PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Renatosouza »

Carlos Freire/Waldir, foi isso que deduzi , agora é só ter a certeza pra aplicar na prática.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Editei mais uma vez o meu post anterior depois de ter pesquisado mais um pouco, inclusive o sistema de abertura e fechamento de válvulas admissão e escape que segue o mesmo sistema de graus para definir as medidas dos cames do eixo de comando.
Na literatura é considerado até o APMS medio em virtude do 'retardo' na mudança de curso do pistão via biela. (a grosso modo ele sobe... estaciona... e desce (frações de segundo)

Consta na apostila do Doutor I.E., e se estiver correta a informação, tanto nos motores a gasolina como no alcool
a UCE em modo de ajuste travará o motor (conforme programação da UCE) em 10º APMS

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Hartz 86
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Hartz 86 »

Olá!
Me permitam pegar uma "carona" no tópíco e tirar uma dúvida.
Como sabem, meu Monza é ano 86 e 1.8 a gasolina, sem ar, carburação simples.
Logo depois de comprá-lo, ao fazer aquela revisão básica, me deparei com
apenas "uma" marcação na polia do virabrequim.
Como o Monza 88 do meu piá é a álcool e 2.0, na polia dele vem a graduação de 0 a 10 graus.
Fiquei confuso.
Então pergunto:
Como faço pra colocar o meu Monza no ponto estabelecido pela fábrica?
É só coincidir a marca da polia com a marca ponteaguda do bloco?
Pelo que vi, a graduação somente ocorreu nos motores a álcool para achar graus diferentes.
Estou receoso em mecher sem saber, pois tenho pistola de ponto e gostaria de deixar certinho.

Obrigado!
Hartz.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Hartz,
o que eu sei é que deveria verificar se o sincronismo do virabrequim e do comando de válvulas estão corretos e consequentemente estariam em PMS.

Se o distribuidor não foi mexido deve mantê-lo na marcação de fábrica das flanges e isto estaria em 10º APMS que pode ser verificado com a lâmpada de ponto.

Se a única marcação não 'casar' aos 10º graus, poderá movimentar o distribuidor ajustando o avanço.
iczerdragon
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: Monza 650
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por iczerdragon »

waldir escreveu:Harryson,
vamos devagar pra entendermos bem:
Waldir desmontei o meu e verifiquei a marca, fica entre o 9 e 10,mais para o 10.
A foto que vc postou foi um estudo que fiz há 3 anos, e estava solicitando uma informação da localização e que conforme informação atual verifica-se que a marcação da capa fica no 10º no estudo, vide foto abaixo:

Imagem

Em função da polia damper (centro emborrachado) é ideal que se verifique se o sincronismo da correia dentada está correto.
Aproveitando a posição, trace uma perpendicular para marcar o PMS na polia. vide diagrama abaixo
Depois com a pistola estroboscópica com avanço digital e a UCE no modo de ajuste, acha-se facilmente o 7ºAPMS

Imagem
Essa marcação da capa em forma de triangulo,significa o ponto morto superior????
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

dragon,

essa marcação no diagrama é utilizado para o sincronismo do virabrequim. Sim quando está aí na marcação indica que o pistão 1 está em PMS

é o item 2 em azul

Imagem

mas lembre-se para estar sincronizado é preciso que o item 1 também esteja na marcação correspondente, isto é, virabrequim e comando de válvulas sincronizado e significando que o pistão 1 está em PMS

A partir daí coloque a capa plástica, trace uma perpendicular à marcação do virabrequim e marque na capa

2- coloque a polia corretamente e onde coincidir com a marcação da capa plástica faça a marcação na polia como 'zero' PMS(ponto morto superior)
3- com a lampada estroboscópica com avanço digital e movimentando o distribuidor (após jumpear o AeB após o 2º acionamento da ventoinha (motor quente) será "achado" o 10º APMS (Antes do Ponto Morto Superior) que será o momento que a faísca da vela será lançada no 1º cilindro para os veículos somente à gasolina.

A protuberância na capa plástica onde está alojado o parafuso inferior direito é a referência de 0º APMS

Se a sua capa ainda tem tal saliência e as polias estão sincronizadas pode-se utilizar a marca para aferir o APMS
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

estava com problemas no meu carro e ja estava desanimado ate em viajar com ele,pois bebia muito e nao desenvolvia na estrada.
quando estava com o cabeçote do EFI,ele tinha umas quedas de rendimentos estranhos.
estava bem e derrepente perdia ate para bicicleta.
voltei o cabeçote dele e notei uma melhora na rua.
fim de ano fui viajar e o carro mais uma vez me decepcionou.
em alta ele desenvolvia bem,mas forçando perdia para carros bem inferiores.
descia de 120 km/h e em qualquer subidinha ele caia para 60 km/h
chegando aqui eu descobri,mas queia saber com os amigo o que posso estar fazendo errado.

coloquei a correia dentada em posiçao,rosqueei a polia damper sem apertar,para nao girar o motor e tirei esta foto.

Imagem

somente ai eu vi que estava pegando a referençia de ponto errada.
eu achava que era neste rasgo maior o PMS e o menor seria os 8 graus de avanço.
mas ele deu o pms no rasgo menor :shock:
ai,eu ajustei o ponto do carro pegando como referençia este rasgo menor e pimba.
o carro esta perfeito,mas ainda estou receoso em colocar na estrada e ele pipocar mais uma vez.
nao se preocupem com a marca mais nova toda a esquerda,foi eu que fiz pegando como referençia a chaveta para
poder comparar com outra polia.
Imagem

estou pensando em comprar uma polia de monza sem direçao e ar para poder colocar ele no ponto,pois perdi completamente a
confiança nesta polia.

ou eu estava fazendo errado :smt017 :smt017
afinal,tem uns 03 anos que meu carro esta assim,mais piorou com o cabeçote EFI.
ai eu ficava perdido se o motor estava assim por causa do cabeçote ou era alguma outra coisa.

se puderem me ajudar com esclarecimentos eu agradeço e fica a dica para outros monzeiros :smt023
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Jesuíno,

Vc não poderá escapar de passar uma pistola estroboscópica para aferir o ponto.

Vc colocando o 1º pistão em PMS (rigorosamente, isto é conferindo as marcações da polia inferior e superior, lembrando que em cada duas voltas da polia do virabrequim a do CV vira uma vez.

Isto feito, Vc pode marcar na polia conforme referência da capa plástica o Ponto Zero (PMS) e depois com uma pistola de ponto e girando o distribuidor levá-lo ao 7º APMS depois do motor estar quente..

Se o distribuidor é original e não foi mexido (eixo e mesa) e veio com o Monza com certeza, é só usar a marca de fábrica na flange da torre com o distribuidor.

Deixe no "ponto ideal" que Vc percebeu e na primeira oportunidade faça a aferição.
Responder