Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Eduardo vai um subito, paquimetro, micrometro, comparador, lamina calibradora, papel medidor de folga.
sem essas ferramentas fica complicado medir com precisão, motor senao fizer as coisa correta acaba batendo ou gastando ou queimando oleo onde antes nao acontecia.
ah falta o torquimetro. ta valendo apena Eduardo? sei que tua ideia é tu mesmo mexer e aprender oque acho valido, mais tem um investimento por tras. esses equipamento passa brincando dos 700,00
Diego, depende oque for pode trocar, mais tem componente criticos que NAO podem ser trocador por STD em peças usadas... cada peça adquire "memoria mecanica" elas nao gastam parelho... exemplo é trocar pistao STD em bloco usado sem mesmo bronir... ou troca cascaquilho STD sem mesmo polir os colos ou mandrilar eles... isso pra bater o motor é rapidinho. parte de baixo é muito critico
sem essas ferramentas fica complicado medir com precisão, motor senao fizer as coisa correta acaba batendo ou gastando ou queimando oleo onde antes nao acontecia.
ah falta o torquimetro. ta valendo apena Eduardo? sei que tua ideia é tu mesmo mexer e aprender oque acho valido, mais tem um investimento por tras. esses equipamento passa brincando dos 700,00
Diego, depende oque for pode trocar, mais tem componente criticos que NAO podem ser trocador por STD em peças usadas... cada peça adquire "memoria mecanica" elas nao gastam parelho... exemplo é trocar pistao STD em bloco usado sem mesmo bronir... ou troca cascaquilho STD sem mesmo polir os colos ou mandrilar eles... isso pra bater o motor é rapidinho. parte de baixo é muito critico
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
eduardo_saura
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Dessas ferramentas, tenho o torquimetro, paquimetro e lamina calibradora. Faltaria o subito, comparador e papel medidor.Rafaelo escreveu:Eduardo vai um subito, paquimetro, micrometro, comparador, lamina calibradora, papel medidor de folga.
Estou achando mais vantajoso mesmo não mexer nesse bloco. Melhor só trocar a bomba de óleo, agua, ver para sacar aqueles dois parafusos presos e fechar ele.
O que penso é na carbonização lateral dos pistões. Na cabeça, tranquilo descarbonizar, mas nas laterais só desmontando, mas aí vem o que o Diego disse, se sacar os pistões obrigatóriamente tem que trocar os anéis, e aí como vc disse, se trocar os anéis por outros da mesma medida teria que pelo menos brunir as camisas.
Se deixar como está, esses anéis podem ir para o vinagre logo logo também, pois devem estar super fragilizados.
:smt017
-
Rafaelo
- MODERADOR
ata, pensei que nao tinha esses equipamentos. qual quilometragem ta esse motor? motores de alta rodagem é mais critico fazer apenas troca de peças novas sem retificar. se for so limpeza é simples, lava com diesel que vai sair toda a sujeira das canaletas, W40 borrifando ali dentro tb ajuda muito. nao precisa desmontar o motor. depois um ar comprimido e uma pre lubrificaçao ta novo novamente. fiz isso no antigo 1.6 e tive bons resultado, apesar de o 4 cil° ja tava queimando oleo
também faria o mesmo no teu lugar, pq mexer em motor vai alguns reais e quando ve se torna mais vantajoso compra um bloco parcial. e sempre da aquele imprevisto
nao esquece de limpar os tucho, vide meu video.
também faria o mesmo no teu lugar, pq mexer em motor vai alguns reais e quando ve se torna mais vantajoso compra um bloco parcial. e sempre da aquele imprevisto
-
eduardo_saura
Teóricamente tem 130.000 km.Rafaelo escreveu:ata, pensei que nao tinha esses equipamentos. qual quilometragem ta esse motor? motores de alta rodagem é mais critico fazer apenas troca de peças novas sem retificar. se for so limpeza é simples, lava com diesel que vai sair toda a sujeira das canaletas, W40 borrifando ali dentro tb ajuda muito. nao precisa desmontar o motor. depois um ar comprimido e uma pre lubrificaçao ta novo novamente. fiz isso no antigo 1.6 e tive bons resultado, apesar de o 4 cil° ja tava queimando oleo
Bom, então vou aceitar a idéia da limpeza.
