Fazendo um off-topic aqui.... eu vinha reclamando do consumo da Meriva no álcool.
Cidade estava entre 6 e 7km/l, sempre enchendo em postos Shell e Ipiranga. Percurso misto chegava em 7,5~8... e olha lá.
Outro dia parei num posto bandeira branca e mandei completar... na hora bateu um arrependimento, no momento do abastecimento já surgiu a dúvida na cabeça: "que merds estou fazendo!??".
Beleza... rodei no dia, no outro dia o motor ficou mais liso que de costume. O mesmo se repetiu durante essa semana toda, voltei lá e completei novamente.
Ganhei mais de 1km/l e o carro ficou melhor, principalmente frio... parou de soluçar.
Resumo: o álcool do posto bandeira branca é melhor do que o álcool do Ipiranga e do Shell, ambos meus postos "de confiança".... aonde vamos parar!?
Ah, e 14 cents mais barato.
Shell e Ipiranga +- R$2,199, posto xing-ling R$2,058
José Leal escreveu:Ricardo, vai entender... as vezes, imaginamos que a bandeira branca tem combustível adulterado, mas é como vc citou, acaba sendo melhor.
Aqui foi melhor, acabei de chegar do posto novamente... ultima média com gasolina "de marca": 6,08km/l , média de hoje com o posto sem nome: 7,23km/l.
Percurso muito similar entre as 2 tanqueadas.
José Leal escreveu:Era para ser mais barato. Por aqui, como temos muitas usinas, abaixa um pouco. O phoda é que os lazarentos preferem fazer açúcar do que álcool.
pelo visto isso nao se aplica aqui no sul.
alcool ta quase empatando com gasolina, so anda de alcool aqui no sul quem é obrigado(carro antigo) ou pessoas como eu que tem opção e tecnologia.
agora usar alcool pro dia a dia nunca valeu apena aqui no RS
Só de curiosidade, já que tirei o vacuômetro do monza para testar o carro de um amigo, liguei no coletor de admissão e pendurei pelo lado de fora do para-brisa, só para ver como é o tempo de resposta da borboleta eletrônica ao pedal.
Achei que teria algum "lag", mas até que responde rápido e abre de uma vez.
Quarta e quinta marchas.
Velocidade abaixo de 60 km/h (permitido 80, mas limitado pelo trânsito)
Eu vinha pisando "casquinha" a afundava o pé de uma vez.
Aqui uma foto do mano-vacuômetro, mostrando onde fica o "zero" (a partir dele, só funciona no monza... rsrsrs):
Melhor ver em tela cheia e 720p, senão não vão enxergar nada.
Achei baixo o valor de vácuo que li na lenta. Deu -0,4bar @750rpm. Não sei se é porque a lenta dele é mais baixa que as dos outros que medi. Quando consigo estabilizar a rotação perto dos 1000rpm (é difícil fazer isso com o eletrônico, ou vai muito ou volta para a lenta), o valor fica mais coerente -0,55bar. E também o instrumento está "roubando" uns gramas/cm² (o "zero" deveria ser bem no centro do retângulo). De qualquer forma, depois vou investigar melhor se tem algo errado e vou ligar na ODG para saber se tem como eles recalibrarem.