bobina eletrica

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: bobina eletrica

Mensagem não lida por vrsilva »

Gostei do que vi, eu gosto do Dutra porque ele não tem medo de botar a mão na massa e tem muito interesse em aprender e bastante humildade para aceitar as criticas... parabens Dutra...

Realmente eu não sei o que os engenheiros da Gm estavam fumando quando pensaram em por o HEI dentro do distribuidor, acho que estavam fumando esterco só pode... Naquela época o transistor era o TOP da eletronica e o problema de dissipação era conhecido e MUITO, isso foi uma falha TOTAL dos engenheiros, foi um tiro no pé... roleta russa... cagada, como queiram interpretar mas é um ERRO de projeto SIM... O do carlos funciona muito bem a 215mil km, mas esse projeto só aceita componente da Delphi, porque?

As empresas de grande nome chegam nos fabricantes de componentes e falam assim, eu quero uma produção de componentes SÓ PARA MIM, e com margem de erro de 1%, SIM 1%, é quase nada... mas os caras fazem, e é por isso que um Delphi custa mais que o dobro de um MTE, MTE que usa de componentes "comuns", encontrados em lojas, onde eles nunca devem ser submetidos as condições que os especiais da Delphi são... por isso que um MTE dura muito menos que um DElphi...

Todo transistor quando trabalhado em região de saturação que é quando ele amplifica uma corrente/tensão ele gera um calor, tem transistor que só de ligar ele esquenta sem fazer esforço nenhum... esforçando então.... vixi, queimam a mão MESMO.
O radio do seu carro tem transistor se reparar na traseira do seu radio tem uma peça de aluminio fundido que é exatamente o dissipador dos transistores de potencia de saida do radio...

Portanto todo e qualquer transistor usado para amplificar irá gerar calor, esse calor rouba a eficiencia do mesmo, portanto ele tera que compensar isso, gerando mais calor, e assim por diante, aí tu cola ele numa peça do motor chamado corpo do distribuidor que fica na altura do cabeçote, e que chega a esquentar tanto que é impossivel por a mão na tampa de valvulas, imagina como fica o transistor do HEi que já gera calor por sí só, e ainda fica numa caixa plastica que aumenta MAIS AINDA o calor por acumulação de massa termica, e para dissipar numa peça QUENTE... não tem como... o HEI da Delphi faz milagres da eletronica...

Tenho certeza que a Delphi usa componentes de uso militar, para aguentar essas condições, para quem não sabe existe versões comerciais de componentes e versões militares que são fabricadas para trabalhar em condições EXTREMAS, e isso tem o preço... é certeza que a Delphi usa deles... ou voces acham que o robo que vai para marte é feito com componentes encontrados na 25 de março? Claro que não né....

PASTA TÉRMICA - Esse cara é um tanto controverso, porque?
Simplesmente porque se bem usado, faz o serviço e muito bem, mas se mal usado ele mais atrapalha do que se não tivesse... Como o Carlos Freire disse ele usou o Delphi dele por anos sem pasta termica, porque? Porque o HEI Delphi é um HighLander... e aguenta tudo...

Para que serve a pasta térmica?
Vamos pensar no seguinte, temos duas superfícies, uma do módulo HEI e outra da parede do distribuidor onde ele é encostado, a do distribuidor nem preciso dizer que não é lisa pois é bem rugosa, a do módulo HEI por mais lisa que seja ela não é 100% reta, e o que acontece, quando encosta os dois eles não ficam 100% encostado entre si, e o ar entre as duas superficies faz com que a temperatura aumente MAIS AINDA. É aí que entra a pasta térmica, a função dela não é ficar entre toda a superficie e SIM tirar os espaços vazios entre as duas, dessa forma tirando o ar existente entre elas, e é claro ela ajuda na transferencia de uma para outra, mas não absorve calor nenhum... SE COLOCAR PASTA TERMICA EM EXCESSO ELA FARA O EFEITO CONTRARIO, OU SEJA, ISOLAR E PIORAR A TRANSFERENCIA.

Silicone? Nunca vi silicone, ele é isolante em qualquer situação... melhor deixar sem nada do que com silicone... eu até consideraria silicone ao redor do HEI até para evitar que a pasta evapore com o passar dos anos, mas entre as superfícies jamais...

Espero ter ajudado no assunto...

Abraços... e em breve eu farei algo igual a isso... e não considero isso uma gambiarra, isso é uma melhoria de projeto que a GM não teve vergonha na cara de corrigir, mesmo sabendo que IA dar problema, eu considero um projeto bom aquele que funciona bem com qualquer componente se começar a precisar de componente fabricado por X fabricante eu já não o considero bom, pois tem margem de erro... a GM poderia muito bem ter corrigido isso em 94 ou até mesmo em 93... mas... como tava saindo de linha mesmo... deixa assim e vamos vender...

