Cambio de 6 Marchas
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Cambio de 6 Marchas
5 macha pra min ta bom d+,o meu quando jogo na 3 parece ifinita nem da vontade de tirar ela kkk se deixar quando olho la 150km 
-
Leocastro
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Quando to sem pressa ando exatamente assim Silva, de olho no CB!!!!vrsilva escreveu:Pelo que estou vendo pelo computador de bordo, é mais econômico rodar com marcha mais longa e giro baixo, mesmo que pisando mais no acelerador, do que marcha "ideal" e giro mais alto mesmo pisando só "na casquinha"... Parece que a pisada a mais com giro baixo é mais econômica que o giro alto sem pisar quase nada no acelerador.
Estava vindo para casa agora a noite, e na avenida andando a 70km/h em quarta, o computador marcava consumo instantâneo de aproximadamente 10km/l quando passei pra quinta, mantendo a mesma velocidade, o consumo foi para algo em torno de 14,5km/l.
Deu pra entender que, o motor necessita de um mínimo de combustível por hora para rodar, o aumento de giro do motor aumenta o consumo, óbvio, e quanto mais baixo o giro mais econômico.
Portanto, quanto maior a velocidade mais irá diluir o consumo/hora do motor...
O monza nas primeiras marchas até a quarta, em velocidades abaixo de 50km/h é bem gastão, acima disso ele começa a ficar bom, e fica ideal à 90km/h, acho que deve ser a velocidade ideal para viajar com muita economia. Porém andar a 120km/h irá consumir pouca coisa a mais, porém, a velocidade fará a viagem durar menos, aí tem que avaliar o que compensa mais, passar mais tempo viajando, ou chegar logo e gastar pouca coisa a mais de combustível...
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
isso é devido o mapa de combustivel serem feitos em areas diferentes, Vinicius tu atingiu a (area cruzeiro) do mapa e faz todo o sentido mesmo olhe só. nao é bom andar na faixa torque como o surfin mencionou. essa (area torque) é uma area de mistura estequiometrica pra rica vai gastar mais, o certo é voces andarem na faixa cruzeiro.vrsilva escreveu:Pelo que estou vendo pelo computador de bordo, é mais econômico rodar com marcha mais longa e giro baixo, mesmo que pisando mais no acelerador, do que marcha "ideal" e giro mais alto mesmo pisando só "na casquinha"... Parece que a pisada a mais com giro baixo é mais econômica que o giro alto sem pisar quase nada no acelerador.
a faixa cruzeiro é de 1500 a 3000 rpm sem carga no motor(20% a 35%)... é uma area de mistura estequiometrica pra pobre :smt023
um diagrama de mapa de injeçao generico pra ilustrar. rotaçao alta nao é sinonimo de consumo alto, e rotação baixa idem. pode ter rotaçao baixa com alto consumo, como baixo consumo e vice versa. tudo depende da carga do motor.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Julio Cesar Ledo
Muito interessante o relato de vc´s....
Na BR sinto o carro mais economico quando viajo a uns 3000 RPM, qualquer raladinha no acelerador ele já se meche, inclusive na cidade seu eu fico me arrastando em giro baixo ele seca o tanque... Não identifiquei na prática essa economia de combustivel andando na BR em giro muito baixo, mesmo pq sempre ando a uns 120 Km/h, mínimo, e nessa velocidade o motor tá a uns 3500 RPm ....
Aqui em floripa tem muito morro, não é plano que dá pra encaixar uma 4° marcha a 60 Km/h .... Sempre tem um morro ou viaduto pra te fazer pisar no da direita....
Estranho, mas no meu carro ele sempre fica mais economico rodando a 3000 RM...
Talvez seja o meu estilo de dirigir.... Vou manter ele nessa faixa de giro pq gosto de fazer o motor girar, descarboniza ele ! rs rs
Abraço !
Na BR sinto o carro mais economico quando viajo a uns 3000 RPM, qualquer raladinha no acelerador ele já se meche, inclusive na cidade seu eu fico me arrastando em giro baixo ele seca o tanque... Não identifiquei na prática essa economia de combustivel andando na BR em giro muito baixo, mesmo pq sempre ando a uns 120 Km/h, mínimo, e nessa velocidade o motor tá a uns 3500 RPm ....
Aqui em floripa tem muito morro, não é plano que dá pra encaixar uma 4° marcha a 60 Km/h .... Sempre tem um morro ou viaduto pra te fazer pisar no da direita....
Estranho, mas no meu carro ele sempre fica mais economico rodando a 3000 RM...
Talvez seja o meu estilo de dirigir.... Vou manter ele nessa faixa de giro pq gosto de fazer o motor girar, descarboniza ele ! rs rs
Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
Marcel Murai
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Sei não. já fiz esse teste de cruzeiro na cidade e mesmo apontando esses dados no CB, na prática, ao fazer o teste de consumo do posto(encher até o destrave da pistola) o carro consumiu mais. Lembro que dava diferenca entre a media registrada do cb e real no meu monza antigo. Aí andando normal pela luz de marcha o consumo ficava dentro dos parametros do cb e real.
