Ainda tenho algumas dúvidas a respeito da abertura do motor, se é ou não possível, por isso peço a opinião dos amigos mais experientes.
Sheldonn, bom dia.
Há pouco tempo fiz manutenção no motor elétrico do vidro da porta traseira esquerda do meu Monza GLS 96. As vezes não funcionava e quando funcionava, estava muito lento.
Removi o motor, e constatei o defeito no componente. Abri fiz limpeza, lubrificação e após a remontagem ficou perfeito. Está funcionando de maneira muito satisfatória.
Para abrir o motor da porta traseira do Monza de 4 porta, que é igual aos motores dos Monza de 2 portas, dá um pouco de trabalho.
Tem que remover uma espécie de cola que parece ser cola de silicone, no meu caso, preta, depois descolar a capa plástica preta. Essa capa e cola são apenas proteções contra umidade.
Sem a capa, fica a mostra o motor com a capa de metal, que cobre a parte interna.
Solte os dois parafusos que fica em cima, perto do eixo, e puxe a capa de metal. Cuidado para não perder as duas porcas de fixação da capa metálica. Ao puxar a capa metálica, cuidado com as escovas e porta escovas.
Remova o induzido, faça uma limpeza geral, inclusive, limpando os espaços entre os coletores.
Depois de limpo induzido, carcaça e engrenagem, faça a lubrificação do eixo na parte de cima e embaixo, que tem buchas.
Na remontagem, cuidado com a colocação da escovas, para não estraga-las e seu porta escovas.
Monte a capa preta e coloque cola de silicone para vedar e evitar umidade.
Aqui está o tópico onde fiz um breve comentário sobre esse problema:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... to#p263867
Já fiz manutenção nos motores das portas dianteiras, que são bem diferente desses da traseira. Na frente é bem mais fácil. Mais fácil para remover o motor e fazer a desmontagem, limpeza e lubrificação. Também fiz nos motores dianteiros de Monza de amigos.
Os motores das portas traseira e dos Monza de 2 portas a dificuldade maior é de remover a capa plástica preta sem quebrar e remover a cola de silicone. Consegui fazer sem quebrar nada, rsrsrsrs!!!
Abs,
Carlos Freire