Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por sdpmg »

Válvula Termostática


O controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.

Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Cada motor, dependendo de sua fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.
fonte: http://www.mercantilgenuina.com.br/imag ... A1tica.htm

Bom, como ja tinha dito antes, o fluxo de água é constante, não deixa de circular,,, acontece o que esta bem explicado acima,,, a bomba d´água é mecânica, se houver o impedimento da circulação do líquido de arrefecimento obviamente ela estragaria.
Abraço a todos! :smt024
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17872
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando ao funcionamento da válvula, creio que seja assim: abre com 107 e fecha com 92. Não tenho certeza, mas acredito ser assim para o monza EFi à gasolina.
No Monza EFI, tanto nos modelos movidos a álcool como nos à gasolina, a válvula termostática tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Abaixo de 92ºC ela deve estar fechada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, complementando a informação do professor Carlos Freire.

Existe diferenças entre a temperatura de abertura da VT e a temperatura indicada no painel. No caso do Vectra, que tem a escala indicada por números, seria inconveniente o ponteiro sempre passar da metade da escala (acima de 90°C) e chegar sempre próximo à zona vermelha. Provavelmente essa diferença se dá justamente para o motorista não assustar com a temperatura indicada no painel sempre alta.

DETALHE: No meu PD, depois do carro aquecido, sempre ficavam acesas as barrinhas até a metade da escala, mesmo depois de desligar a ventoinha. Quando vendi o Monza, andei por uns dias com o painel analógico, e quando desligava a ventoinha, o ponteiro estava ~1/4 da escala.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 360
Registrado em: 29 Jan 2009, 11:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por feaaar »

Ahhhhhhhhhhh tendi :smt023

valew pessoal
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 411
Registrado em: 06 Jan 2008, 20:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

Só mais uma observação: usem aditivo !!!!
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Marcelo_Classic escreveu:Só mais uma observação: usem aditivo !!!!
Aditivo + água desmineralizada, dupla perfeita :mrgreen:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
phsantos
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 41
Registrado em: 18 Set 2008, 22:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por phsantos »

Muito instrutivo esse tutorial.
Aproveito pra ressaltar que obtive uma melhora no rendimento do carro com a troca dessa válvula. Segundo meu mecânico, ela pode chegar a um ponto de travar toda aberta. Foi o que aconteceu com meu carro. Ela trabalhando aberta fazia com que a água circulasse constantemente deixando a tubagem sempre fria e com isso eu não conseguia sair em segunda com meu carro nas valetas, obstáculos e etc. Sempre tinha que engatar uma primeira pra sair aumentando o consumo. Depois da troca, o carro tá tinindo!!
De repente se alguém estiver com o mesmo problema, podem dar uma verificada nessa válvula.

Abraços!
Paulo Santos
Monza 91/91 2.0 Álcool carburado; 2 portas; Azul; Completo (-) ar.
Monza 88/88 2.0 Álcool carburado; 2 portas; Azul; Trio elétrico.
Kadett 98/98 GLS 2.0 Flex Completasso.
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 360
Registrado em: 29 Jan 2009, 11:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocando a Válvula Termostática do seu MONZÃO!

Mensagem não lida por feaaar »

Uma pergunta, tirei a valvula do meu monza pois fui fazer um teste na bomba dagua e a carcaça, a parte de ferro que segura a valvula no lugar quebrou devido ao tempo e a minha Ogrisse rsrsrsrs . posso andar sem valvula?

A agua esta circulando normalmente por todo sistema.
Responder