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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 22 Mar 2020, 16:58
por André Portuga
Obrigado Carlos...
Bateria arriou, pedi para o mecânico dar uma carga e amanhã ele vem buscar o carro, para levar pra oficina. Ele disse que vai fazer uma ligação direta na bomba para chegar até lá. O que achei estranho é que a bomba não aciona os 2 segundos e nem com o motor virando. Desliguei o alarme e também não funcionou percebi que o bico também não está injetando.

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 22 Mar 2020, 20:04
por Luiz Carlos (Rio)
André

Como disse o C. Freire, seu carro pode ter mais de um problema.

Como você disse que a bomba não funciona nem aqueles 2 segundos com motor parado, você pode começar testando o circuito elétrico da bomba.
Fusível, fio terra (no porta malas), relé, bomba...
depois de verificar o fusível, o primeiro teste é fácil:
Tira a tampa da caixa de fusíveis.
Gira a chave de ignição sem dar partida, mantendo um dedo da mão esquerda sobre o relé da bomba. Você deverá sentir ele acionar por 2 segundos.
Se não acionar, pode se preparar para problemas no relé ou na fiação elétrica até ele.
Se o relé colar, aí pode-se desconfiar da própria bomba ou da fiação/conector até ela.
Para testar a bomba é só injetar 12 v da bateria num dos contatos da tomada de diagnósticos do lado do passageiro da frente.
Minha bomba não estava funcionando e o problema era mau contato no conector dela. O relé colava, mas a bomba não funcionava nem injetando os 12 volts na tomada. Bastou eu desencaixar e reencaixar várias vezes o conector e o problema foi resolvido.
Aquela área onde fica a bomba costuma sujar muito com lama. Pode ser até necessário substituir o conector, se ele estiver com corrosão.

Abs

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 22 Mar 2020, 20:04
por tyo
André Portuga escreveu: 22 Mar 2020, 16:58 Obrigado Carlos...
Bateria arriou, pedi para o mecânico dar uma carga e amanhã ele vem buscar o carro para levar pra oficina. Ele disse que vai fazer uma ligação direta na bomba para chegar até lá. O que achei estranho é que a bomba não aciona os 2 segundos e nem com o motor virando. Desliguei o alarme e também não funcionou. Percebi que o bico também não está injetando.
Então você matou o defeito, se o bico e nem a bomba funcionam ou é modulo HEI ou a bobina impulsora.

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 23 Mar 2020, 09:44
por Luiz Carlos (Rio)
se o bico e nem a bomba funcionam ou é modulo HEI ou a bobina impulsora.
Tyo, aqueles 2 segundos que a bomba deve funcionar com motor parado não depende do HEI ou da bobina de pulsos. Esses dois componentes só influem no funcionamento da bomba com motor girando.
O André tem um problema no circuito da bomba. (bomba, fiação, relé ou fusível).

Se o módulo dele também está ruim, aí já é outro problema, não é o que está causando o não funcionamento da bomba. Pelo menos eu analiso assim.

Abs

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 23 Mar 2020, 10:17
por tyo
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Mar 2020, 09:44
se o bico e nem a bomba funcionam ou é modulo HEI ou a bobina impulsora.
Tyo, aqueles 2 segundos que a bomba deve funcionar com motor parado não depende do HEI ou da bobina de pulsos. Esses dois componentes só influem no funcionamento da bomba com motor girando.
O André tem um problema no circuito da bomba. (bomba, fiação, relé ou fusível).

Se o módulo dele também está ruim, aí já é outro problema, não é o que está causando o não funcionamento da bomba. Pelo menos eu analiso assim.

Abs
Sim Luiz, mas se o bico não pulsa com o motor virando, nada tem a ver com o circuito da bomba.

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 23 Mar 2020, 11:53
por Carlos A. Freire
Pessoal, já expliquei aqui o funcionamento da UCE com relação a alta tensão, pulso da válvula injetora e funcionamento da bomba de combustível, do Monza e Kadett EFI.
A bomba de combustível funciona por alguns segundos e para, ao ligar o contato de ignição. Isso é condição normal e não depende em nada do distribuidor ou peças interna.
A UCE controla a alta tensão, a válvula injetora e a bomba de combustível para funcionar de forma definitiva. Para isso, ela depende de receber o sinal de rotação do motor. Não não receber, para os 3 itens. A causa em geral é de defeito da bobina impulsora, interna ao distribuidor, junto ao módulo HEI.
Se tiver 1 ou mais dos 3 itens, a UCE recebeu o sinal de rotação do motor e liberou o funcionamento. Já não podemos mais condenar a bobina impulsora.
Então da forma resumida que expliquei acima, quando o motor não funciona, o primeiro passo é identificar se tem ou não os 3 itens: Alta tensão, na saída da bobina de ignição, pulsos da válvula injetora e se a bomba funciona no momento em que o motor de arranque gira o motor. Não tem o 3, testar bobina impulsora e ou se o sinal não chega na UCE. Tem o sinal de rotação e 1 ou mais item funciona, verificar o porquê a UCE não liberou aquele (S) circuito para funcionar. Se liberou, há alimentação e chicote a serem verificados.

Foi uma forma resumida de explicar,

Abs,

Carlos Freire

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 23 Mar 2020, 12:53
por Luiz Carlos (Rio)
se o bico não pulsa com o motor virando, nada tem a ver com o circuito da bomba
Tyo

A queixa inicial do André foi de que a bomba de combustível dele não estava acionando por dois segundos ao girar a chave.
Você acha que isso tem a ver com o módulo HEI ou a bobina de pulsos? Eu digo que não. Se não acredita em mim, acredite na explicação que o C. Freire acabou de escrever na msg anterior a esta.

Depois ele disse que a válvula injetora não estava injetando. Ele não disse que não estava pulsando.
Ora, se não há combustível sob pressão, a válvula injetora não vai injetar nada. Mesmo que o HEI e a bobina de pulsos estejam funcionando legal.

Abs

Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Enviado: 23 Mar 2020, 17:21
por André Portuga
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Mar 2020, 20:04 André

Como disse o C. Freire, seu carro pode ter mais de um problema.

Como você disse que a bomba não funciona nem aqueles 2 segundos com motor parado, você pode começar testando o circuito elétrico da bomba.
Fusível, fio terra (no porta malas), relé, bomba...
depois de verificar o fusível, o primeiro teste é fácil:
Tira a tampa da caixa de fusíveis.
Gira a chave de ignição sem dar partida, mantendo um dedo da mão esquerda sobre o relé da bomba. Você deverá sentir ele acionar por 2 segundos.

Senti um clique...
Se não acionar, pode se preparar para problemas no relé ou na fiação elétrica até ele.
Se o relé colar, aí pode-se desconfiar da própria bomba ou da fiação/conector até ela.
Para testar a bomba é só injetar 12 v da bateria num dos contatos da tomada de diagnósticos do lado do passageiro da frente.
Minha bomba não estava funcionando e o problema era mau contato no conector dela. O relé colava, mas a bomba não funcionava nem injetando os 12 volts na tomada. Bastou eu desencaixar e reencaixar várias vezes o conector e o problema foi resolvido.
Aquela área onde fica a bomba costuma sujar muito com lama. Pode ser até necessário substituir o conector, se ele estiver com corrosão.

Abs
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