Dúvidas Painel Digital - 500 EF (atualizado: Man. de Oleo)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Pessoal, já passa das 23:00, mas eu não ia conseguir dormir se não fizesse o teste no painel... hehehehe

Fiz o que eu tinha pensado mesmo, morrendo de medo de fazer alguma besteira, mas fiz...

Coloquei o painel pelo lado de fora do para-brisas, escorado pelo capô (que estava levantado) e pelo limpador. Passei os fios por debaixo do capô, em direção ao motor, juntei os fios pretos e liguei no + da bateria e juntei os 3 marrons e liguei no - da bateria. Depois peguei o do sinal da velocidade e liguei no que vem do sensor do computador de bordo. Isolei as pontas de todos os outros que não seriam usados. E........ FUNCIONOU!!!!

Só que estava marcando 126-288, virei a chavinha e ficou 128-288. Aí me lembrei de ter visto aqui mesmo que se eu desligasse um dos 3 marrons, ia ficar 124-288 e estaria resolvido. Desliguei o primeiro, e o painel não ligou. Pus de volta. Desliguei o segundo, ele acendeu, mas não marcava nada. Pus de volta... tirei o último que faltava, já começando a ficar preocupado, e.... FUNCIONOU!!!!

Feito isso, coloquei o macaco em uma das rodas, liguei o carro, engrenei a 4a e fui acelerando. O legal foi que pela posição que ficaram os 2 paineis, deu para comparar legal a marcação do analógico com o digital. Eu fiz até um videozinho no celular (não tenho como baixá-lo daqui, porque o notebook que tem infra-vermelho ficou no trabalho. Segunda eu posto sem falta, achei muito interessante a comparação, e eu pelo menos nunca vi nenhum relato de alguém que tenha feito isso...).

Amanhã logo pela manhã, pretendo tirar o analógico e instalar o digital definitivo.

Queria agradecer à toda a família monzeiros, pois sem a ajuda de vocês, eu nunca ia saber do detalhe do fio marrom, por exemplo...

É como eu disse em um dos primeiros tópicos meu aqui no fórum, compartilhando informações da forma generosa que fazemos aqui, nós emprestamos um pouco de conhecimento, e quando precisamos, recebemos de volta com juros...

Valeu, pessoal. Espero postar em breve fotos e vídeos do painel instalado... 8)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ficamos no aguardo da foto do digitalzão :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
500EF
MODERADOR

Pessoal, instalei o painel... tive alguns percalços porque o conector veio com algumas cores de fio alteradas (ele tinha me avisado sobre 2 delas, mas havia mais uma), e a parte analógica ainda não foi ligada porque o meu conector não serviu ( o do carro tinha 2 fileiras de 6 contatos e o do painel novo é de 2 fileiras de 8 contatos ).

A parte digital está toda ligada (só falta ainda eu colocar o sensor de pressão do óleo, mas o fio já ficou ligado e passado até o cofre do motor). Estão funcionando perfeitamente: luz espia do óleo, luz espia do alternador, voltímetro, marcador de temperatura da água, nível do combustível, velocímetro, conta-giros e hodômetros (total e parcial).

E não estão ligadas ainda por causa do conector que falei as luzes inferiores (seta, farol, freio-de-mão, etc.).

Mesmo assim, o visual ficou maravilhoso... o painel realmente tem um estilo à altura do 500 EF.

Bom, para eu poder terminar a instalação, vou tentar procurar em auto-elétricas pelo conector X9 analógico, mas se alguém souber de algum conector de algum outro carro que sirva, pode facilitar um pouco minha busca...

Ah! Apenas desliguei o cabo do velocímetro do painel antigo e deixei ele solto dentro console. O lado que vai no diferencial ficou ligado para evitar entrada de sujeira. O de vocês também ficou assim?

Segunda-feira posto fotos e vídeos de como ficou a instalação. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:Pessoal, instalei o painel... tive alguns percalços porque o conector veio com algumas cores de fio alteradas (ele tinha me avisado sobre 2 delas, mas havia mais uma), e a parte analógica ainda não foi ligada porque o meu conector não serviu ( o do carro tinha 2 fileiras de 6 contatos e o do painel novo é de 2 fileiras de 8 contatos ).

A parte digital está toda ligada (só falta ainda eu colocar o sensor de pressão do óleo, mas o fio já ficou ligado e passado até o cofre do motor). Estão funcionando perfeitamente: luz espia do óleo, luz espia do alternador, voltímetro, marcador de temperatura da água, nível do combustível, velocímetro, conta-giros e hodômetros (total e parcial).

E não estão ligadas ainda por causa do conector que falei as luzes inferiores (seta, farol, freio-de-mão, etc.).

Mesmo assim, o visual ficou maravilhoso... o painel realmente tem um estilo à altura do 500 EF.

Bom, para eu poder terminar a instalação, vou tentar procurar em auto-elétricas pelo conector X9 analógico, mas se alguém souber de algum conector de algum outro carro que sirva, pode facilitar um pouco minha busca...

Ah! Apenas desliguei o cabo do velocímetro do painel antigo e deixei ele solto dentro console. O lado que vai no diferencial ficou ligado para evitar entrada de sujeira. O de vocês também ficou assim?

Segunda-feira posto fotos e vídeos de como ficou a instalação. :wink:
Me falaram que o conector do Gol, não sei se é o bola ou o G3, da certo.

Quanto ao cabo, eu tirei por completo... e fui a um torneiro mecanico, e mandei ele fazer uma tampinha em aluminio... ai foi so encaixar, enroscar, no lugar do cabo. Ficou 100%
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
500EF
MODERADOR

Amanhã mesmo vou procurar pelo conector e pelo sensor de pressão do óleo da S10/Blazer...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Atualizando o tópico, por enquanto não consegui encontrar nem o sensor nem o conector analógico. Já fui a umas 4 auto-elétricas e a um ferro-velho e nada... :roll:

Agora, quanto aos vídeos e foto que prometi:

Foto do teste (painel analógico ainda no lugar e o digital ligado nos 12v da bateria e no sinal do sensor de velocidade, por fora do para-brisas):

Imagem

Vídeo do teste, comparando as leituras de velocidade do analógico x digital:

http://www.youtube.com/v/JyZ7ZNITikU

E por último, vídeo do painel já instalado no carro:

http://www.youtube.com/v/zvhU7qxUGa4
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Já ia me esquecendo. Hoje, quando eu estava vindo para o serviço, depois que abasteci o carro, fiquei feliz em ver que o marcador de combustível marcou corretamente a mudança.

Aí, fiz como sempre faço e zerei o computador de bordo para pegar a nova autonomia.

Qual não foi minha surpresa quando ele passou a marcar "0 km"???

Pensei um pouquinho e tive uma suspeita. Peguei minha caixa de ferramentas no porta-malas e dai uma olhada no conector do painel analógico para ver se eu estava certo. Vejam a foto:

Imagem

Ainda não testei, mas só pode ser isso. Minha suspeita se confirmou. O fio preto/azul do marcador do nível de combustível na verdade é duplo... Imagino que um traga o sinal da bóia para o painel e outro saia dali e vai até o Computador de bordo. Como quando eu liguei o digital, não observei este detalhe, o que vai para o CB ficou isolado... Chegando em casa hoje, arrumo isso e posto aqui depois... :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

..., funfou direitinho, neh!? Akele check up inicial q eh o mais doido, tudo crescendo!

O teste da comparacao foi feito ecima de cavalete?
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Responder