vrsilva escreveu:É só 15kV porque a resistência do ar é mais ou menos 10kV por centímetro... Isso numa condição boa, e alí é AR, portanto quem sabe da lei de Ohm sabe que a tensão de circulação da corrente é relativa a resistência da mesma num determinado ponto.
NAQUELE PONTO de descarga no ar pode ter aproximadamente 15kV.
Já na câmara de combustão é que as coisas mudam e ficam sem parâmetros de medição por mim, mero mortal...
Isso comprova que o sistema é forte mesmo, pois mesmo com essa queda de tensão de 15kV o motor continuou a funcionar perfeitamente...
to dizendo que o meu modulo entrega "600"V (não lembro se 580 ou 680) constantes no primario da bobina, não interessa nem a bobina nem nada, dispara sempre a mesma carga.......
ali no video eu tava com abertura de velas de 1,4mm no motor.....
vrsilva escreveu:É só 15kV porque a resistência do ar é mais ou menos 10kV por centímetro... Isso numa condição boa, e alí é AR, portanto quem sabe da lei de Ohm sabe que a tensão de circulação da corrente é relativa a resistência da mesma num determinado ponto.
NAQUELE PONTO de descarga no ar pode ter aproximadamente 15kV.
Já na câmara de combustão é que as coisas mudam e ficam sem parâmetros de medição por mim, mero mortal...
Isso comprova que o sistema é forte mesmo, pois mesmo com essa queda de tensão de 15kV o motor continuou a funcionar perfeitamente...
Ok. Mas como o motor estava em funcionamento, como o circuito é um só, a tensão e a corrente não seriam as mesmas ali "no ar" e lá dentro da câmara?
Então, como ela não escapou para nenhum outro ponto de aterramento, o único caminho seria formar um arco ali e outro lá na ponta da vela, para encontrar saída no aterramento do bloco do motor.
fontana escreveu:
to dizendo que o meu modulo entrega "600"V (não lembro se 580 ou 680) constantes no primario da bobina, não interessa nem a bobina nem nada, dispara sempre a mesma carga.......
ali no video eu tava com abertura de velas de 1,4mm no motor.....
Pela especificação postada no site do fabricante, são 60.000v com uma bobina 1:100. Ou seja, 600v no primário da bobina, usando o mesmo módulo CDI que o seu.
Eduardo, Lei de Ohms.... Um circuito pode ter 1 resistência ou carga, 2 resistência/carga ou mais... E essas resistências e cargas podem ter valores iguais OU diferentes entre si.
A corrente passa por 1 único circuito em SÉRIE, a corrente SIM é igual neste caso, por ser 1 circuito só, pois a corrente não enxerga cargas diferentes, ela enxerga caminhos diferentes, ou seja circuitos. Se tivesse outro circuito em PARALELO e com resistência/carga diferente, teríamos valores de correntes diferentes entre circuitos, MAS, a corrente que sai das duas, ou seja, onde elas se unem é o mesmo valor de quando elas se separam.
Tensão mesma coisa, você tem uma bateria de 12V liga um Led em série com um resistor. O LED por si só vai tirar aproximadamente 3V o restante fica a cargo do resistor ou seja, 9v, INDEPENDENTE DO VALOR DO RESISTOR. O LED SEMPRE terá 3V se ele for de 3V...
Isso se chama QUEDA DE TENSÃO...
Por exemplo, para que um Led possa acender ele precisa de uma tensão MÍNIMA, que gira em torno de 1,5V, pois o LED oferece uma resistência CONTRA a corrente elétrica, que só passa a conduzir quando, a corrente passar de 1,5V chegando no máximo consumo de 3V.
Muita gente confunde as coisas por falta de ler corretamente as regrinhas básicas, mas o LED NÃO varia o brilho de acordo com a tensão, e sim pela CORRENTE, ele pode acender fraco e continuar com os 3V nele, como também pode acender MUITO forte com apenas 3V...
A necessidade de ter um resistor no circuito é para LIMITAR a corrente que, se não encontrar RESISTÊNCIA tende ao infinito, levando o LED a queimar...
É o mesmo motivo de quando pega fogo em residências por curto-circuito, pois a resistência é tão baixa que a corrente vai a infinito e o condutor elétrico no caso, os cabos de cobre, se aquecem a ponto de colocarem suas isolações em chamas, e por aí vai o estrago.
