Opala Comodoro 1984 4cc Álcool Dourado - O Precioso
-
RicardoDS
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Opala Comodoro 1984 4cc Álcool Dourado - O Precioso
Volante está com aquela capa horrível, sinal que estão escondendo algo por baixo dela.
Pode ser a foto, mas dá a impressão que o topo do revestimento da porta dianteira direita está levantando.
Pode ser apenas pó ou iluminação, mas o painel aparenta manchas em cima. Como é um painel emborrachado, muitas marcas nunca sairão.
O salgado da manutenção é quando estoura a correia (dobro de válvulas para trocar). A troca de correia ou qualquer coisa próxima a ela é muito mais trabalhosa do que o 8v (pouco espaço e muitos componentes), o que encarece um pouco a mão de obra.
A tampa de válvulas é um pouco problemática. Se o cidadão der torque demais, ela começa a apresentar vazamentos.
Mas são itens pontuais, nada que desabone o carro ou o motor.
Sim, temos um VCD 2.2 16v 2000 de 138cv.
Consumo - melhor que meu Monza 1.8 e melhor que minha Meriva, também 1.8.
Percurso misto tem feito de 8,5 a 10,5km/l. Ultima viagem, serra, carro cheio e pé no fundo, fez 13,2km/l.
Desempenho é muito bom. Um pouco morto para sair na inércia, cambio extra-longo, dá um pouco de trabalho para passar em lombadas fora de medida, mas anda muito bem. Não é qualquer carro que acompanha.
Até uns 40km/h minha Meriva sai na frente, nos 55km/h o Vectra já passou, nos 100km/h (ainda em 2ª marcha :smt025 ) ninguém pega mais.
Durabilidade não sei falar muito, pois o carro roda muito pouco, não rodamos nem 10mil km desde a aquisição.
Mas um tio meu teve um 2.0 16v 141cv durante alguns bons anos, o pior defeito deve ter sido a embreagem (item de desgaste natural).
Manutenção fazemos nós mesmos. Mas, no geral, se bem cuidado, é carro pra trocar apenas filtros e fluídos. No mais é muito resistente.
Custo será um pouco superior a um Monza, pois o compartimento do motor é bem apertado, o que demanda mais trabalho para troca de componentes que, no geral, ficam mais escondidos.
Os únicos problemas que tivemos até agora foi devido ao carro ter ficado muitos anos parado... 2 bicos travados e 1 bomba de combustível queimada.
No mais, até amortecedores são originais de fábrica. (carro chegou agora aos 72mil km)
Pode ser a foto, mas dá a impressão que o topo do revestimento da porta dianteira direita está levantando.
Pode ser apenas pó ou iluminação, mas o painel aparenta manchas em cima. Como é um painel emborrachado, muitas marcas nunca sairão.
O salgado da manutenção é quando estoura a correia (dobro de válvulas para trocar). A troca de correia ou qualquer coisa próxima a ela é muito mais trabalhosa do que o 8v (pouco espaço e muitos componentes), o que encarece um pouco a mão de obra.
A tampa de válvulas é um pouco problemática. Se o cidadão der torque demais, ela começa a apresentar vazamentos.
Mas são itens pontuais, nada que desabone o carro ou o motor.
Sim, temos um VCD 2.2 16v 2000 de 138cv.
Consumo - melhor que meu Monza 1.8 e melhor que minha Meriva, também 1.8.
Percurso misto tem feito de 8,5 a 10,5km/l. Ultima viagem, serra, carro cheio e pé no fundo, fez 13,2km/l.
Desempenho é muito bom. Um pouco morto para sair na inércia, cambio extra-longo, dá um pouco de trabalho para passar em lombadas fora de medida, mas anda muito bem. Não é qualquer carro que acompanha.
Até uns 40km/h minha Meriva sai na frente, nos 55km/h o Vectra já passou, nos 100km/h (ainda em 2ª marcha :smt025 ) ninguém pega mais.
Durabilidade não sei falar muito, pois o carro roda muito pouco, não rodamos nem 10mil km desde a aquisição.
Mas um tio meu teve um 2.0 16v 141cv durante alguns bons anos, o pior defeito deve ter sido a embreagem (item de desgaste natural).
Manutenção fazemos nós mesmos. Mas, no geral, se bem cuidado, é carro pra trocar apenas filtros e fluídos. No mais é muito resistente.
Custo será um pouco superior a um Monza, pois o compartimento do motor é bem apertado, o que demanda mais trabalho para troca de componentes que, no geral, ficam mais escondidos.
Os únicos problemas que tivemos até agora foi devido ao carro ter ficado muitos anos parado... 2 bicos travados e 1 bomba de combustível queimada.
No mais, até amortecedores são originais de fábrica. (carro chegou agora aos 72mil km)
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
-
brunogutierre
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Eh bom ouvir comentários como o seu q TEM o carro, pois muitos dizem pq OUVIU ALGUÉM DIZER q eh beberrão, so quebra, e eh xoxo... Aí fica meio mal falado...
Deve ser por isso inclusive q o Vectra CD desvalorizou muito mais q o GL e o GLS de mesmo ano, pelo fato de eles serem 8v (primeira geração do B). Inclusive alguns GL são mais caros q o CD... Sério...