Vamos as perguntas
1- Como vou conseguir limpar as canaletas com o diesel?
2- Posso lavar com diesel sem dó o virabrequim e bloco internamente?
3- Como enxaguo depois? Com lavadora de alta pressão? Ou nao pode ir agua?
4- como faço essa lubrificação, tendo em vista que estara tudo montado. Como vou aplicar óleo nas bronzinas fixas e móveis?
5- para evitar oxidação das camisas, após a limpeza aplico wd40?
Ps. Os tuchos vou colocar tudo novo. Vou comprar comando novo, tuchos novos, balancins novos, além de fazer o cabeçote completo. Só espero que a parte de baixo aguente a compresssão, já que em cima estará tudo zero.
-
Rafaelo
- MODERADOR
ja tem um certa idade, o meu queimava oleo com 105k, melhor entao deixar como esta ate ele começar a fumar de verdade 1/3 da vida dele esta ae, tem tempo pra usar ainda.eduardo_saura escreveu:Teóricamente tem 130.000 km.
coloque em PMS e com a ponta do spray W40 esborrifa com vontate e deixa la pelo menos 30min o liquido sem mexer, depois lave com diesel e ar comprimido, tambem pode usar querosene que vai sai toda a sujeira por baixo da saia do pistao. escorrer no casoeduardo_saura escreveu:1- Como vou conseguir limpar as canaletas com o diesel?
sim, deve. querosene tb é valido. ambos sao oleo e protege.eduardo_saura escreveu:2- Posso lavar com diesel sem dó o virabrequim e bloco internamente?
agua e um pouco de detergente neutro, depois pode secar usando ar comprimido e aquecedor de mao isso retira toda umidade e oleo restante.eduardo_saura escreveu:3- Como enxaguo depois? Com lavadora de alta pressão? Ou nao pode ir agua?
deixa o bloco no nivel de funcionamento(pistao pra cima) e no canal de lubrificaçao de mancais aplique oleo novo sem dó, ate escorrer por baixo do bloco nos furos de drenagem. mexa manualmente o vira ate lubrificar tudo. tem que lubrificar os aneis e camisa, use um spray micro oleo pra isso.eduardo_saura escreveu:4- como faço essa lubrificação, tendo em vista que estara tudo montado. Como vou aplicar óleo nas bronzinas fixas e móveis?
wd40 é um descarbonizante, pra lubrificar e micro oleo em spray, se acha facil em qualquer lugar.eduardo_saura escreveu:5- para evitar oxidação das camisas, após a limpeza aplico wd40?
legal, vai fica muito bom, fica tranquilo q suporta.
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Entendi o que vc quis dizer, Rafaelo... No meu caso foi feito polimento do virabrequim e um "brunimento" nas camisas.... eu não diria nem brunimento, mas passou só pra deixar aqueles "arranhões", sabe? Tirando praticamente nada de material...
Não foi somente tirar as peças e colocar as novas...
Não foi somente tirar as peças e colocar as novas...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
eduardo_saura
-
Rafaelo
- MODERADOR
da sim Eduardo, esse é micro oleo.
eu uso esse http://www.starrett.com.br/produtos/pro ... &linha=103
esse teu tambem serve pq o rolamento da broca vai mais de 200k rpm, entao se trata do mesmo oleo extra fino.
Diego, ah sim se foi feito um polimento de face e se nao foi constatado ovalizaçao nos munhoes e cilindro e foi feito oque fizeram pode sim. mais teu motor na epoca nao era tao usado assim, entao blz.
eu uso esse http://www.starrett.com.br/produtos/pro ... &linha=103
esse teu tambem serve pq o rolamento da broca vai mais de 200k rpm, entao se trata do mesmo oleo extra fino.
Diego, ah sim se foi feito um polimento de face e se nao foi constatado ovalizaçao nos munhoes e cilindro e foi feito oque fizeram pode sim. mais teu motor na epoca nao era tao usado assim, entao blz.