Manutenção do alternador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Manutenção do alternador

Mensagem não lida por Leocastro »

É anderson!
O alternador que tu colocou é melhor que o do Monza!
Fique com ele mesmo cara!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
anderson_tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por anderson_tubarão »

Então, olhei o tópico viewtopic.php?f=6&t=13198

eu vi que fizeram uma adaptação para o suporte inferior. no meu caso o mecanico tirou o suporte oiginal do monza e colocou o do celta a difereça é de apenas um parafuso, no caso o do monza tem 3 para a fixação e o do celta tem 2, mas dando o torque certo no parafuso ele fica bem fixo, nem parece que é do celta. a correia é original do celta também para poder esticar e a fixação superior é a do monza com um parafuso. ele tirou a polia do alternador antigo e colocou no lugar da polia do celta, precisou colocar uma buchinha mas deu certo. eu vou tirar uma foto hoje e coloco para voces olharem como ficou.
Monza Tubarão ano 93 / Vidro Elétrico / Trava Elétrica / Antena Elétrica / Azul / Duas Portas

Freio novinho (tambor, lona, disco, pastilhas, cabos) tudo zerado... :D
Próximos passos - rodas 15, Milha, Xenon...
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Brother no meu quero colocar o do vectra por ser mais moderno tb, e carregar a bateria mais rapido..
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
anderson_tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Então, acho que vou deixar esse mesmo então...
A instalação ficou legal, o carro ta funcionando direito, sem barulho de correia ou alguma coisa parecida. :smt023
Monza Tubarão ano 93 / Vidro Elétrico / Trava Elétrica / Antena Elétrica / Azul / Duas Portas

Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O estranho de toda essa história é o alternador ter pifado e o carro ter parado na hora. Isso está com cheiro de golpe do eletricista, para trocar o alternador bom por outro.
Eu já rodei quase 3 horas com alternador pifado (luz do painel acesa), só na bateria.
Qdo o alternador deixa de alimentar o sistema a luz de bateria acende no painel, muito antes do carro parar por falta de eletricidade.
Qto a esse negócio de K1 ou não, continuo dizendo que não existe alternador que carregue tanto na lenta qto em alta rotação. Pode ter sim um alternador mais eficiente, mas acho dificil essa diferença ser muita, pois alternadores existem há mais de 70 anos.
Qdo os carros passaram de dínamo para alternador, aí sim foi uma revolução. Eu já tive carro com os dois tipos. A diferença básica entre eles é justamente que o dínamo não carrega na marcha lenta, a luz da bateria permanece acesa até que o motor atinja determinada rotação, qdo então um relé libera a corrente do dínamo para o sistema. Como em baixa rotação a voltagem (não confundir com amperagem) fornecida pelo dínamo era inferior à voltagem da bateria, o relé só fechava qdo a voltagem do dínamo era maior que a da bateria, senão em vez de carregar a bateria seria a bateria a alimentar o dínamo.

Qto ao alternador original do Monza, existe mais de uma marca que equipa de fábrica esse carro.
Um deles é o Delco importado da coréia, que de fato é ruim, primeiro que para trocar o regulador dele, por exemplo, tem de desmontar. Segundo que, por ser importado, não tem peças de reposição originais.
Outro é o Bosch, que tem o conjunto regulador/escovas externo, que pode ser substituído até com o alternador instalado no carro. Existe ainda um da marca Wapsa, que na realidade também é um Bosch, só que remanufaturado na fábrica da Wapsa, que foi comprada pela Bosch.
Ouvi dizer que existia ainda um tal Arno (meu Chevette usava um dessa marca).

Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 31 Dez 2010, 11:23, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao existe essa de alternador carregar a toda capacidade na lenta por varios motivos seja os "antigos ou modernos". se a bateria estiver cheia e pouca demanda de corrente praticamente o alternador nao é exigido e acaba nao criando a corrente total do alternador que ele pode oferecer no caso 65A.

o pessoal faz confusao nesse sentido. oque existe hoje em dia e alternador com tensao total na lenta 14.4V em lenta o tal do "alternador eletronico" esse omega que tenho e usa um alternador Remy USA 130A e na lenta a 900rpm ja oferece 14.4V mas obviamente que a corrente nao sao os 130A total dele. pra isso a bateria tem que tar fraca e consumo alto e giro mais alto. so ae que a corrente sera total do alternador e se for ainda...

façam um teste bem simples. pega um amperimetro de indução coloca no positivo do alternador na lenta pra ve se da 65A na lenta :D podem fazer nos carro novos tb pq nao vai ta 65A na lenta. tensao é uma coisa corrente é outra.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
anderson_tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

Luiz Carlos (Rio) escreveu:O estranho de toda essa história é o alternador ter pifado e o carro ter parado na hora. Isso está com cheiro de golpe do eletricista, para trocar o alternador bom por outro.
Eu já rodei quase 3 horas com alternador pifado (luz do painel acesa), só na bateria.
Qdo o alternador deixa de alimentar o sistema a luz de bateria acende no painel, muito antes do carro parar por falta de eletricidade.
Qto a esse negócio de K1 ou não, continuo dizendo que não existe alternador que carregue tanto na lenta qto em alta rotação. Pode ter sim um alternador mais eficiente, mas acho dificil essa diferença ser muita, pois alternadores existem há mais de 70 anos.
Qdo os carros passaram de dínamo para alternador, aí sim foi uma revolução. Eu já tive carro com os dois tipos. A diferença básica entre eles é justamente que o dínamo não carrega na marcha lenta, a luz da bateria permanece acesa até que o motor atinja determinada rotação, qdo então um relé libera a corrente do dínamo para o sistema. Como em baixa rotação a voltagem (não confundir com amperagem) fornecida pelo dínamo era inferior à voltagem da bateria, o relé só fechava qdo a voltagem do dínamo era maior que a da bateria, senão em vez de carregar a bateria seria a bateria a alimentar o dínamo.

Qto ao alternador original do Monza, existe mais de uma marca que equipa de fábrica esse carro.
Um deles é o Delco importado da coréia, que de fato é ruim, primeiro que para trocar o regulador dele, por exemplo, tem de desmontar. Segundo que, por ser importado, não tem peças de reposição originais.
Outro é o Bosch, que tem o conjunto regulador/escovas externo, que pode ser substituído até com o alternador instalado no carro. Existe ainda um da marca Wapsa, que na realidade também é um Bosch, só que remanufaturado na fábrica da Wapsa, que foi comprada pela Bosch.
Ouvi dizer que existia ainda um tal Arno (meu Chevette usava um dessa marca).

Abraços

Luis, talvez eu não tenha percebido quando o alternador pifou, mas o que ocorreu foi muito estranho. Eu estava andando com o carro na Rodovia dos Bandeirantes em SP saindo de Hortolândia indo para Guarulhos, quase chegando em São Paulo (cerca de uns 80Km depois de Campinas). Parei em um posto para comer, quando fui dar a partida no carro ele não quis pegar e dava sinal de bateria descarregada, dei um tranco no carro (apesar de não gostar disso) ele pegou mas o farol estava bem fraco, como neste posto que eu estava não tinha mecânico tive que ir até o próximo posto para poder olhar o carro. Fui andando com o carro e no meio do caminho o carro começou a falhar, o farol apagou de vez, as luzes do painel também, consegui chegar na entrada do outro posto, foi ai que o carro desligou e nem dando tranco ele pegava.

caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

anderson sera que o seu alternador ja nao estava carregando na ultima semana? as vezes ele nao aparentava problemas com a lampada, porem ja nao estava carregando legal a bateria, por isso que quando a luz acendeu o carro parou logo em seguida. ja rodei mais de 4 horas com o alternador pifado, se abateria tiver boa guenta um bom tempo com ar e radio, farol desligados e claro.
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Responder