Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por RicardoDS »

Neste caso, tanto faz gasolina ou álcool. Com a vantagem de um acréscimo de potência e torque 8)
Aqui a diferença está menor, é R$2,39 o álcool e R$2,899 a mijolina.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

RicardoDS escreveu:Achei estranho esse desgaste. Conheço Vectra 2.2 16v que já passou dos 200mil km e a parte de baixo do motor ainda está toda std. :smt017
Ricardo, o meu continuou STD. Provavelmente, se nao abrisse, so ia perceber algo bem mais la para frente. Pode ser o caso deste que voce conhece, o dia que abrir e olhar, pode ter uma surpresa desagradavel...

E como eu disse, tiramos o cabeçote do meu monza quando estava sendo turbinado para revisar (na verdade foi mais porque dois prisioneiros do coletor quebraram, senao nem ia abrir) e os cilindros apresentavam desgaste muuuuito menor que o do meu vectra, com menos da metade da km rodada.

Lembrando que os dois estao na familia desde 0 km, entao, nem posso colocar a culpa nas gambiarras dos donos anteriores... hehehe :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

É... eu pelo menos posso jogar a culpa em alguém :lol:
Mas pode ser devido ao curso maior e as bielas menores.

Aproveitando o post, os pistões agora são KS. Os MetalLeve que o cara tinha lá estavam com a cabeça reta. Provavelmente do Monza álcool carburado.
Acredito que só na semana que vem é que eu estarei com o motor fechado.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por RicardoDS »

500EF escreveu: Ricardo, o meu continuou STD. Provavelmente, se nao abrisse, so ia perceber algo bem mais la para frente. Pode ser o caso deste que voce conhece, o dia que abrir e olhar, pode ter uma surpresa desagradavel...
Com certeza vai ter uma surpresa.

Mas isso aí eu considero normal. Não é o primeiro caso que ouço do cilindro gastar mais em uma das laterais do bloco.
Inclusive, a alguns meses atrás vi a abertura de um motor desses, e também estava com este tipo de desgaste.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Pessoal, me passou pela cabeça agora.
Já ouvi relatos de como amaciar um motor. Uns dizem para descer a madeira já de cara, outros dizem que é para rodar uns 100KM e depois tá liberado o espanco. Outros já disseram para andar normalmente, que não existe essa de amaciar.

E aí, qual é a receita mais indicada?

Aproveitando o post, meu motor vai ficar com uma taxa aproximada de 13,5:1. A vela, necessariamente teria que ser mais fria, certo?
Essa aqui ficaria boa no meu carro?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kr9eix-_JM
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por 500EF »

Sei que voce tem que fazer uma primeira troca de oleo + filtro bem cedo, coisa de 500 ou 1000km.

E sobre a vela, pela taxa eu iria de grau 8 ou 9 mesmo. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Comprei as meninas:
Imagem

Aproveitando, comprei tb os terminais da bateria, para realizar o tutorial da troca dos cabos do alternador:
Imagem

Agora vai ficar tudo organizado!

Só tá faltando a tampa de válvulas e as mangueiras do ar quente. Mas já foram providenciadas. Ambos zero km e originais GM.Imagem

[EDIT]Só para constar, comprei a tampa de válvulas original e zerada. Mas pena que as mangueiras do ar quente são peças obsoletas na GM. Vou ver se compro usadas mesmo, mas por enquanto, vou andando com o ar quente isolado.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral

Mensagem não lida por José Leal »

Um dia eu falei: "Quero muito colocar os pistões do Monza álcool no meu motor".

E esse dia está chegando! Estão aí os meninos:
Imagem

Certeza que até 4ª feira meu motor vai estar funcionando.

Já fiz tb a troca dos cabos do alternador/motor de partida/bateria e só estão faltando os terminais da bateria. Até 4ª já devem estar aqui tb.
Vou conversar com meu irmão e ver se ele me arruma uns 5l de água destilada (ele trabalha na companhia de abastecimento de água de GO, então vai ser fácil) e colocar o aditivo ACDelco.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder