Computador de bordo
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Computador de bordo
Fala com o Alexandre Islas no mercado livre, acho que ele está com problemas....
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Se esta aparecendo 0... indica que seu carro pode rodar 0km com a gasolina que tem no tanque, ou seja... provavelmente vc esqueceu de ligar o fio da boia. Ou aconteceu uma coisa comum de acontecer... vc deixou mau encaixado o conector do CB, por isso que ele não indica a autonomia correta e fica desligando.... quando aparece 88:88, é pq o CB deixou de receber alimentação e depois passou a receber... ou seja, foi desligado e ligado.
Além do que e eu ja falei, pode ser solda fria na placa, ou trilha quebrada.... coisa bem comum nesses CB, mas são coisas bem simples de resolver. Se vc tiver noções básicas em eletrônica.. abra o CB, e com uma lupa saia em busca de trilhas partidas e /ou solda fria. Mas antes de tudo, verifique o encaixe da tomada e as ligações elétricas, se fez as emendas corretamente
pode ser que tenha soltado algum fio. Por isso o ideal é soldar!
Outra coisa, esse CB é o correto pra carburados?
Abraços!
Além do que e eu ja falei, pode ser solda fria na placa, ou trilha quebrada.... coisa bem comum nesses CB, mas são coisas bem simples de resolver. Se vc tiver noções básicas em eletrônica.. abra o CB, e com uma lupa saia em busca de trilhas partidas e /ou solda fria. Mas antes de tudo, verifique o encaixe da tomada e as ligações elétricas, se fez as emendas corretamente

Outra coisa, esse CB é o correto pra carburados?
Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro GL (Nível 2)
valew pelas dicas ai diego, assim que sobrar um tempo vou fazer estes teste, mas o sinal da boa vou ter que verificar, no painel digital funciona direitinho o sinal da boia, e eu peguei este mesmo sinal para enviar para o CB, mas mesmo assim vou verificar novamente este sinal, valeu pelas dicas.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
amigos o meu carro não tem computador de bordo. o computador mede consumo de combustivel? se mede ele pega as informações de onde? como funciona, a cada Xtempo ele mede quanto consumiu e divide pela distancia percorrida? Deixa eu explicar o porque das perguntas: quero fazer um computador apenas para verificar consumo (real) não serve aquele de encher o tanque andar e encher novamente.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
O SISTEMA DE COMPUTADOR DE BORDOairton nichele escreveu:amigos o meu carro não tem computador de bordo. o computador mede consumo de combustivel? se mede ele pega as informações de onde? como funciona, a cada Xtempo ele mede quanto consumiu e divide pela distancia percorrida? Deixa eu explicar o porque das perguntas: quero fazer um computador apenas para verificar consumo (real) não serve aquele de encher o tanque andar e encher novamente.
O sistema de computador de bordo é constituído de uma unidade computadora (instalada no painel do veículo) e
de sensores que fornecem à mesma informação como distância percorrida, volume de combustível consumido,
nível de combustível no tanque e temperatura externa. Estas informações processadas e apresentadas no visor de
cristal líquido do Computador de Bordo, permitem dirigir de maneira mais econômica e segura.
Através do acionamento da tecla podem ser selecionadas as seguintes funções: consumo instantâneo,
consumo médio, velocidade média, autonomia, tempo de viagem e temperatura externa. A tecla permite
acessar o relógio. A tecla tem a função de permitir limpar a memória do Computador de Bordo quando for
desejado o reinício de nova contagem.
DESCRIÇÃO DAS INDICAÇÕES
Consumo instantâneo:
É mostrado no visor em litros por hora (l/h) quando o veículo estiver parado e até a velocidade de 10 km/h.
Acima desta velocidade a indicação de consumo instantâneo é mostrada em quilômetros por litro (km/l)
Consumo Médio, Velocidade Média e Tempo de Viagem:
O computador de Bordo informa no visor as três funções acima, selecionadas através da tecla , e atualizadas
desde o último acionamento da tecla, quando foram zerados todos os registros. No cálculo das médias,
só é contato o tempo em que o veículo está com a chave na ignição ligada.
Uma vez selecionada uma dessas funções, o resultado é calculado a cada segundo.
Autonomia:
Informa a distância em km que ainda pode ser percorrida, considerando o volume de combustível existente no
tanque e o consumo médio dos últimos 60 minutos.
Temperatura Externa:
Indica a temperatura externa ao veículo.
Relógio:
Atecla ativa diretamente a indicação de horas.
Quando o conteúdo de combustível no tanque é consideradoinsuficiente para percorrer 50km, a indicação de
autonomia é apresentada piscando. Nesta condição qualquer funcão selecionada permanecerá visível somente
porpoucossegundos,retornandooalertadeautonomiacrítica.
- Após o reabastecimento o alerta é desativado depois de alguns segundos com a ignição ligada, instante
em que a nova autonomia foi calculada.
Indicação da Temperatura Externa:
- Atemperatura é precisa quando o veículo está rodando com velocidade superior a 15km/h uma vez que
o sensor de temperatura pode receber ar aquecido do solo, de outro veículo ou do motor quando em
trânsito lento.
Com chave de Ignição Desligada:
-Somente a tecla fica desativada, porém todas as indicações podem ser selecionadas.
Advertência:
- Rodas ou pneus diferentes dos originais afetam a precisão das indicações de consumo, velocidade e
autonomia.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Ótimo valdir,fico agradecido pela informação. Agora vamos a outros pontos. Pelo fato de o meu carro não ter CB de fabrica? onde eu vou ligar ,se eu quiser colocar um ? No chicote do carro ja tem um local para conectar o CB? Caso não tenha nada, quais os fios que eu devo pegar para medir apenas DISTANCIA E CONSUMO.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Airton,airton nichele escreveu:Ótimo valdir,fico agradecido pela informação. Agora vamos a outros pontos. Pelo fato de o meu carro não ter CB de fabrica? onde eu vou ligar ,se eu quiser colocar um ? No chicote do carro ja tem um local para conectar o CB? Caso não tenha nada, quais os fios que eu devo pegar para medir apenas DISTANCIA E CONSUMO.
eu também não tenho, mas, se vc pesquisar no forum sobre painel digital ou troca do painel analógico por um digital vai encontrar informações que vc precisa.
Se não me faalha a memória precisa do sensor de temperatura que pode ser usado de outro carro da GM. Me parece que o conetor desse sensor está perto da buzina e
me parece que há de furar um ponto do bloco perto do filtro de óleo e colocar um sensor ali. (pesquise com a ferramenta de busca pq uma destas informações podem não estar correta).
Em tempo: o CB é difícil de encontrar em boas condições e é caro em virtude de ser mosca-branca, mas não é impossível. Consulte o Mercado Livre
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Class (Nível 5)
Apenas para exclarecer, O CB no caso do EFI é necessário apenas o sensor de temperatura externa. Acho que o chicote original no Tubarão já está lá. O PD não precisa furar o bloco há um tampão no bloco próximo ao interruptor de pressão do óleo, você retira ele e coloca o sensor de pressão de óleo que repassa as informações ao PD.