Re: Como acionar fechamento dos vidros ao fechar a porta???
Enviado: 30 Mai 2010, 18:20
Dae pessoal, o nosso colega José Leal me enviou um tuto a respeito da minha dúvida, vou primeiramente providenciar o material necessário e assim que possível postarei um tuto ilustrado a respeito para futuras consultas.
Sobre o esquema do vidro fechando junto com a trava:
Usando somente relés, não vai dar certo. Vc precisa de um módulo automatizador dos vidros. Os melhores são os Quantum: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -vacuo-_JM
Como disse antes, coloque o relé temporizador no vidros original (caso o automatizador não funcione com os vidros temporizados, coloque um relé comum, respeitando a pinagem do original). Feito isso, vc abre o forro de porta do lado do motorista, que junto a maçaneta interna, vc verá um contato redondo, com 2 fios. Com um multímetro, veja qual fio emite sinal para a trava escrava quando vc tranca a porta (provavelmente o sinal será negativo).
A: Feita a identificação, caso o sinal seja negativo mesmo...
[VERSÃO 1 - módulo automatizador precisa de um pulso positivo para acionar os vidros]:
Vc vai usar um relé comum e puxar um novo fio, daquele fio que vc identificou antes no contato redondo, e ligar no pino 86. De um positivo permanente, vc irá puxar um fio e ligar nos pinos 30 e 85. Do pino 87, vc leva para módulo automatizador, ligando no fio indicado pelo manual da peça.
[VERSÃO 2 - módulo automatizador precisa de um pulso negativo para acionar os vidros]:
Vc vai puxar um fio do fio identificado no contato redondo e ligar direto no módulo automatizador.
B: Feita a identificação, caso o sinal seja positivo...
[VERSÃO 1 - módulo automatizador precisa de um pulso positivo para acionar os vidros]:
Vc vai puxar um fio do fio identificado no contato redondo e ligar direto no módulo automatizador.
[VERSÃO 2 - módulo automatizador precisa de um pulso negativo para acionar os vidros]:
Vc vai usar um relé comum e puxar um novo fio, daquele fio que vc identificou antes no contato redondo, e ligar no pino 85. De um ponto na lata do carro (aterramento), vc irá puxar um fio e ligar nos pinos 30 e 86. Do pino 87, vc leva para módulo automatizador, ligando no fio indicado pelo manual da peça.
Depois de montado o esquema, basta fazer as conexões indicadas no manual do automatizador e verificar se está tudo funcionando. Vc pode aproveitar, e usar os esquemas de descida/subida dos vidros com um toque, alívio de pressão interna ao fechar a porta... tome cuidado, que existem diferenças entre as versões que apresentei ali em cima. Muita atenção aos detalhes. NÃO ME RESPONSABILIZO CASO OCORRAM DANOS NO SEU CARRO!!!
Lembre-se de usar fusíveis nas instalações elétricas, especialmente nos fios positivo permanente.
Fonte: José Leal http://forum.monzeiros.com/memberlist.p ... ile&u=1783
Sobre o esquema do vidro fechando junto com a trava:
Usando somente relés, não vai dar certo. Vc precisa de um módulo automatizador dos vidros. Os melhores são os Quantum: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -vacuo-_JM
Como disse antes, coloque o relé temporizador no vidros original (caso o automatizador não funcione com os vidros temporizados, coloque um relé comum, respeitando a pinagem do original). Feito isso, vc abre o forro de porta do lado do motorista, que junto a maçaneta interna, vc verá um contato redondo, com 2 fios. Com um multímetro, veja qual fio emite sinal para a trava escrava quando vc tranca a porta (provavelmente o sinal será negativo).
A: Feita a identificação, caso o sinal seja negativo mesmo...
[VERSÃO 1 - módulo automatizador precisa de um pulso positivo para acionar os vidros]:
Vc vai usar um relé comum e puxar um novo fio, daquele fio que vc identificou antes no contato redondo, e ligar no pino 86. De um positivo permanente, vc irá puxar um fio e ligar nos pinos 30 e 85. Do pino 87, vc leva para módulo automatizador, ligando no fio indicado pelo manual da peça.
[VERSÃO 2 - módulo automatizador precisa de um pulso negativo para acionar os vidros]:
Vc vai puxar um fio do fio identificado no contato redondo e ligar direto no módulo automatizador.
B: Feita a identificação, caso o sinal seja positivo...
[VERSÃO 1 - módulo automatizador precisa de um pulso positivo para acionar os vidros]:
Vc vai puxar um fio do fio identificado no contato redondo e ligar direto no módulo automatizador.
[VERSÃO 2 - módulo automatizador precisa de um pulso negativo para acionar os vidros]:
Vc vai usar um relé comum e puxar um novo fio, daquele fio que vc identificou antes no contato redondo, e ligar no pino 85. De um ponto na lata do carro (aterramento), vc irá puxar um fio e ligar nos pinos 30 e 86. Do pino 87, vc leva para módulo automatizador, ligando no fio indicado pelo manual da peça.
Depois de montado o esquema, basta fazer as conexões indicadas no manual do automatizador e verificar se está tudo funcionando. Vc pode aproveitar, e usar os esquemas de descida/subida dos vidros com um toque, alívio de pressão interna ao fechar a porta... tome cuidado, que existem diferenças entre as versões que apresentei ali em cima. Muita atenção aos detalhes. NÃO ME RESPONSABILIZO CASO OCORRAM DANOS NO SEU CARRO!!!
Lembre-se de usar fusíveis nas instalações elétricas, especialmente nos fios positivo permanente.
Fonte: José Leal http://forum.monzeiros.com/memberlist.p ... ile&u=1783