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Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 10 Dez 2009, 21:50
por dimitrigsi
No meu carro só não funcionava a temporização da posição 1, a temporização quando se liga o esguicho funcionava normalmente.

Testei a chave e vi que estava normal.

Daí fui para o relé temporizador, isto é, existe um relé só para temporizar quando se liga a posição 1 da alavanca ou se aciona o esguicho lavador. Era um resistor dentro do relé que estava com defeito.

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 01 Nov 2010, 14:15
por Rodrigo Caires
Pessoal...

O limpador do meu Monza parou de funcionar no 1º Estágio (c/ Temporizador) e no 2º Estágio (Vel. Média)
O esguicho tbm não funciona mais...

Ele só funciona na 3º Posição (Rápida), e ao desligar ela para onde estiver, NÃO retornando a posição de descanso...
O fusível está OK. Será o Relê que está com problemas ou seria a chave??? :smt017

Ajudem por favor, pois está chovendo para cá... kkkk! :mrgreen:

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 01 Nov 2010, 15:01
por Carlos A. Freire
Sintoma é de relê com problemas. Mas sem estar com veículo presente para avaliação, não podemos dizer com certeza qual o defeito.

Abs,

Carlos Freire

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 27 Nov 2011, 18:15
por kadettazul
O meu carro está com um defeito chato.
Quando liga o temporizador ele vai até o final e para no meio do vidro, nas outras velocidades ele funciona direitinho, massssss se vc desligar a chave do limpador ele para onde estiver.
Está osso.
Alguém poderia falar se é o relê, e onde esse relê se localiza, qual a cor dele?

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 28 Nov 2011, 08:43
por Luiz Carlos (Rio)
kadettazul
O sistema elétrico do limpador de para-brisas é um pouco complicado.
Além da alimentação elétrica do motor, que é ativada qdo se liga o limpador, existe um circuito auxiliar, responsável por levar as palhetas para a posição de descanso.
A alimentação desse sistema é ativada logo ao ligar da chave de ignição. Nota-se isso qdo se desliga o motor do carro com o limpador funcionando e as palhetas param no meio do caminho. Ao ligar a chave as palhetas se movimentam até a posição de descanso.
O que interrompe essa corrente é um interruptor dentro do motor do limpador.
Então, no seu caso, pode estar havendo problemas internos no motor (o interruptor não está fechando o circuito) ou a alimentação desse circuito, externamente ao motor, está interrompida.
Abraços

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 28 Nov 2011, 09:14
por Carlos A. Freire
Nos veículos que não tem temporizador do limpador, o retorno a posição de descanso é feita pelo próprio motor, onde na engrenagem tem chapas nas costas que dão contato com os terminais. Nos veículos com temporizador, o relê temporizador é responsável pelo retorno a posição de descanso e nas funções temporizadas, como a intermitência e o ciclo de três movimentos ao acionar o lavador do para brisas. Nesses casos, ao remover o relê temporizador, o limpador para onde for desligado.

Já temos tópicos sobre esse assunto, onde já foi discutido esse funcionamento.

Com relação ao defeito do Kadett Azul, eu procuraria verificar se a chave do limpador não está interrompendo a alimentação do relê ou motor, se a engrenagem ou os contatos internos não estão com problemas e o próprio relê temporizador.

Abs,

Carlos Freire

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 28 Nov 2011, 13:05
por kadettazul
Então, eu lembro que aqui tem um tpc com a localização de tds os relês, mas não estou mais conseguindo acha-los.
Queria ver qual era o relê responsável pela temporização e pelo limpador.

O meu não funciona quando joga água, e o temporizador quando liga ele vai lá em cima e na volta pára no meio do vidro, quando ele temporiza de novo ele desce, sobe e pára de novo no meio do vidro.
E a outra coisa é que quando desligo a chave do limpador, ele para onde estiver, por isso acho q é o relê temporizador.

Re: Relê do limpador de para-brisa

Enviado: 28 Nov 2011, 13:51
por Carlos A. Freire
Fica na parte traseira da caixa de fusíveis. Procure pelo código original: 93203242

Esse relê é utilizado no Monza de 82 a 93. A partir de 1994 passou a ficar interno a um módulo temporizado, onde tem várias funções.

Abs,

Carlos Freire