Lembrando que pisando fundo em marcha alta aumenta muito a carga do motor. causa carbonizacao, e a bomba de oleo com menos pressao. Quem tiver carro com GNV vai até ouvir uns "tiros" heuheuehe (backfire)
Veja bem se economiza mesmo. Não adianta nada economizar no combustivel e gastar com essa manutencao.
Sobre a questao do cambio. o motor original do monza é fraco para suportar uma marcha mais longa no caso 6m.
Teria que mexer nos 2.
Melhor ainda se desse pra colocar cambio CVT. aí sim estamos evoluindo.
Lembrando que pisando fundo em marcha alta aumenta muito a carga do motor. causa carbonizacao, e a bomba de oleo com menos pressao. Quem tiver carro com GNV vai até ouvir uns "tiros" heuheuehe (backfire)
Veja bem se economiza mesmo. Não adianta nada economizar no combustivel e gastar com essa manutencao.
Sobre a questao do cambio. o motor original do monza é fraco para suportar uma marcha mais longa no caso 6m.
Teria que mexer nos 2.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
Surfin
- Membro GLS (Nível 6)
No mapa do exemplo tem cruzeiro até 3500rpm com 15% a 35% de carga 
Provavelmente é esse o caso das minhas observações, porque a 130km/h o acelerador é bem pouco requisitado, já entre 100-110 é bem mais fácil perder velocidade e preciso acionar mais o acelerador pra manter a velocidade, principalmente em leves aclives.
Claro que 'só na casquinha' tanto em 3000rpm quanto 1500, a rotação mais baixa consome menos, mas no geral, na estrada, observei que nem sempre.
Hora que lembrar faço um teste prático e filmo (agora que minha velha camera tem pilhas recarregáveis...
)
Provavelmente é esse o caso das minhas observações, porque a 130km/h o acelerador é bem pouco requisitado, já entre 100-110 é bem mais fácil perder velocidade e preciso acionar mais o acelerador pra manter a velocidade, principalmente em leves aclives.
Claro que 'só na casquinha' tanto em 3000rpm quanto 1500, a rotação mais baixa consome menos, mas no geral, na estrada, observei que nem sempre.
Hora que lembrar faço um teste prático e filmo (agora que minha velha camera tem pilhas recarregáveis...
Monza: SL/E 1993
-
Julio Cesar Ledo
Tb sinto que usar giro de cruzeiro na cidade o carro fica mais 'gastão' do que ficar sempre rodando no torque máximo...
Mas como comentei anteriormente, pode ser devido ao relevo da cidade, com muito morro e viadutos....
Abraços !
Mas como comentei anteriormente, pode ser devido ao relevo da cidade, com muito morro e viadutos....
Abraços !
Marcel Murai escreveu:Sei não. já fiz esse teste de cruzeiro na cidade e mesmo apontando esses dados no CB, na prática, ao fazer o teste de consumo do posto(encher até o destrave da pistola) o carro consumiu mais. Lembro que dava diferenca entre a media registrada do cb e real no meu monza antigo. Aí andando normal pela luz de marcha o consumo ficava dentro dos parametros do cb e real.
Teria que mexer nos 2.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
Surfin
- Membro GLS (Nível 6)
Teste rápido que lembrei agora, pra quem tem CB instalado:
A 30km/h colocar a terceira marcha, no plano ou leve aclive, acelerar moderadamente (pra poder ganhar velocidade, mas sem exagerar) e observar o consumo instantâneo a medida que o giro vai subindo.
Imagino que funciona da seguinte forma, usando o mapa como exemplo:
Aciona-se o acelerador (posição fixa) a 1500rpm (~30km/h) gerando 35% de carga no motor, a rotação sobe até os 2500/3000 rpm entrando na faixa de cruzeiro, além disso o motor nessa rotação já tem mais força e a carga é reduzida mesmo com o acelerador na mesma posição, reduzindo mais um pouco o consumo.
É isso mesmo?
A 30km/h colocar a terceira marcha, no plano ou leve aclive, acelerar moderadamente (pra poder ganhar velocidade, mas sem exagerar) e observar o consumo instantâneo a medida que o giro vai subindo.
Imagino que funciona da seguinte forma, usando o mapa como exemplo:
Aciona-se o acelerador (posição fixa) a 1500rpm (~30km/h) gerando 35% de carga no motor, a rotação sobe até os 2500/3000 rpm entrando na faixa de cruzeiro, além disso o motor nessa rotação já tem mais força e a carga é reduzida mesmo com o acelerador na mesma posição, reduzindo mais um pouco o consumo.
É isso mesmo?
Monza: SL/E 1993