Realmente, são detalhes, os meus bicos, são do Kadett, mas não tem bico suplementar. Eim 500, tu ainda tem os bicos a gasolina originais? Mas acho que deve marcar certo sim.500EF escreveu:O nosso carro, Le-JEtronic, não tem como "chipar".
E eu falei sobre erro na leitura em carros convertidos, porque no meu carro, mesmo depois da conversão, feita pela troca dos bicos originais pelos do omega/suprema à álcool 2.0, ele continua marcando a mesma média de antes, mas na prática, o consumo obviamente aumentou de 10 km/l para 7 km/l, que é a média que tenho feito agora.
Os bicos do omega, para um mesmo pulso, injetam aproximadamente 50% a mais de combustível.
Sobre a autonomia, ela é calculada dividindo o valor encontrado pela bóia pelo consumo médio. Assim ele chega a quantos km você deve andar com o tanto de combustível que tem no tanque. Por isso que ela também deve ficar errada no caso da conversão.
Só que tem um detalhe. No meu carro, além dos 4 bicos controlados pela ie, tem um suplementar que é acionado quando a turbina começa a pressurizar. Aí, eu não sei se a diferença de leitura que estou tendo é por causa da troca dos bicos pelos do omega, por causa do suplementar ou se é por causa das duas coisas...
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Então conseguiu confirmar a informação que passei no outro tópico, sobre os bicos do GSi?Heero Maxwell escreveu: Realmente, são detalhes, os meus bicos, são do Kadett, mas não tem bico suplementar.
O problema é que eles devem ter sido retrabalhados, mas para saber em quantos %, só colocando numa máquina que mede vazão (aquelas de limpar bicos), ao lado outros bicos originais do GSi e comparando as medições...
Guardei todas as peças que foram trocadas com a instalação do turbo. Mas estes bicos não são difíceis de encontrar... Sairam de fábrica também nos Santana EX. O problema deles, como expliquei no outro tópico, é que eles são do tipo "agulha" e não podem ser retrabalhados...Eim 500, tu ainda tem os bicos a gasolina originais? Mas acho que deve marcar certo sim.
Quanto às informações do CB, eu tenho a impressão de que mesmo andando sem pressurizar, e consequentemente sem o suplementar entrar, a leitura está muito otimista para o consumo real com álcool. Acho que de alguma forma, ele ainda "pensa" que estou rodando com os bicos originais, e na gasolina...

Eduardo Rettore
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Me diga uma coisa, é possível fazer a calibragem do CB correto? Então, como nós sabemos a autonomia do carro no álcool, não podemos fazer uma calibragem para compensar a diferença? Tipo, se na gasolina ele acha que tem 60 litros, não podemos dizer que tem 70 litros já que no álcool o consumo cai?500EF escreveu:Então conseguiu confirmar a informação que passei no outro tópico, sobre os bicos do GSi?Heero Maxwell escreveu: Realmente, são detalhes, os meus bicos, são do Kadett, mas não tem bico suplementar.
O problema é que eles devem ter sido retrabalhados, mas para saber em quantos %, só colocando numa máquina que mede vazão (aquelas de limpar bicos), ao lado outros bicos originais do GSi e comparando as medições...
Guardei todas as peças que foram trocadas com a instalação do turbo. Mas estes bicos não são difíceis de encontrar... Sairam de fábrica também nos Santana EX. O problema deles, como expliquei no outro tópico, é que eles são do tipo "agulha" e não podem ser retrabalhados...Eim 500, tu ainda tem os bicos a gasolina originais? Mas acho que deve marcar certo sim.
Quanto às informações do CB, eu tenho a impressão de que mesmo andando sem pressurizar, e consequentemente sem o suplementar entrar, a leitura está muito otimista para o consumo real com álcool. Acho que de alguma forma, ele ainda "pensa" que estou rodando com os bicos originais, e na gasolina...
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No CB do 500EF n da pra calibrar.Heero Maxwell escreveu:Me diga uma coisa, é possível fazer a calibragem do CB correto? Então, como nós sabemos a autonomia do carro no álcool, não podemos fazer uma calibragem para compensar a diferença? Tipo, se na gasolina ele acha que tem 60 litros, não podemos dizer que tem 70 litros já que no álcool o consumo cai?500EF escreveu:Então conseguiu confirmar a informação que passei no outro tópico, sobre os bicos do GSi?Heero Maxwell escreveu: Realmente, são detalhes, os meus bicos, são do Kadett, mas não tem bico suplementar.
