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Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 10 Out 2009, 07:23
por sdpmg
Válvula Termostática


O controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.

Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Cada motor, dependendo de sua fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.
fonte: http://www.mercantilgenuina.com.br/imag ... A1tica.htm

Bom, como ja tinha dito antes, o fluxo de água é constante, não deixa de circular,,, acontece o que esta bem explicado acima,,, a bomba d´água é mecânica, se houver o impedimento da circulação do líquido de arrefecimento obviamente ela estragaria.
Abraço a todos! :smt024

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 10 Out 2009, 17:10
por Carlos A. Freire
Quando ao funcionamento da válvula, creio que seja assim: abre com 107 e fecha com 92. Não tenho certeza, mas acredito ser assim para o monza EFi à gasolina.
No Monza EFI, tanto nos modelos movidos a álcool como nos à gasolina, a válvula termostática tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Abaixo de 92ºC ela deve estar fechada.

Abs,

Carlos Freire

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 10 Out 2009, 21:44
por José Leal
Amigos, complementando a informação do professor Carlos Freire.

Existe diferenças entre a temperatura de abertura da VT e a temperatura indicada no painel. No caso do Vectra, que tem a escala indicada por números, seria inconveniente o ponteiro sempre passar da metade da escala (acima de 90°C) e chegar sempre próximo à zona vermelha. Provavelmente essa diferença se dá justamente para o motorista não assustar com a temperatura indicada no painel sempre alta.

DETALHE: No meu PD, depois do carro aquecido, sempre ficavam acesas as barrinhas até a metade da escala, mesmo depois de desligar a ventoinha. Quando vendi o Monza, andei por uns dias com o painel analógico, e quando desligava a ventoinha, o ponteiro estava ~1/4 da escala.

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 11 Out 2009, 09:43
por feaaar
Ahhhhhhhhhhh tendi :smt023

valew pessoal

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 08 Nov 2009, 10:38
por Marcelo_Classic
Só mais uma observação: usem aditivo !!!!

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 08 Nov 2009, 10:53
por Diego Paiva
Marcelo_Classic escreveu:Só mais uma observação: usem aditivo !!!!
Aditivo + água desmineralizada, dupla perfeita :mrgreen:

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 15 Nov 2009, 23:34
por phsantos
Muito instrutivo esse tutorial.
Aproveito pra ressaltar que obtive uma melhora no rendimento do carro com a troca dessa válvula. Segundo meu mecânico, ela pode chegar a um ponto de travar toda aberta. Foi o que aconteceu com meu carro. Ela trabalhando aberta fazia com que a água circulasse constantemente deixando a tubagem sempre fria e com isso eu não conseguia sair em segunda com meu carro nas valetas, obstáculos e etc. Sempre tinha que engatar uma primeira pra sair aumentando o consumo. Depois da troca, o carro tá tinindo!!
De repente se alguém estiver com o mesmo problema, podem dar uma verificada nessa válvula.

Abraços!

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Enviado: 19 Jun 2010, 12:34
por feaaar
Uma pergunta, tirei a valvula do meu monza pois fui fazer um teste na bomba dagua e a carcaça, a parte de ferro que segura a valvula no lugar quebrou devido ao tempo e a minha Ogrisse rsrsrsrs . posso andar sem valvula?

A agua esta circulando normalmente por todo sistema.