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Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 12:53
por Fhabyo Dias Neves
José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 13:53
por Carlos A. Freire
Fhabyo Dias Neves escreveu:José valeu ai, no caso eu tenho que regular o CO, até a sonda marcar 500mV, ai eu sei que a mistura está certa, meu carro é alcool, e o dono também, KKKKKKK.
Não é bem assim... sabemos que a tensão de referência do potenciômetro de CO do Monza EFI, fica entre 1,3 a 2,0V. Se baixar para 500mv terá grande problema ao funcionamento do motor.
Se conseguir fazer um circuito, onde a tensão de referência da UCE fique como com o potenciômetro ajustado corretamente, no melhor nível de CO, e ao mesmo tempo o sensor trabalhe dentro dos parâmetros também para melhor nível de CO, aí sim pode dar certo. Imagine que o sensor de oxigênio com 500mv consegue ajustar a referência do potenciômetro ao módulo em 1,5V (é só um exemplo). Assim seria o correto.
Abs,
Carlos Freire
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 14:34
por Rafaelo
impossivel! sao 2 circuitos distintos. como o Carlos bem explicou. mesmo que a sonda indique mistura rica de mais 1.5V o modulo vai receber 1.5V oque seria pobre demais pra ela... como pode ver nao tem como usar pra nada uma sonda dessa em ligação no CO. a nao ser que faça um circuito paralelo oque acho inviavel. e mais facil troca de modulo.
agora usar uma sonda aquecida no escape pra regular a mistura base acho valido, mas ja adianto a multec 700 usa mistura travada! é como um carburador, usando malha aberta. a sonda so vai ajudar o acerto basico geral depois disso nao tem função alguma ela.
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 16:12
por Fhabyo Dias Neves
Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 16:50
por dbzronaldo
pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 17:50
por Rafaelo
Fhabyo Dias Neves escreveu:Galera, penso que a intensão dos companheiros é conseguir uma forma para acertar a regulagem de CO, dessa forma todo esforço é válido, meu carro estava com 1.82 de voltagem ai baixei para 1.80 dei uma volta da nave e senti a diferença, mas como eu tenho a certeza que a regulagem está boa, ai só fazendo a medição dos gases, mas há situações que não se tem esse recurso, ai acho válido a idéia da sonda lambda. Abraços
Fhabyo, pra acerto da mistura base é um otimo recurso vale apena instalar esse sensor.
caso vc queira instalar compre sonda bosch 4 fios planar ela é a mais precisa das sondas narrow.
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 17:56
por Rafaelo
dbzronaldo escreveu:pra trocar de modulo é simples assim?
plug and play?
ou tem q mudar o coletor, e algumas peças de dentro do motor?
abrass
ronaldo, simples nao é, mas tb nao é dificil. somente migrando pra MPFI do Espero que ainda usa distribuidor EFI e possui sonda, so teria que troca de ECU e coletor de admissao e derivados alem que alguns ajuste na eletrica. motor internamente continua intocavel nada de alteração, apenas a instalação do coletor MPFI
Re: Instalação da Sonda Lambda
Enviado: 21 Set 2010, 18:55
por Marcel Murai
rogertecmec escreveu:
...E apartir de 1995 a multec 700 veio com o sistema de recovery. Em caso de falha de algum sensor ou componente, ela entrava em um programa especifico e mantinha o carro rodando (com um consumo maior) até vc realizar o diagnóstico e a manutenção.
Acho que não é exclusivo da multec pós 1995, tenho quase certeza que desde 1992 a multec possui este recurso de recovery.
Meu ex-monza 93 consegui retornar de viagem sem o TPS, aceleração estática em 2500 RPM +/- nao me lembro.
Seria bom se o HEI tivesse um recovery nao? hehe... Apesar que os MPFI modernos se acontecer de romper o fio do sensor da roda fônica pode chamar o guincho tambem.