Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Ja estou me preparando para dar uma atencao para as duas coisas neste final de semana... ;)
Eduardo Rettore
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Rafaelo
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

oque o instrumento te mostra e o que a pratica te mostra sao coisas bem diferentes! ate pode te "mostrar" oi induzir que seja isso pelo instrumento. mas na pratica é outra coisa

oque aprendi na MS foi oque o pessoal la fala, oque interessa é na pratica, e nao dar muita bola pra sensores e valores de receita de bolo. o meu por exemplo fica bom com mistura de 0.96 na lenta. e nao com 1.0 devido a configuraçao dos injetores e combustivel...

não conheço outros carros e casos, mas o meu é muito rapido a aceleração e como falei nao da falha na rapida, e oque interessa é o valor do datalog e nao do osciloscópio hehehe, e olha que motor de verdade eu tenho bastante pra comparar, inclusive um com 150cv e 20kg 16v com pedal mecanico, e esse é ate mais devagar que o meu. não é atoa que consigo 95% de aspiraçao de ar(eficiencia volumetrica) o meu projeto foi feito especialmente pra ter alta vazao como ja falei inúmeras vezes.

to muito satisfeito conseguir 0.450ms(meio segundo) pra sair da lenta ate quase 4000 rpm. isso é rapidddddddddddoooo se alguem tiver nessas ECU pao com ovo de fabrica um grafico com datalog façam um teste e vejam o tempao que leva. o omega nem falo pq é uma eternidade, o i30 embola devido ser 16V. ate agora o monza é imbativel.
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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Ilustrando:

Moto Suzuki GS500 (gira até 11.000rpm):

Canal 1 do osciloscópio ligado ao primário de uma das bobinas.

Escala vertical = 50v / divisão
Escala horizontal = 2,5ms / divisão.


Vídeo:



https://www.youtube.com/watch?v=3auvsc0fc4c

E como no vídeo fica muito rápido de ver, fiz algumas capturas de tela (deste mesmo vídeo), mostrando o que aconteceu em detalhes.

Notem que a moto não falhou e sobe giro muito rápido. Mas, exatamente pelo sistema original não ter energia suficiente nas retomadas/acelerações rápidas (pior situação), depois que ele colocou a CDI Plus a forma de onda fica praticamente estática na tela e o comportamento dela nas acelerações vira outro. O que aliás é a mesma coisa que sempre notei em todos os carros meus em que instalei a ignição.

1500rpm - Sem carga (marcha lenta) - Pico de tensão sai da tela
Imagem

1500 rpm - Começo da aceleração rápida - Pico de tensão já cabe na tela
Imagem

1600rpm - Aceleração rápida (WOT) - Tensão despencando e tempo de queima idem
Imagem

2500rpm - WOT - Idem
Imagem

5500rpm - WOT - Idem
Imagem


Edit: Legendinha só para facilitar a vida de quem não está familiarizado com osciloscópio:

Imagem
Eduardo Rettore
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

Eduardo nao querendo ser chato, mas esse do pico ser mais alto ou mais baixo nao é um problema e sim um fenômeno normal, nem sempre é captado pelo aparelho o pico sabe pq? velocidade do mesmo. esses aparelhos nao sao rapidos assim.

o meu que é um pouco mais rapido que o teu, as vezes nao mostra nem mais que 30v em cada amostragem, e isso digo em rpm baixa tipo 200 rpm, devez em quando mostra um pico. usando bobina bosch, eu ate tenho filmado tb.

não vi nada de errado nesses teus teste, so um efeito normal do aparelho e do chaveamento. o meu faz exatamente a mesma coisa em rotaçao ate muito mais baixa ou alta tb. eu fiz uns video de como analisar uma bobina no oscilo, so nao upei por preguiça.
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por José Leal »

Daqui a pouco vou postar um gráfico via OPCom do meu motor saindo da marcha lenta até 4000RPM. Comparado com o Rafaelo, vai levar uma eternidade!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Discordo totalmente.

Taxa de amostragem de 1 Gigasample/segundo e frequência de 60 Mhz são muito mais do que suficientes para medir os pulsos de ignição em um motor que gira 6000rpm (12.000 disparos por minuto = 200 eventos por segundo).

E não é normal a tensão cair (a menos que considere como "normal" porque todos os originais são assim e realmente são mesmo). Ela cai no momento da aceleração brusca porque o sistema não consegue sustentar (falta energia).

Tanto é que com a ignição que eu uso, a imagem fica "paradinha" na tela do osciloscópio... ;)
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

pra mim pelo menos é procurar pelo em ovno. nao tem nada errado nisso. mas cada um pensa como quer né

uma hora dessa eu vou medir no meu motor que é novo, e um oscilo novo, nao vai ter erro algum. a não ser isso de mostrar no aparelho tensao baixa e alta sem mostrar na pratica. aparelhos nem sempre sao oque mostra na pratica.

ja medi e ja montei algumas vezes a bancada a ultima foi pra verificar o PD de um amigo, e outras ocasiões tb. e sempre foi o mesmo resultado, as vezes marca mais de que 300v e as vezes marca 30v na mesma RPM! ae eu pergunto, 30v faz uma faisca? acho que nao né. e visualmente nao tem erro pq uso um gerador de sinal e posso por a freq que for e todas elas marcar sempre mesma coisa. é aleatorio.
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Depende...

30v x relação de transformação da bobina, com ar ionizado em volta da ponta da vela e em condições ambiente (CNTP), é possível centelhar sim.

Mas, se foi dentro de um cilindro em compressão, realmente não tem centelha.

E se notar bem o que eu disse e as fotos que postei, a tensão não cai devido à rotação. Cai em função da patada no acelerador, tanto é que já despenca a míseros 1.600rpm.

E pode obervar que no final do vídeo, mesmo a mais de 10.000 rpm, ela já voltou a subir (tirei a mão do acelerador).
Eduardo Rettore
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