Vazamento escondido!!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Marcel Murai escreveu:Se precisar, caso seu monza seja EFI. Tenho os códigos de todas as mangueiras originais do carro. Coisa que no CepChev é difícil visualizar.
Troquei todas do carro e saiu por menos de 150,00 são todas originais.
Saiu barato heim.... so uma mangueira que fica atras do motor... eu paguei 50 hehehhee
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

O meu Monza também precisa completar constantemente o nível de água; só que, tem dias que fica uma semana no nível, e ás vezes, todo dia tem que dar uma completada. O que são esses selos do motor? É verdade que vazamento na bomba d'água não deixa pingos no chão?
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Leoeumesmo escreveu:O meu Monza também precisa completar constantemente o nível de água; só que, tem dias que fica uma semana no nível, e ás vezes, todo dia tem que dar uma completada. O que são esses selos do motor? É verdade que vazamento na bomba d'água não deixa pingos no chão?
Os selos são peças ridículas, menos de R$1,00 cada, mas a mão de obra sai quase R$70,00 pois tem que demontar muita coisa como escapamento e talz. Eles ficam no cabeçote, frente e trás, e ficam no trajeto que a água faz para resfriar o motor. Andar com muita pressão no arrefecimento por "sumir" água, ajuda a estourar o selo com o tempo. Ele nada mais é que um digamos, uma parede que ao invés de estourar o cabeçote, estoura o selo. São 4 na frente e 4 atrás. Peça ridícula mas muito importante. Quando um selo rompe, a água sai toda de uma vez, tu colca água e ela sai direto pelo selo. As vezes, o selo só faz um furinho, meu caso, e fica pingando, pode reparar que das mangueiras não pinga água, então provável que seja selo. Com o tempo, estes pingos vão aumentando pois o buraco do selo aumenta. As vezes um cimento no rádiador tapa este buraco temporariamente.
alessandro

Re: Vazamento escondido!!

Mensagem não lida por alessandro »

[ amigao tava com mesmo problema , o vazamento era no sistema de ar quente , embaixo da serpentina,da uma olhada.
mecnic
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por mecnic »

Caros colegas.
As vezes o nível de água no reservátorio abaixa e eu só vejo no outro dia com o motor frio. Quando tiro a tampa acontece algo estralho que é o fato de existir pressão, como se eu estivesse abrindo um refrigerante com gás. Se a água some, porque a pressão também não some?
Gostaria de saber se acontece com vocês também?
Eu uso água sem aditivo, troquei a bomba dagua a mais de um ano, depois disso furou uma mangueira e eu troquei quase todas, faltou a que sai do radiador. Liguei água da rua no sistema com pressão e corrigi vazamentos que vi apertando as abraçadeiras, mas por que existe pressão se o motor está frio :smt017 ??
EX Monza SL/E, vermelho rodes perolizado, 1990, 2 portas, 2 litros, gasolina, 161.000 km rodados.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

mecnic escreveu:Caros colegas.
As vezes o nível de água no reservátorio abaixa e eu só vejo no outro dia com o motor frio. Quando tiro a tampa acontece algo estralho que é o fato de existir pressão, como se eu estivesse abrindo um refrigerante com gás. Se a água some, porque a pressão também não some?
Eu uso água sem aditivo, troquei a bomba dagua a mais de um ano, depois disso furou uma mangueira e eu troquei quase todas, faltou a que sai do radiador. Liguei água da rua no sistema com pressão e corrigi vazamentos que vi apertando as abraçadeiras, mas por que existe pressão se o motor está frio :smt017 ??
A pressão ocorre pois quando a água sai, alguma coisa tem que entrar no lugar dela já que o sistema de arrefecimento
trabalha lacrado, por isto que cria pressão. Mas com o motor frio não é para haver pressão nenhuma nunca. Apenas com o motor ainda quente, pois como a água aumenta de temperatura, ela se espande, forma os vapores d'agua, mas quando o motor esfria volta a forma líquida novamente. Se o sistema não está bem vedado, estes vapores são espelidos para fora, fazendo o nível de água abaixar. Ou a água sai em forma de vapor o que é mais comum e baixa pouco o nível, ou ela sai na forma líquida mostrando assim alguma folga grande por onde ela passa. Não tem como logar água sob pressão pois a válvula termostática fica fechada então a água não circula. O certo é encher de água até o nível parar de baixar, então com o motor funcionando, a válvula vai abrir liberando a água e baixando o nível, então tu completa o reservátório com o sistema todo aberto.
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

mecnic escreveu:As vezes o nível de água no reservátorio abaixa e eu só vejo no outro dia com o motor frio. Quando tiro a tampa acontece algo estralho que é o fato de existir pressão, como se eu estivesse abrindo um refrigerante com gás. Se a água some, porque a pressão também não some? Gostaria de saber se acontece com vocês também?
O meu carro está assim também! Amanhã cedo estou levando ao mecânico para trocar todas as braçadeiras de mangueiras, válvula termostática e realizar uma limpeza completa no sistema, completando com água destilada e aditivo de radiador.

Para trocar os selos do motor precisa abrir o cabeçote?

Se precisar, vou deixar para verificar em uma próxima vez, aproveito e já troco a junta e o filtro do respiro do óleo.

Espero que fique bom, estes problemas já estão me incomodando bastante :evil:
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

mecnic escreveu:Caros colegas.
Por acaso a água não está indo pra dentro do motor?

Já vi isso acontecer em um Monza, estava passando água pela junta, a água baixava (pouco, mas baixava) e sempre tinha pressão, até que um dia a junta queimou.
Depois de trocada a junta ficou perfeito.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder