Fios do comutador esquentando.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Dudu SL/E 89
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por Dudu SL/E 89 »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:R$ 100 conto no chicote :smt021 :smt021 ...so se for o conjunto todo ,com caixa de fuzivel etc....tudo ai sim da pra pensar..

esse fio vermelho é a alimentação direto da bateria... esse fio sempre vai ter energia...
Pois é, foi o que eu pensei, só que o valor era só o chicote.
Pow, quanto ao meu problema, o problema não é que tenha energia, eu acho que tá esquentando muito, vou ver o que faço com o plugue, pois hoje eu acompanhei o fio e não tem emenda nenhuma, nem local descascado, nem oxidação, nada. Logo, só pode ser o plugue mesmo. vamo ver no que dá.
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Dudu SL/E 89
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Re: Fios do comutador esquentando. (Resolvido)

Mensagem não lida por Dudu SL/E 89 »

Resolvido....O problema eram os conectores que estavam velhos. Troquei todos, desde o comutador até as conexões do motor. Agora tá perfeito, tirando o fato que minha ventuinha do radiador parou he he. estou aberto a opiniões.
Abraços e Feliz Páscoa a todos.
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José Leal
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por José Leal »

Eu já iria falar da ventoinha, pois o chicote dela passa pelo comutador de partida. Como ela exige muita corrente, pode acontecer de esquentar os contatos.
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Antonio
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por Antonio »

amigo, manda um eletricista tirar a ventoinha do comutador ( a corrente dela nao vai mais passar pelo comutador) q vai resolver seu problema,fiz isso no meu e resolveu,boa sorte aee
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu não acredito que em algum Monza a corrente que alimenta o motor do eletroventilador do radiador passe pelo comutador de ignição. Esse corrente vem direto da bateria, através de um fusível ou cabo fusível. Se eu tivesse um esquema do Monza não tubarão eu gostaria de ver isso. :smt017
O que eu acho que passa por ele é a corrente que alimenta o relé (ou relés) do eletroventilador. No meu Monza 94 eu tenho certeza de que é assim.
Corrente que alimenta relés são muito baixas para causar aquecimento.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por José Leal »

Luiz, olhando no comutador, vc verá que um dos fios grossos é o da ventoinha. Se fosse para este fio controlar um relé, ele não precisaria ser de grande bitola, certo?

Um teste que vc pode fazer é pinçar o fio positivo que chega nos relés que controlam a ventoinha e ver se ele é controlado pela chave de ignição. Quando eu estava "pesquisando" o funcionamento da ventoinha no meu Monza, parece que o positivo no pino 85 do relé era positivo permanente. O negativo no pino 86 era controlado pela IE.
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RicardoDS
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por RicardoDS »

No meu Monza, originalmente, a alimentação da ventoinha saia do comutador de partida.
Fiz a alteração e coloquei um relé para controlar ela, vindo alimentação direto da bateria.
Não gostava da forma que era originalmente.
O comutador (original gm) aquecia demais quando a ventoinha ligava, agora está tudo tranquilo.
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Rafaelo
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Re: Fios do comutador esquentando.

Mensagem não lida por Rafaelo »

em planta original 82-91 sem A/C a alimentação da ventoinha do radiador é controlada pelo comutador ignição, pelo conector 15A( Arranque )
depois e mandada pra caixa de fusivel e direto pro motor do ventilador sem uso de reles ou resistencia.

uma coisa interessante que poucos sabem(eu era um, que ate fazer a eletrica completa) que o conector 15A deixa de atuar no momento arranque, caso desligue o motor e o sistema esteja armado(cebolão ativo) e der quando der arranque, a ventoinha para para de atuar justamente pra poupar energia pro arranque inicial. logo em seguida no retorno da chave, a ventoinha do radiador volta a funcionar normalmente.

monzas com A/C e usado reles como nos sabemos, desse jeito nao usa alimentação por comutador de partida.

ja os 91-96 injetados tb nao usam por comutador de partida é via reles controlada pela IE, so nao sei se os mpfi sao controlado pela ECU fica duvida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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