O fato de ele ser xoxo de saída dizem q o 2.0 16v eh bem pior, pq eh menos torcudo... E ouvi dizer q apesar de menos potente, o fato de ele ser mais torcudo torna ele mais "sociavel", agradável de dirigir... Mas não dirigi um ainda...
O único Vectra q dirigi foi o 2.0 8v GL do meu sogro... E já anda bem...
Uma coisa q nunca entendi, o q seria um motor mais "áspero", q dizem ser o 2.2 8v?
Deve ser por isso inclusive q o Vectra CD desvalorizou muito mais q o GL e o GLS de mesmo ano, pelo fato de eles serem 8v (primeira geração do B). Inclusive alguns GL são mais caros q o CD... Sério...
O fato de ele ser xoxo de saída dizem q o 2.0 16v eh bem pior, pq eh menos torcudo... E ouvi dizer q apesar de menos potente, o fato de ele ser mais torcudo torna ele mais "sociavel", agradável de dirigir... Mas não dirigi um ainda...
O único Vectra q dirigi foi o 2.0 8v GL do meu sogro... E já anda bem...
Uma coisa q nunca entendi, o q seria um motor mais "áspero", q dizem ser o 2.2 8v?
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
-
RicardoDS
- MODERADOR
Falei, falei, falei e não falei impressões do carro em si.
Bancos dianteiros muito confortáveis, regulagem de altura deixo sempre no mínimo, literalmente sentado no assoalho.
Retrovisores pequenos, demora um pouco para acostumar.
Controles sempre na mão, tudo foi muito bem pensado.
Banco traseiro falta um pouco de largura, é desconfortável viajar com 3 adultos atrás (até 200km vai de boa, mais do que isso fica cansativo).
Comportamento dinâmico é excelente... carro pregado no chão. A suspensão traseira multilink ajuda muito nisso (ouvi falar que as buchas são caras para trocar, mas duram muito).
Enfim, é a legítima evolução do Monza. Um ótimo carro. :smt023
Bancos dianteiros muito confortáveis, regulagem de altura deixo sempre no mínimo, literalmente sentado no assoalho.
Banco traseiro falta um pouco de largura, é desconfortável viajar com 3 adultos atrás (até 200km vai de boa, mais do que isso fica cansativo).
Comportamento dinâmico é excelente... carro pregado no chão. A suspensão traseira multilink ajuda muito nisso (ouvi falar que as buchas são caras para trocar, mas duram muito).
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010
-
RicardoDS
- MODERADOR
Quanto ao motor áspero, seria +- o seguinte:
Devido a uma R/L mais favorável, o 2.0 desenvolve melhor em giros altos... "tem mais vontade de girar" do que o 2.2.
Mas não é nada alarmente... essa diferença aparece lá pelos 5500rpm pra cima. Muita gente nunca sequér visitou essa faixa de giros.
Devido a uma R/L mais favorável, o 2.0 desenvolve melhor em giros altos... "tem mais vontade de girar" do que o 2.2.
Mas não é nada alarmente... essa diferença aparece lá pelos 5500rpm pra cima. Muita gente nunca sequér visitou essa faixa de giros.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010
-
brunogutierre
- Membro SR (Nível 4)
Aaaaah sim... Agora entendi...
Isso ocorre com o 16v tbm?
Isso ocorre com o 16v tbm?
-
RicardoDS
- MODERADOR
É mais perceptível no 8v, mas ocorre também no 16v. ... é uma característica das medidas de bielas e curso do virabrequim.
Minha opinião sobre isso: besteira. Não ligo para esse detalhe.
Minha opinião sobre isso: besteira. Não ligo para esse detalhe.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010
-
brunogutierre
- Membro SR (Nível 4)
Cara eh muito bom saber da estabilidade dele, eu gosto de carro colado no chão... Eh a única boa lembrança q tenho do omega, fiz curvas a 120 no topo da Mogi Dutra sentido Mogi das Cruzes (prox a são Paulo, coisa duns 30, 40km) em uma faixa sem forçar e cantar pneu... Com o Monza grita q só uma desgraça na ultima curva a 110 comendo um pouco de faixa... KkkkkkkRicardoDS escreveu:Falei, falei, falei e não falei impressões do carro em si.
Qto aos bancos, tbm gostei qdo dirigi o GL... Achei bem confortável e te acomoda, vc não fica dançando em curvas, ele te segura bem...
Retrovisores: Meu opala, q ta no inicio desse tópico, tinha espelhos do mesmo tamanho do espelho do Vectra... Então eh suave, to bem acostumado... Rsrs
Cara q esclarecida q vc me deu... Realmente muito obrigado!!
Qto a ser áspero, tbm não ligo muito... Já vi vídeo de Vectra 2.2 16v esticando e agradou bastante...
O ruim desse eh q eh preto, aparece sujeita q nem existe... Tenso... Rsrs
-
RicardoDS
- MODERADOR
:smt023
Qualquer dúvida é só perguntar.
Quem poderia dar mais opiniõe sé o Eduardo (500EF), teve um VCD durante vários anos. Tem o tópico dele em algum lugar aqui no fórum.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Quem poderia dar mais opiniõe sé o Eduardo (500EF), teve um VCD durante vários anos. Tem o tópico dele em algum lugar aqui no fórum.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010