pessoal, tirei o radiador fora pra limpar nesse fds, e completei a agua com 2 litros desse aditivo aqui:
Acontece que tenho um amigo que o pai dele é dono de loja de radiadores, e ele me disse que esse aditivo sintético rosa da MUITO problema, principalmente em carros mais antigos. E ele sugeriu que eu fosse na loja do pai dele realizar a troca de aditivo.
Pergunta, esse aditivo realmente é prejudicial ao sistema dos nossos Monzas? Li o tpc inteiro mas isso relacionado a composição e cor nao ficou bem claro.
abraços!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO! Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008 DH / Trio Elétrico / Alarme
o Avanço por ser desincrustante vai provocar vazamento se você não usava aditivo anteriormente.
Aditivo à base de etilenoglicol não provoca vazamento, ele apenas neutraliza a água mantendo o PH em 7 por muito tempo diminuindo a condutividade elétrica e evitando que ocorra o efeito galvânico.
Eu recomendo aditivo orgânico e de boa qualidade. Esse da foto não conheço.
De qualquer forma, aditivos diferentes não podem ser misturados. Se optou por mudança na composição do aditivo, a limpeza do sistema de arrefecimento deve ser melhor executada para evitar que fique partes do aditivo antigo com composição diferente. Não é a cor que diz a qualidade ou tipo de aditivo.
Sempre usei no meu Monza GLS 96 o aditivo AC Delco verde, com validade de 1 ano, fazendo limpeza do sistema ano a ano até no ano passado, onde troquei o aditivo pelo Delphi vermelho orgânico de longa vida. Antes da troca fiz uma limpeza completa, removi a bomba d'água, cavalete da Válvula Termostática, radiador... Depois de montado e troca dos O´rings da bomba d'água, cavalete da VT, bico do compartimento da VT, colocar o aditivo na proporção indicada no rótulo, está funcionando bem até agora. Já tem 1 ano que fiz esse procedimento.
Fiz a mesma coisa (procedimentos, limpeza e aditivo) no Monza Club 94 de um amigo. Tem menos de 1 ano e também está funcionando bem até o momento.
Waldir e Carlos, em primeiro lugar eu devo dizer que lendo e estudando as informações passadas por vocês aqui no fórum, nesses quatro meses que eu tô com meu monza (meu primeiro carro) eu já fiz dezenas de reparos sozinho, melhorando SIGNIFICAMENTE o desempenho dele como um todo.
Tirei fora no domingo o radiador, vt e mangueiras, limpei o radiador com Zenit, tava imundo, esse carro passou mais de um ano parado e nesses primeiros meses voltando a andar todo cuidado é pouco, como aqui no rj tá fazendo 37 graus todos os dias, me atentei a isso. Baseado na informação de vocês, tô indo agora trocar o aditivo por um de qualidade, esse amigo tem paraflu na oficina do pai dele.
Muito obrigado pelas informações!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO! Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
matheusrsouza, lembre-se que apenas remover a VT e o radiador não tira todo líquido do interior do motor. Por isso optei por remover a bomba d'água e cavalete da VT. Se tiver condições de fazer a limpeza utilizando a máquina para esse fim, melhor ainda, pois terá certeza de que o sistema estará limpo e sem vestígios de aditivos antigos.
Não sei se ele dispõe de tal aparato la, mas mesmo que nao tenha, eu mesmo vou meter a mão e drenar todo o liquido do sistema pela mangueira inferior que vai ao radiador, até sair o maximo possivel de agua pura.
Obrigado professor, e ao Waldir tambem que clareou a minha mente em relação ao funcionamento da VT e do ceboão, inclusive por mp. Vcs são demais!
quero saber qual aditivo o meu monza usa? ano 89.. fui em umas oficinas aqui na cidade e esses " trocador de peças " falam q nao é pra por aditivo pois nunca foi usado e vai dar problema
qual o aditivo correto para ano e modelo do meu carro?
vou fazer a limpeza do sistema e colocar.
lembrando que coloquei bomba da agua nova hj dia 10/11/2014 e revisei o sistema todo..
Aguardo dicas ! :smt023 :smt023 :smt023
Fabio_gonzatto escreveu:quero saber qual aditivo o meu monza usa? ano 89.. fui em umas oficinas aqui na cidade e esses " trocador de peças " falam q nao é pra por aditivo pois nunca foi usado e vai dar problema
qual o aditivo correto para ano e modelo do meu carro? vou fazer a limpeza do sistema e colocar.
lembrando que coloquei bomba da agua nova hj dia 10/11/2014 e revisei o sistema todo..
Aguardo dicas ! :smt023 :smt023 :smt023
Qualquer aditivo com etilenoglicol de preferência concentrado para ser diluído na proporção correta (leia as instruções do rótulo do produto)
Bardhal Rad Cool Plus, Radiex, Paraflu, Valeo Protect, Delphi, ACDelco, HiTech, etc
NÃO USE limpa radiadores que provoca vazamentos.
Mais informações e se você se disponibilizar a ler e entender, leia a matéria que segue: