Bom a questão é a seguinte, Sou Técnico em Mecânica e hoje trabalho justamente com Lubrificação em uma Montadora de Tratores aqui na região metropolitana de Porto Alegre - RS, e num dos Cursos de Lubrificação o Engenheiro Químico me comentou sobre a questão de poder usar o óleo 15w 40 para caminhões, justamente se compararmos os aditivos do óleo de caminhão este tem que possuir uma maior capacidade de neutralização de acidez e resíduos provenientes da queima devido ao Óleo Diesel, Hoje na escala de refinação do Petróleo este vem no final do processo, ou seja não existe combustível mais abrasivo que o Óleo Diesel. O interessante é o livre arbítrio cada um usa o que acha melhor... Eu uso já a 1 ano e beleza e o David Crozeta há 5 anos, é isso!Diego Paiva escreveu:O problema é justamente esse que o Carlos falou... no óleo de carro a diesel, não existem todos os aditivos necessários pra um carro à gasolina....a longo prazo algo de negativo PODE, vejam bem, pode... não é que vá acontecer... mas pode acontecer. Esse tipo de economia, eu dispenso, prefiro colocar óleo certo. Se acharem o 20W50 grosso, usem o 15W50 da shell... 4 litros sai a 50 reais no makro.
Abraços
:smt023