Transformar EFI em MPFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
weuller

Re: Transformar EFI em MPFI.

Mensagem não lida por weuller »

José Leal escreveu:O que pode ser feito tb é colocar o sistema de IE dos Daewoo, que é a mesma do Monza, mas MPFI. Daí não vai precisar de muitas alterações...
José, esse sistema usado nos Daewoo aumentam em torno de quantos CV? Ou fica a mesma coisa? Tem como colocar no F1 ele?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

weuller escreveu:
José Leal escreveu:O que pode ser feito tb é colocar o sistema de IE dos Daewoo, que é a mesma do Monza, mas MPFI. Daí não vai precisar de muitas alterações...
Tem como colocar no F1 ele?
No cabeçote F1 é diferente a disposição dos dutos. A altura da galeria da ADM com a do coletor são diferentes. Na prática o coletor MPFI do Daewoo é F2 e não cabe no F1 sem adaptação.

Quando eu instalei a minha EFI Multec no meu F1, não usei o coletor EFI do F2, continuei com o meu do F1 apenas usei uma flange. O que tu pode fazer e trocar o cabeçote ou refazer o coletor do MPFI para adaptar no F1, mas daí envolve solda e alguns reais. Quem tem isso é o Cleber do hatch turbo, aqui ele botou MPFI no F1. Só que ele refez o coletor com solda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
weuller

Rafaelo, ele não tem um tópico à respeito para gente poder ver?

Outra pergunta, vc usou uma flange no coletor, mas o seu coletor é o do SR para carburador de corpo duplo, não é? :smt017
Rafaelo
MODERADOR

Weuller o meu motor é o 1.6. Eu modifiquei o meu foi só na estetica do SR. Sim estou usando o coletor do simples Alpha 35 original, apenas com uma flange de alumínio, não precisa mudar nada nesse coletor. Porém foi feita para EFI, ja o MPFI troca o coletor todo, não tem como "flangear" pelo tipo de coletor. O que da para fazer é ressoldar um coletor MPFI para casar com o cabeçote F1. O Cleber tem bastante informação a respeito.

Esse e meu coletor simples do F1 para usar a TBI do EFI
Imagem

Me parece que ele tem, agora não sei onde, sei que ele tem fotos disso.
weuller

Rafaelo "agora me interessei nesse assunto". Qual a vantagem em CV e + ou - qual o custo para eu ter idéia do custo benefício dessa adaptação? Já que com a frigideira colocada nem vai se ver adaptações, não é mesmo?
E me parece que as peças da EFI são mais fáceis de manter $$!

Está ficando interessante esse tópico!
Rafaelo
MODERADOR

Weuller, eu nem chamo isso de adaptação; viu?
Essa foto foi praticamente só isso de "adaptação". Até mesmo o suporte do cabo do acelerador tu usa. Bom, em termos de custo eu devo ter gasto uns 1200,00, como foi eu que fiz aqui na oficina, mas valeu cada centavo mesmo sendo EFI. Saindo de um carburador simples para uma TBI 44mm muda bastante, no meu caso é 73cv original creio que foi para 83cv nas melhores das hipóteses. No teu caso, 1.8, a mundança vai ser bem maior do que no meu caso.

Para tu ter uma ideia, se compra a gaiola da bomba externa do Monza bicudo e coloca no nosso Monza sem furar nada :), o suporte da ECU da IE, o mesmo coloca lá. Prende e usa a mesma capa para tapar, tudo original sem mexer em nada.

Instalei até o canister do tubarão.

O distribuidor do Monza EFI cabe e não precisa modificar nada, apenas tira um e coloca o outro. A panela de ar e do EFI precisou comprar estou sem :smt010

Pra tu ver, não tem nada de mistério é só fazer tudo no gabarito e nada de matação, o meu motor ficou muito bom e responde mais rápido as acelerações contra o que tinha antes. Quanto ao consumo vai ficar elas por elas, mas com muito mais recurso, né?

Se quiser te mando msn para gente conversar melhor, não quero fazer um off aqui.
weuller

Rafaelo o meu está fazendo pintura e em época de chuva fica mais parado do que funilando! Hehe!
Mas logo que sair de lá tenho que fazer o básico que desde que eu comprei há pouco mais de um ano tem que fazer!
Trocar os amortecedores dianteiros, com batentes etc.
Vou mandar fazer também a embreagem e tirar um vazamento no eixo piloto que está enchendo o saco! :smt021
Aí então vou ver essa questão, o carburador do meu está passado da hora de dar uma geral, mas eu acho o carro muiiiiiitttooooo pesado para um carburador simples!
E no álcool então demora para ter um bom desempenho!

Meu tio é mecânico vou ver se ele faz um orçamento para mim lá em Goiânia, para ver se fica legal para mim!
Tenho que ver os prós e contras desse projeto! :D

Mas está muito interessante isso!

Só me bateu uma dúvida, vc já testou o funcionamento, ou ainda está em fase de teste? :smt017
Rafaelo
MODERADOR

weuller escreveu:Rafaelo o meu está fazendo pintura e em época de chuva fica mais parado do que funilando! Hehe!
Mas logo que sair de lá tenho que fazer o básico que desde que eu comprei há pouco mais de um ano tem que fazer! Trocar os amortecedores dianteiros, com batentes etc. Vou mandar fazer também a embreagem e tirar um vazamento no eixo piloto que tá enchendo o saco! :smt021
Aí então vou ver essa questão o carburador do meu tá passado da hora de dar uma geral, mas eu acho o carro muiiiiiitttooooo pesado pra um carburador simples!
E no álcool então demora para ter um bom desempenho!

Meu tio é mecânico vou ver se ele faz um orçamento para mim lá em Goiânia, para ver se fica legal para mim!
Tenho que ver os prós e contras desse projeto! :D

Mas está muito interessante isso!

Só me bateu uma dúvida, vc já testou o funcionamento, ou ainda está em fase de teste? :smt017
Você tem razão, esse carburador foi projetado para o Fiat 147, que usa o mesmo. Bom, o 147 e o Monza há a diferença em peso né? E no resto tb :lol: , mas a GM esperta adotou ele no Monza e ficou ruim. Mesmo pesado demais para o carro de 1050kg. o teu até não tanto alcool 1.8, mas agora o meu 1.6 gasolina é ruim demais.

Sim está funcionando perfeitamente sem falhas, ou buracos na aceleração, eu ainda estou deixando em teste pq não tenho pistola de ponto. Preciso por no ponto, encher o tanque que está vazio, e só. tenho alguns vídeos do projeto http://www.youtube.com/watch?v=OJHTCVFhdDQ

Quando liguei ele na 1º X funcionou de imediato e sem falhar nada, apesar que estava só com 3L no tanque. Estava com ar na linha e dando falhas e barulho por causa do AR, fora isso tudo blz. Tem algumas fotos na minha assinatura da instalação.
Responder