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Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 28 Jun 2012, 23:21
por luiz sle
Sheldonn, já fiz manutenção da engrenagem desse motor M. Carto. Pode e deve abri-lo. Com o passar dos anos a graxa seca, e a engrenagem fica sem lubrificação, o que diminui drásticamente sua vida útil. Terá que estourar os rebites originais, e colocar parafusos depois, nos furinhos que existem ao lado dos rebites, que acredito serem próprios para isso. Terá que usar um jogo de machos ou ir forçando a rosca com o parafuso novo, eu usei um jogo de machos + vira machos e só depois coloquei os parafusinhos. Quando a parte elétrica desses motores, não mexi, mas terá que tirar toda a massa de calafetar existente original.

Abraço.

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 29 Jun 2012, 09:48
por Sheldonn
luiz sle escreveu:Sheldonn, já fiz manutenção da engrenagem desse motor M. Carto. Pode e deve abri-lo. Com o passar dos anos a graxa seca, e a engrenagem fica sem lubrificação, o que diminui drásticamente sua vida útil. Terá que estourar os rebites originais, e colocar parafusos depois, nos furinhos que existem ao lado dos rebites, que acredito serem próprios para isso. Terá que usar um jogo de machos ou ir forçando a rosca com o parafuso novo, eu usei um jogo de machos + vira machos e só depois coloquei os parafusinhos. Quando a parte elétrica desses motores, não mexi, mas terá que tirar toda a massa de calafetar existente original.

Abraço.
Luiz por demais interessante o que você está falando. Eu acredito que o meu motor já foi aberto alguma vez por que a capinha plástica preta que envolve o motor está levemente quebrada nas bordas e com o aspecto de derretida também. Eu não vi os rebites aos quais você se refere, mas postarei algumas fotos do motor fora do mecanismo para você me indicar aonde ficam. Suponho que abrindo e fazendo a manutenção nele tudo fica mais leve e a velocidade do motor aumenta, mas vamos ver o que acontece..

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 29 Jun 2012, 10:12
por Carlos A. Freire
Ainda tenho algumas dúvidas a respeito da abertura do motor, se é ou não possível, por isso peço a opinião dos amigos mais experientes.
Sheldonn, bom dia.

Há pouco tempo fiz manutenção no motor elétrico do vidro da porta traseira esquerda do meu Monza GLS 96. As vezes não funcionava e quando funcionava, estava muito lento.

Removi o motor, e constatei o defeito no componente. Abri fiz limpeza, lubrificação e após a remontagem ficou perfeito. Está funcionando de maneira muito satisfatória.

Para abrir o motor da porta traseira do Monza de 4 porta, que é igual aos motores dos Monza de 2 portas, dá um pouco de trabalho.

Tem que remover uma espécie de cola que parece ser cola de silicone, no meu caso, preta, depois descolar a capa plástica preta. Essa capa e cola são apenas proteções contra umidade.

Sem a capa, fica a mostra o motor com a capa de metal, que cobre a parte interna.

Solte os dois parafusos que fica em cima, perto do eixo, e puxe a capa de metal. Cuidado para não perder as duas porcas de fixação da capa metálica. Ao puxar a capa metálica, cuidado com as escovas e porta escovas.

Remova o induzido, faça uma limpeza geral, inclusive, limpando os espaços entre os coletores.

Depois de limpo induzido, carcaça e engrenagem, faça a lubrificação do eixo na parte de cima e embaixo, que tem buchas.

Na remontagem, cuidado com a colocação da escovas, para não estraga-las e seu porta escovas.

Monte a capa preta e coloque cola de silicone para vedar e evitar umidade.

Aqui está o tópico onde fiz um breve comentário sobre esse problema:

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... to#p263867

Já fiz manutenção nos motores das portas dianteiras, que são bem diferente desses da traseira. Na frente é bem mais fácil. Mais fácil para remover o motor e fazer a desmontagem, limpeza e lubrificação. Também fiz nos motores dianteiros de Monza de amigos.

Os motores das portas traseira e dos Monza de 2 portas a dificuldade maior é de remover a capa plástica preta sem quebrar e remover a cola de silicone. Consegui fazer sem quebrar nada, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 29 Jun 2012, 11:35
por Sheldonn
Carlos querido muito obrigado pelas dicas. Eu vou fazer dessa maneira. A capa preta do meu motor é facilmente removível, pois acredito que alguém já removeu uma vez. Como havia dito acima não consegui remover a capa metálica, pois os dois parafusos giram em falso, mas vou reabrir e tentar novamente. Conforme tudo for andando eu posto mais updates.

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 29 Jun 2012, 13:17
por luiz sle
Sheldonn escreveu:
luiz sle escreveu:Sheldonn, já fiz manutenção da engrenagem desse motor M. Carto. Pode e deve abri-lo. Com o passar dos anos a graxa seca, e a engrenagem fica sem lubrificação, o que diminui drásticamente sua vida útil. Terá que estourar os rebites originais, e colocar parafusos depois, nos furinhos que existem ao lado dos rebites, que acredito serem próprios para isso. Terá que usar um jogo de machos ou ir forçando a rosca com o parafuso novo, eu usei um jogo de machos + vira machos e só depois coloquei os parafusinhos. Quando a parte elétrica desses motores, não mexi, mas terá que tirar toda a massa de calafetar existente original.

Abraço.
Luiz por demais interessante o que você está falando. Eu acredito que o meu motor já foi aberto alguma vez por que a capinha plástica preta que envolve o motor está levemente quebrada nas bordas e com o aspecto de derretida também. Eu não vi os rebites aos quais você se refere, mas postarei algumas fotos do motor fora do mecanismo para você me indicar aonde ficam. Suponho que abrindo e fazendo a manutenção nele tudo fica mais leve e a velocidade do motor aumenta, mas vamos ver o que acontece..
São rebites que ficam na tampa redonda, onde a engrenagem fica. Ela tem um ressalto redondo no meio, onde o eixo da engrenagem é fixado. Aqui nesta foto, mostra perfeitamente os rebites, e ao lado deles, um furo do lado de cada um:
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Terá que quebrá-los com uma talhadeira pequena, ou algo que corte os mesmo. Eu usei uma pequena talhadeira, ficou bem feito. Feito isso a tampa já tem que sair, e já verá o estado da graxa e seus componentes.

Forte abraço.

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 29 Jun 2012, 14:03
por Carlos A. Freire
Sheldonn escreveu:Carlos querido muito obrigado pelas dicas. Eu vou fazer dessa maneira. A capa preta do meu motor é facilmente removível, pois acredito que alguém já removeu uma vez. Como havia dito acima não consegui remover a capa metálica, pois os dois parafusos giram em falso, mas vou reabrir e tentar novamente. Conforme tudo for andando eu posto mais updates.

Sheldonn, é só colocar uma chave de fenda ao lado da porca para segurar. Ela solta fácil.

Abs,

Carlos Freire

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 30 Jun 2012, 11:33
por Sheldonn
Senhores muito bom dia a todos vocês. Continuamos com a batalha do motor do vidro elétrico traseiro. Primeiramente vamos às fotos do motor ainda fechado e do material ridículo que é posto para evitar a entrada da umidade, vejam:

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Essa borra preta próxima aos parafusos que você estão vendo tem a mesma textura de plástico derretido e sinceramente falando eu não sei como removê-la do motor, já tentei até solvente (Thinner), mas não obtive êxito. Aguardo opinião dos amigos mais experientes.

A seguir vamos com as fotos do motor desmontado. Depois de bater cabeça e escutar as dicas do amigo Carlos Freire, consegui abrir o dano e aí está por dentro:

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Agora é quem vem as dúvidas. O que fazer com esse motor. Como limpá-lo? Como lubrificá-lo? Como efetuar a correta manutenção nele?

Aguardo o comentários dos que entendem, por que em se tratando de elétrica o meu conhecimento é parco, por isso meus amigos peço a ajuda de vocês e aguardo comentários, sugestões e críticas como sempre.

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Enviado: 30 Jun 2012, 11:47
por Carlos A. Freire
Sheldonn,

remova o rolamento, remova o porta escovas e, faça a limpeza desse induzido.
No coletor do induzido, onde as escovas fazem contato, limpe com uma agulha a sujeira entre os "quadrados" dos coletores.

Se possível, meça a continuidade de cada quadrado do coletor.

Recoloque o porta escovas, caso as escovas estejam gastas faça a troca.

Passe uma graxa fina nas extremidades do eixo, o lado de baixo que vai na bucha e o sem fim que vai na engrenagem.

Depois é só remontar.

Se tiver problemas com engrenagem gasta ou quebrada, vai ter que quebrar os rebites para verificar e fazer a manutenção. Depois é só fazer um furo pequeno em cada rebite e colocar parafuso.

Abs,

Carlos Freire