FUI...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso mesmo Vinicius, nao é confiavel senao as pessoas nao andariam com um HEI atira-colo, eu mesmo faria isso tb. lembrando que ate os mortais Delphi queimam alguns retificam o motor com a peça original outros queimam antes mesmo da troca da correia de comando. entao nao da pra avaliar, oque da pra dizer que é sim um erro de projeto e que faz queimar os transistores la dentro. pq nao colocaram no coletor de escape de uma vez rsrsrsrs

é a primeira vez que vejo na minha vida eletronica um transistor receptor de calor e nao emissor HAHA, mas uma coisa é certa os engenheiros dessa epoca aprenderam com os erros. hoje o modulo de ignição fica embutido na ECU com dissipação propria e isolada. a Deplhi suporta mais a tolerancia justamente por ter componentes de 1º nao xiningling. por exemplo siemens,texas instrument,etc é 1º

a questao da pasta termica em um projeto Fail é pouco importante, se ele é saturado nao vai ter muito efeito a pasta. mas em uma situação normal como é o caso agora do Dutra é valido.

alias melhorou muito Dutra tua modificaçao, colocou um suporte embaixo tambem? nao esqueça que nao pode ficar balançando a peça tem que ficar bem rigida. depois é so comprar conduite corrugado preto automotivo e encapar os fios e ja vai estar muito bom. pode ter certeza que teu HEI vai agradecer :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

poise gente, erro é erro e temos que correr atraz né, eu nao iria citar mas quem fez me autorizou mas sem citar nomes , e emfim , um cidadao tremendamente irritado com essa de hei queimar e ficar na mao , fez o seguinte : foi a uma casa de preparaçao, arrumou um tipo de pequenino intercooler ( radiador) e com um pequenino compressorzinho e uma leve carga de nitrogenio , ( tipo o mesmo do ar/con.) fez uma baita geladeira ao lado das correias com o hei adaptado, bobina eletrica e map, olha !, TUDO FICOU GELADO MESMO !!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e nisso ele me disse : eu nao sei o que é queimar o hei a 6 anos depois dos 9 heis que queimaram , bom, ele disse que usou de todas as marcas, ai ja nao sei né,mas que bom que ele deu um jeito no seu tuba azul sl/eu nao sei o ano ... posso dizer que ficou mais bizarro que o meu, nao gastou mais do que 300 em tudo ! ,e isso que fez me deu umas ideias de melhorias em outras coisas , mas isso é outro assunto pro futuro kkkkk ,

vrsilva, o que voce disse de fato é verdade , o que posso afirmar e ate onde posso chegar é : o nome disso tudo que citou é pressa de concorrencia ou em resumo , o topo de vendas em curto prazo com previsao.

rafaelo, posso afirmar que sim, ta bem mais refrigerado e mais discreto kkkkkkkkkkkkk , tem sim uma pequena borracha embaixo e ta firme só que como eu estava com pressa pra sair e resolver um encrenca que apareceu agora no carro e ate vou postar o link ,nao tive tempo de colocar uns coxins que separei so pra ele.
so que eu fui meio burro no trabalho , eu poderia fazer o esquema de ligaçao com os sistema temporario dos acionadores de vidros eletricos, pois ao desligar o carro enquanto os interruptores dos vidros estiverem ligados o cooler tambem estara refrigerando kkkkkkkkk mas nao vou fazer nao , deixa assim mesmo ,agora é so melhorar esteticamente ainda mais depois do que aconteceu a seguir :

viewtopic.php?f=6&t=23255

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva, o que voce disse de fato é verdade , o que posso afirmar e ate onde posso chegar é : o nome disso tudo que citou é pressa de concorrencia ou em resumo , o topo de vendas em curto prazo com previsao.
Amigos,
opinião por opinião, as montadoras compram pacotes e no caso do HEI a Rochester já era fornecedora da GM com o Hei incrustado no distribuidor.
Posteriormente a Delphi mundialmente comprou a Rochester.
A qualidade foi mantida, tanto é que dá-se preferência aos produtos Delphi. Lembro ainda que o mercado de reposição ainda é um grande filão, visto que além da MTE a Magnetti Marelli também é fornecedora dessa fatia de mercado sem exclusividade Fiat onde é sua principal fornecedora.

Poderiam ter optado pela caixinha semelhante a da Bosch que veio num momento 'eletronizar' a ignição, porém, compraram o pacote da Rochester onde o Hei é dentro do distribuidor.