O problema é que eles devem ter sido retrabalhados, mas para saber em quantos %, só colocando numa máquina que mede vazão (aquelas de limpar bicos), ao lado outros bicos originais do GSi e comparando as medições...
Guardei todas as peças que foram trocadas com a instalação do turbo. Mas estes bicos não são difíceis de encontrar... Sairam de fábrica também nos Santana EX. O problema deles, como expliquei no outro tópico, é que eles são do tipo "agulha" e não podem ser retrabalhados...Eim 500, tu ainda tem os bicos a gasolina originais? Mas acho que deve marcar certo sim.
Quanto às informações do CB, eu tenho a impressão de que mesmo andando sem pressurizar, e consequentemente sem o suplementar entrar, a leitura está muito otimista para o consumo real com álcool. Acho que de alguma forma, ele ainda "pensa" que estou rodando com os bicos originais, e na gasolina...

Me falaram um dia desses, que os bicos do GSI são iguais aos do omega à ácool. Não sei se é verdade....
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São diferentes. Os do GSI têm vazão adequada para gasolina enquanto os do omega têm vazão maior para o álcool.Diego Paiva escreveu: Me falaram um dia desses, que os bicos do GSI são iguais aos do omega à ácool. Não sei se é verdade....
O que eles têm de semelhança é que os dois são de baixa impedância e os dois são de "furinhos", ao contrário dos originais do 500EF, que são de "agulha".
E por serem de furinhos é que se torna possível retrabalhá-los para aumentar a vazão (é só aumentar os furos com uma broca) e andar no álcool. O problema é acertar a mão para fazer certinho aqueles furos de décimos de milímetro, fazendo a vazão ficar correta e ainda por cima, tem que ficar igualzinha nos 4 bicos... é serviço que pode acabar ficando "meia-boca"...
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Me falaram em retrabalhar os bicos por eletrovazão... pode ser feito assim mesmo?500EF escreveu:São diferentes. Os do GSI têm vazão adequada para gasolina enquanto os do omega têm vazão maior para o álcool.Diego Paiva escreveu: Me falaram um dia desses, que os bicos do GSI são iguais aos do omega à ácool. Não sei se é verdade....
O que eles têm de semelhança é que os dois são de baixa impedância e os dois são de "furinhos", ao contrário dos originais do 500EF, que são de "agulha".
E por serem de furinhos é que se torna possível retrabalhá-los para aumentar a vazão (é só aumentar os furos com uma broca) e andar no álcool. O problema é acertar a mão para fazer certinho aqueles furos de décimos de milímetro, fazendo a vazão ficar correta e ainda por cima, tem que ficar igualzinha nos 4 bicos... é serviço que pode acabar ficando "meia-boca"...
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num é melhor por logo um bico do alcool?
mesmo assim dá diferença no CB.
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Eletroerosão. Nada mais é que abrir os furos, assim como usando brocas finas diamantadas.Diego Paiva escreveu: Me falaram em retrabalhar os bicos por eletrovazão... pode ser feito assim mesmo?
Ah! E antes que você cogite fazer isso, os bicos mono também são de agulha, e por isso não tem como retrabalhá-los.
Diego, arruma logo um bico branco usado emprestado por aí para fazer um teste... Este bico é fácil de achar, é muito usado como suplementar de carro turbo-adaptado...
Com certeza.Marcel Murai escreveu:num é melhor por logo um bico do alcool?
mesmo assim dá diferença no CB.
Mas é que às vezes fica mais barato retrabalhar os bicos originais. Mas retrabalhar tem alguns inconvenientes:
- O retrabalho pode não ficar bom (os bicos podem ficar com diferença de vazão entre eles, se o furo não for feito com critério e instrumentos adequados pode-se perder o leque, etc...)
- Quando você quiser voltar os originais, vai ter que procurar um jogo de bicos do mesmo jeito, pois o processo é irreversível.
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