a rotação do motor está acima de 1.900 rpm.
A central calcula a carga do motor e a posição da marcha baseado no sensor de pressão absoluta no coletor (MAP), sensor de rotação do motor e SENSOR DE VELOCIDADE. A carga do motor é controlada e uma marcha superior é solicitada através da luz no painel para maior economia de combustível.
Sendo assim, se o módulo não consegue calcular a velocidade do Monza pq o sensor de velocidade está inoperante, se torna impossível calcular a carga do motor, muito menos determinar o momento certo para solicitar a marcha superior... A luz não irá acender.
Sugiro ao amigo, PRIMEIRAMENTE, substituir a lâmpada no painel antes de maiores testes. Pelo que percebí, o seu sensor está funcionando já que a marcha lenta está sendo controlada, elevando o giro acima das 1.000 rpm quando o carro está em movimento.
Em segundo, existe DOIS tipos de sensores de velocidade, o de 8 pulsos e o de 16 pulsos. Dizem que os de 16 pulsos equipam o Kadett mas que tbm existe Monza com sensor de 16 pulsos... Os meus dois Monzas aqui estão com os de 8 pulsos.
É possível ver na carcaça do sensor. Os meus aqui são originais e informam: "8 IMP".

O marcador de consumo, tbm conhecido por vacuômetro ou econômetro não envolve eletricidade. Ele é ligado diretamente a uma espécie de divisor, através de uma mangueira fina, localizado abaixo do compartimento do filtro do ar, um pouco acima do alternador. Se esse sistema está inoperante, provavelmente está havendo uma entrada de ar onde não deveria e isso pode causar instabilidades no funcionamento do motor principalmente na lenta.

Tirei essas informações do manual de injeção eletrônica original de 1991 / 1992 que consegui com um amigo mecânico.

Espero ter ajudado o amigo. :smt023

Abração!
Pra que ter um carro do ano, se eu tenho dois do século???
Responder