entendi agora. Próximo passo será procurar uma oficina especializada em IE e aferir e corrigir o ponto con. manual, no meu caso 7º APMS etambém a aferição do percentual de CO com o analisador de gases e corrigi-lo para 0,2 à 0,7 %
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Roger, Rafaelo e Amigos,
Vamos a mais um capítulo da minha novela.
Fui pela manhã num 'especialista' em Ignição e carburadores. Já havia estado lá para acertar o ponto há dois meses antes do reparo no cabeçote. Na época por ter trocado o distribuidor à base de troca há varios meses, e tinha sido colocado no ponto 'de ouvido'. Na ocasião com o jump e pistola estroscópica colocou (?) no ponto e estava assinalando atraso de 1mm da marca do batente no cabeçote.
1- contei a história do reparo no cabeçote, na instabilidade da marcha lenta (caindo); da abertura 'nas cochas' para mistura 'milionária' pq estava 4,9V no fio azul e que eu abaixei por conta em 2,4V
2- Perguntei se na oficina tinha analisador de gases e disse que sim, mas que para isso teria que marcar hora no dia seguinte e que o preço era de R$190,00 fora custo de peças se fosse necessário.
3- Perguntei e o ponto quanto vc cobra? - Não cobro nada, é rápido ( na vez anterior me cobrou R$10,00)
4- jumpiou o conector e ficou procurando a marca com a pistola. Mandou desligar, pegou uma lampada comum e me informou que a capa protetora estav sem a marca e que não dava para ter referência. De fato a capa não tem a referência pq a oscilação da polia quando tinha o ar cond. funcionando 'comeu' a marca.
5- Me disse ou vc compra uma capa nova ou pede para fazerem um risco profundo na capa tendo como referência a marca de acerto do virabrequim utilizado para zerar o ponto mecânico. (Deu vontade de perguntar, e como vc colocou no ponto tempos atrás?)
6- Fui ver o custo da capa e está pela hora da morte R$135,00.(a retífica do cabeçote ficou em R$286,00, fora MO e anel de borr, mangueira do coletor etc)
Aproveitei e comprei uma mangueira nova do blow-by da tampa de válvula à 'panela' do filtro e ao coletor... isto porque na ultima vez que mexi ( na montagem do cabeçote) sexta passada percebi que ela entrou frouxa no caninho do coletor e 'provavelmente estava dando entrada falsa de ar.
7- troquei a dita e refiz a montagem da panela
8- Com o multímetro reduzi no potenciometro de CO de 2,4V para 1,55V
9- deixei o distribuidor 1mm adiantado e me pareceu estabilizado... vou observar no trajeto de hoje à tarde e de amanhã cedo como está correspondendo.
10- PERGUNTA: A marca na capa protetora que serve de referência para a regulagem do 7º APMS coincide com a marca de ajuste da Correia Dentada na polia do virabrequim?
Pensei em traçar uma perpendicular da marca do referencial da polia do comando de válvulas, mas pelo desenho ela sairia fora da marca inferior. Porém se 'subir' uma perpendicular do virabrequim conf desenho abaixo, funcionaria?
credito do desenho base é do Doutor IE
Aguardo opiniões para eu não gastar $135 dinheiros
Abs
waldir