Resta agora sair do original e procurar soluções onde se configure uma melhor dissipação de calor com radiadores no distribuidor(Rafaelo)
montagem em dissipador externo (Dutra) e ou na parede corta fogo (Kadetteiro)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

TUDO FICOU GELADO MESMO !!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e nisso ele me disse : eu nao sei o que é queimar o hei a 6 anos depois dos 9 heis que queimaram , bom, ele disse que usou de todas as marcas, ai ja nao sei né,mas que bom que ele deu um jeito no seu tuba azul sl/eu nao sei o ano ... posso dizer que ficou mais bizarro que o meu, nao gastou mais do que 300 em tudo ! ,e isso que fez me deu umas ideias de melhorias em outras coisas , mas isso é outro assunto pro futuro kkkkk ,
Eu não sei o que é queimar o HEI a 13 anos e em 251.000km, rsrsrsrs!!! Detalhe, está tudo original sem modificações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

os originais HEI vao durar bem mais por terem componentes de qualidade mas nao sao blindados e tao pouco confiaveis mesmo sendo original. so fazer uma pesquisa e vamos encontrar queimas de HEI delphi isso em forum, no brasil inteiro deve ter mais exemplos anonimos.

um pouco de informação a respeito de refugos tecnologicos. o modulo HEI(desenvolvido pela Delco-Remy) é antigo um sistema muito do ultrapassado dos meados anos 70 precisamente 1974 oficialmente sairam nos GMs americanos. sim chega no brasil tudo atrasado e defasado e o pessoal "acha" que é algo moderno.

mesma coisa os modulos ABS. eu depois que instalei no meu fiz muita procura e estudo a respeito de versoes,modelos,informaçao tecnicas,recursos etc. o ABS do omega,vectra A é o 2E Bosch versao 2.0 a primeira versao feita e comercializada na europa 1978 :D. sim meus amigos brasil comprando sucata e atualizando pra meros mortais. e cobrando bem tb rsrsrsr

o meu ABS é o 3º mais novo da Bosch versao ABS 8.0 antigo tambem, lançando em 2001(europa) e so saiu no brasil em 2010. existe o 8.1 2003(europa) e 2011 brasil. e tem o lancamento ABS 9.0 ja la tem aqui ainda nao, quem sabe em 2020 rsrsrs...

onde quero chegar com isso, é simples instalam refugos em nossos carros. é comprado tecnologia defasada mais a coisa mudou anos pra ca... a multec 700 é uma IE de 1980 que foi utilizada nos GM 1991 brasil. esse meu omega A 1993 usa muita tecnologia defasada tambem. ABS de 1978 e IE de 70 e poucos.

como ja falei em outras ocasiões, o HEI foi aposentado quando entrou as IE digitais(0-1 logicos) e o processador que controla o sistema de ignição(driver) é interno compondo 1 ou 2 transistor IGBT, 1 ou 2 resistor. assim dificilmente vai achar problema nisso, ate pq eles tem proteção contra super aquecimento e tensao. diferente do HEI que nao desarma ate queimar ja que nao sao controlados e sim autonomos(so recebem sinal de disparo mais nao sao monitorados)... entao os EFI estao sugeito a esse problema de queima e o meio mais seguro e andar com um reserva e rezar pra nao ser escolhido.
Editado pela última vez por Rafaelo em 19 Mai 2012, 13:10, em um total de 1 vez.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, pode ser... mas também creio muito em avaliações erradas. Muitos trocam tudo e dizem ser defeito do HEI. A maior parte dos defeitos no Monza EFI tem causa na bobina impulsora e, os reparadores condenam sempre o HEI. Trocam a bobina impulsora e o HEI e dizem ser defeito do HEI e a bobina foi trocada por prevenção... É o que fazem...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

exato mais ae ja é problema de falta de informação do operador em questao em condenar peças supostamente inteiras. toda peça eletronica esta sujeita a queima umas mais outras menos oque depende do projeto,qualidade componentes,condução,clima,etc,etc. nenhuma é blindada ate mesmo as mais modernas queimam raramente mais acontece eu e um amigo eletronico ja consertamos uma ECU que tinha pifado um componente a ECU nao ligava. reparos em ECU,ABS sao frequentes se for generalizar as montadoras de hoje em dia.

a queima do HEI seria minimizada se tivesse um dissipador e fosse isolado do calor transistores nao sao "feitos" pra receber calor e sim emitir. outra causa da queima do HEI e poucos sabem é o proprio projeto HEI(high energy ignition) ele produz muita energia que pode fazer a queima devido sobre tensao caso aconteça. um regulador de tensao com defeitos, muito ruidos de fundo, cabos de velas com resistencia de feituosas,entre outros que podem acelerar sua queima precose.

o mesmo vale pro sensor de rotação VR a bobina fica muito exposta a altas temperatura,sujeira e tambem é bem comum sua queima. o mesmo hoje é feito por um sensor blindado de rotação Hall ou VR escondido que dificilmente queima.
Responder