TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Carlos A. Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:É que na s10 o motor é longitudinal! Tem mais espaço! :D
É verdade. Mas no Astra e Vectra aquele coxim lateral, que fixado na parte de cima do motor, entre as correias, faz perder muito tempo. Colocar a correia de acessórios com o tensionador automático é bem simples.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

waldir escreveu:Falei deitar devido essa chapa protetora mesmo. Quanto a levantar o carro, vc tem razão, não é necessário, só fica mais cômodo.
Referente ao tensionador da correia de acessórios eu fiz uma ferramentinha a partir de um esticador substituído, soldando dois parafusos na medida, que desbastados viraram pinos... artesanal, mas funcional.
Me falta ainda soldar um prolongamento numa chave 13 de boca ou estrela reta... para melhor comodidade, pq o espaço ali é critico.Abs
Exemplificando a ferramentinha caseira:

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CORREÇÃO DA FERRAMENTA

Serrei e tirei fora esse triangulo em vermelho e dobrei no martelo. Não soldei pq o esforço é positivo não há como abrir o corte
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Mudei a inclinação paara facilitar vide o perfil formado

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Pronta para uso... depois jogo um spray pintando de alguma cor

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Editado pela última vez por waldir em 26 Nov 2010, 11:21, em um total de 1 vez.
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Diego Paiva
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Muito bom! Quase uma ferramenta original da GM :D
Quanto será que sai pra confeccionar uma?
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waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Diego Paiva escreveu:Muito bom! Quase uma ferramenta original da GM :D
Quanto será que sai pra confeccionar uma?

Eu nunca vi uma original, mas penso que se eu fizer uma inclinação de 30º (mais ou menos) onde estão os pinos ficaria mais fácil
para encaixar quando o tensionador está solto.

***Pergunto ao Carlos Freire se há essa inclinação na ponta de encaixe ou se é reta como eu fiz ? ***

Peguei o material que tinha à mão ferro chato de 1/2 por 1/8 (poderia ser mais fino) e soldei dois parafusos: solda-se o primeiro para ter referência de medida para o segundo.
Pode-se furar na medida e passar e soldar o parafuso.

Abs

waldir
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waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Diego e Amigos,
procurando na NET achei o revendedor link abaixo. Só que os pinos em função do desenho de apresentação estão invertidos

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http://www.poliferramentas.com.br/OBJ/p ... hidrualica

R$33,00

A posição correta da foto seria a que segue:

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A inclinação de uns 30º facilita o encaixe pq como o eixo do rolamento e excentrico os encaixes ficam atrás do parafuso de fixação e ao tensionar
os encaixes saem de 8 horas e ficam em torno de 6 e 1/2 podendo chegar à 5 horas

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 26 Nov 2010, 13:36, em um total de 1 vez.
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É essa ferramenta que tenho. Ela tem essa inclinação mesmo.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Vide a alteração que fiz na ferramenta... editada na messagem anterior
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Carlos A. Freire
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Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, é mais ou menos isso.

Tome cuidado para não inclinar muito, pois desta forma, o ponto de tensão da correia pode ser onde ficam as duas mangueiras de combustível. Aí, pode atrapalhar na momento da manutenção.

Abs,

Carlos Freire
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