carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:
1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?
2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?
3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?
4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?
Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?
Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Sheldonn escreveu:carlos mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. A sua disponibilidade faz com que as coisas andem com mais rapidez. Agora ainda continuo com dúvidas a respeito da limpeza do motor e vamos a elas:
1- É necessário remover o rolamento, mas o problema é que eu não sei como removê-lo. Ele tem uma travinha na parte superior e na parte inferior que faz com que ele não se movimente de cima para baixo. Essas travinhas eu não sei como remover então fica muito complicado para remover o rolamento. Como faço isso?
2- Você se refere às escovas e porta escovas mas eu ainda não sei do que se tratam. O porta escovas é essa peça de nylon que fica ao entorno de um rotor? E as escovas o que são?
3- Você se refere a um coletor que deve ser limpo com uma agulha. Aonde fica esse coletor? Como medir a continuidade dos "quadrados" do coletor?
4- Qual a melhor graxa para utilizar na lubrificação do motor? Pode ser graxa normal?
Ps 1.: adianto que a engrenagem que fica na parte blindada está perfeita não está quebrada nem com os dentes gastos o movimento está perfeito.
Ps 2.: como faço para remover essa massa preta que fica no motor? Está ressecada o que utilizo?
Sheldonn, vamos lá:
1- Não me lembro de cabeça como são as travas do rolamento. As fotos não são muito claras a esse item. Mas, o pouco que me lembro são apenas encaixadas. Se não remover o rolamento, não vai conseguir remover o porta escovas para uma melhor limpeza do induzido. Se não conseguir remover o rolamento ainda é possível fazer essa manutenção de forma satisfatória.
2- Escovas, também conhecidas por carvões são as peça que fazem o contato direto entre a tensão de entrada +12vcc e o induzido. Porta escovas é o suporte que segura os carvões ou escovas.
3- No induzido, as placas de cobre onde os fios são soldados e fazem contato com os carvões (escovas) são chamados de coletores. São vários quadrados (coletores) que não podem ter contato com os quadrados ao lado. Com o tempo o material de desgaste dos carvões, que são condutivos se depositam no espaço entre os coletores e prejudica o funcionamento do motores elétricos. Por isso devem ser limpos e, uma agulha é uma boa ferramenta para esse serviço. Se os coletores estiverem escuros, seria bom passar uma lixa para melhorar o contato.
4- Graxa comum do tipo fina, como graxa de rolamentos ou, na falta, use vaselina em pasta.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
tem no mercado um adaptador para motor carto.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.