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Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 30 Jun 2012, 16:09
por Sheldonn
carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:

1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?

2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?

3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?

4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?

Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 30 Jun 2012, 19:32
por Carlos A. Freire
Sheldonn escreveu:carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:

1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?

2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?

3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?

4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?

Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?

Sheldonn, vamos lá:

1- Não me lembro de cabeça como são as travas do rolamento. As fotos não são muito claras a esse item. Mas, o pouco que me lembro são apenas encaixadas. Se não remover o rolamento, não vai conseguir remover o porta escovas para uma melhor limpeza do induzido. Se não conseguir remover o rolamento ainda é possível fazer essa manutenção de forma satisfatória.

2- Escovas, também conhecidas por carvões são as peça que fazem o contato direto entre a tensão de entrada +12vcc e o induzido. Porta escovas é o suporte que segura os carvões ou escovas.

3- No induzido, as placas de cobre onde os fios são soldados e fazem contato com os carvões (escovas) são chamados de coletores. São vários quadrados (coletores) que não podem ter contato com os quadrados ao lado. Com o tempo o material de desgaste dos carvões, que são condutivos se depositam no espaço entre os coletores e prejudica o funcionamento do motores elétricos. Por isso devem ser limpos e, uma agulha é uma boa ferramenta para esse serviço. Se os coletores estiverem escuros, seria bom passar uma lixa para melhorar o contato.

4- Graxa comum do tipo fina, como graxa de rolamentos ou, na falta, use vaselina em pasta.

Abs,

Carlos Freire

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 01 Jul 2012, 19:43
por Marcel Murai
tem no mercado um adaptador para motor carto.