ÓLEO DE CAMINHÃO NO MONZA...

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ÓLEO DE CAMINHÃO NO MONZA...

Mensagem não lida por IRAUPP »

Diego Paiva escreveu:O problema é justamente esse que o Carlos falou... no óleo de carro a diesel, não existem todos os aditivos necessários pra um carro à gasolina....a longo prazo algo de negativo PODE, vejam bem, pode... não é que vá acontecer... mas pode acontecer. Esse tipo de economia, eu dispenso, prefiro colocar óleo certo. Se acharem o 20W50 grosso, usem o 15W50 da shell... 4 litros sai a 50 reais no makro.

Abraços
Bom a questão é a seguinte, Sou Técnico em Mecânica e hoje trabalho justamente com Lubrificação em uma Montadora de Tratores aqui na região metropolitana de Porto Alegre - RS, e num dos Cursos de Lubrificação o Engenheiro Químico me comentou sobre a questão de poder usar o óleo 15w 40 para caminhões, justamente se compararmos os aditivos do óleo de caminhão este tem que possuir uma maior capacidade de neutralização de acidez e resíduos provenientes da queima devido ao Óleo Diesel, Hoje na escala de refinação do Petróleo este vem no final do processo, ou seja não existe combustível mais abrasivo que o Óleo Diesel. O interessante é o livre arbítrio cada um usa o que acha melhor... Eu uso já a 1 ano e beleza e o David Crozeta há 5 anos, é isso!

:smt023
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sim, certo... não estamos questionando sua formação, ou sua capacidade de conhecimento, você pode estar certo... Mas alguns aditivos só são ativados quando entram "em contato" com combustível, no caso gasolina, diesel, álcool, etc...

Quanto ao livre arbítrio, com certeza....cada um faz o que quer, e depois arca com as consequências dos atos praticados. Acho que se óleo a diesel funcionasse 100% bem em carros à gasolina, não existiria distinção pelos fabricantes de óleo, nem recomendação dos fabricantes de carros para usar um determinado tipo de óleo... ou será que essa diferença (diesel e gasolina) é puro marketing? O diferença de preço não é tão grande assim, temos uma hilux 2007 3.0 a diesel, eu compro o balde de 20L, custa 200 reais, ou seja, 10 reais o litro... o óleo do monza, sai 12,50 o litro, shell helix 15W50.

Vou reforçar mais uma vez: o questionamento feito não é em relação ao poder de lubrificação do óleo.... lufiricar, qualquer óleo lubrifica, tem óleo reciclado de 4 reais o litro, que lubrifica normalmente....o problema é a ausência de aditivos no óleo pra carros a diesel, necessários em um carro à gasolina.

Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por diogoleenze »

Diego Paiva escreveu:Sim, certo... não estamos questionando sua formação, ou sua capacidade de conhecimento, você pode estar certo... Mas alguns aditivos só são ativados quando entram "em contato" com combustível, no caso gasolina, diesel, álcool, etc...

Quanto ao livre arbítrio, com certeza....cada um faz o que quer, e depois arca com as consequências dos atos praticados. Acho que se óleo a diesel funcionasse 100% bem em carros à gasolina, não existiria distinção pelos fabricantes de óleo, nem recomendação dos fabricantes de carros para usar um determinado tipo de óleo... ou será que essa diferença (diesel e gasolina) é puro marketing? O diferença de preço não é tão grande assim, temos uma hilux 2007 3.0 a diesel, eu compro o balde de 20L, custa 200 reais, ou seja, 10 reais o litro... o óleo do monza, sai 12,50 o litro, shell helix 15W50.

Vou reforçar mais uma vez: o questionamento feito não é em relação ao poder de lubrificação do óleo.... lufiricar, qualquer óleo lubrifica, tem óleo reciclado de 4 reais o litro, que lubrifica normalmente....o problema é a ausência de aditivos no óleo pra carros a diesel, necessários em um carro à gasolina.

Abraços!
cara boa eu nao duvido q seja marcketing nao, se bobear eh o memso oleo q so muda a embalagem...a grosso modo temos o exemplo de pecas originais na cx da gm e na cx do fabricante, outro dia trokei o comando do ar do meu carro, na cx da gm tava 325 reais e na cx da TRW tava 152reais, ou sej aextamente a mesma peca porem muda a embalagem, e pagam 200reais por uma cx de papelar de 15x5cm
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por david crozeta »

dando uma de coveiro...mas por uma boa causa...
olhando no site da petrobras, achei algo interessante pra dividir com vocês.. que fala a respeito de usar óleo de motores diesel e óleo para motos em motor alcool-gasolina

vale a pena dar uma lida em todo texto...
a parte que fala do óleo para motor diesel está no item 27

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... brificacao

um abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por IRAUPP »

david crozeta escreveu:dando uma de coveiro...mas por uma boa causa...
olhando no site da petrobras, achei algo interessante pra dividir com vocês.. que fala a respeito de usar óleo de motores diesel e óleo para motos em motor alcool-gasolina

vale a pena dar uma lida em todo texto...
a parte que fala do óleo para motor diesel está no item 27

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... brificacao

um abraço
:smt023 :smt023 :smt023 :smt023 alguns assuntos é melhor deixar quieto meu Bruxo!!!!
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Amigão sou eletricista de caminhões e máquinas pesadas, sempre usei oleo 15W40 no meu monza e na minha moto, Esse oleo é mais fino e tem uma temperatura de trabalho muito maior, de manhã nas partidas frias sinto uma partida mais leve, uma lubrificação mais rápida. Único problema é o preço do oleo 15W40 é muito mais caro que o 20W50. Mas como trabalho na area compro o galão de 20 litros sai mais barato. Já fiz vários curos lubrificação e todo mundo fala que vc pode usar um mais fino e temperatura maior que o motor, mas não pode usar um oleo mais grosso e com temperatura menor que o motor.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por kraudyu »

Fhabyo Dias Neves escreveu: Único problema é o preço do oleo 15W40 é muito mais caro que o 20W50
Não necessariamente, eu por exemplo uso o VS MAX 15W40 SL (para motores gasolina, álcool e GNV), ano passado eu pagava R$ 8,90 o litro, esse ano aumentou para R$ 9,90, ou seja, mais barato que muito óleo 20W50 :D . E digo, esse óleo é muito bom, já estou na 4ª troca e não tenho do que relamar, recomendo :wink:
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Eu uso o TOP Turbo, galão de 20 litros custa em média 170,00. Uso também na minha CG 125. Só tenho que falar bem desse óleo.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
Responder