Voltando ao assunto, portanto, não interessa quantos volts tenha na entrada, SEMPRE será igual no retorno.
No caso do cabo ali que o Fontana mostrou no vídeo, o ar é uma barreira de resistência CONTRA a corrente elétrica, cujo qual a mesma, precisa ter no mínimo 10kV para vencer cada centímetro de espaço no ar, veja como é igualzinho no caso do LED...
Portanto a diferença de potencial naquele ponto pode ter aproximadamente 15kV... Na ponta da vela com o aterramento é que vai estar o restante da tensão...
A tensão só igual quando o circuito é PARALELO... Por exemplo quando se liga vários LED's em paralelo, porque que o pessoal prefere ligar LED's em paralelo do que em série... Porque se formos analisar é burrice, porque você está jogando 9V no lixo pelo resistor, energia que poderia ser aproveitada... Porque???
Porque como todo mundo sabe, na produção de peças e componentes NENHUM sai exatamente igual ao outro MESMO QUE, de especificações iguais...
Por haver essas diferenças entre componentes "iguais" (contraditório né) é que o pessoal não liga os LED's em série, e os liga em paralelo.
O resultado de ligar LED's em série é por conta da diferença entre eles, que haverá diferença de TENSÃO entre eles, podendo dar diferença no brilho de um para outro... Como a tensão será diferente a corrente consequentemente será diferente, e o que acontece se alterar a corrente no LED???? Altera o Brilho...
Aí o pessoal liga tudo em paralelo, se tiver 200 LEDs é 200 resistores, garantindo tensão igual para todos... kkkk!!!
Como contornar isso???
Com uma fonte de CORRENTE CONSTANTE, sim é possível, existe um componente que é o LM317 que configurado como fonte de corrente consegue manter a corrente constante num circuito, pode colocar 20 LEDs em série que a corrente em TODOS será igual, consequentemente o brilho.... Esse LM317 pode segurar cargas de até 1 A com segurança, cada LED pode ser ligado a 25mA para que durem um BOM tempo, imagine só, 1A daria pra ligar 40 Leds com brilho todos iguais...
Tem um conceito básico para entender essas regrinhas...
Circuito em série = Divisor de tensão e corrente constante.
Circuito em paralelo = Divisor de corrente e tensão constante.
realmente, dentro da camara tem a pressao,temperatura,gases diferente do ar atmosferico. a atmosfera la dentro é diferentes da atmosfera terrestre. deve interferir nesses valores.
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dado interresante sobre sobre atmosfera e interferencias.
eu sei que nao tem a ver com faisca de motor, mais alguem ja ouviu falar de uma arma de interceptaçao de missil balistico(ICBMs)? a arma utiliza do MASER, é um laser terra-ar ou ar-ar conforme a configuraçao e veiculo. o funcionamento é mais ou menos assim. o maser cria uma atmosfera limpa com ondas eletromagneticas onde por dentro passa o laser... uma vez vi em uma canal cientifico, muito interessante. a atmosferia(especialmente onde tem ar) simplesmente interfere no laser e em sua potencia, e ao passar dentro do maser(campo) nao a perdas de potencia e tragetoria. nao lembro bem como era. mais isso mostra +- oque o Vinicius quiser dizer sobre a interferencia da atmosfera.
lembro que o documentario dissia que la(EUA) um cidadao local viu na base americana um teste pratico de acionamento de maser. ele sentiu um cheiro forte de ionização do ar,e um cone reto alaranjado e vermelho direto pro ceu, que abriu as nuvem. e por dentro passava o laser propriamente dito. muito legal aquilo. ate vi a imagem que o cara tirou a foto. faz tempo isso. na net tem pouca informaçao é claro rsrsrsrs
a interpretaçao que faço é que o maser é pra criar uma atmosfera limpa ate onde tem ar,humidade,poluiçao etc como uma vassoura. mesmo "processo" de uma solda TIG/MIG/MAG onde cria atmosferas inertes e descontaminadas pra fusao.
eu tenho que rir desses comunistas que desfilam de missil oco pra impressionar o mundo uahauahauauhaauhua, ja deve ter uma rede de satelites refletindo e apontado pro norte da coreia, pra fazer o abate de um ICBM(duvido que tenham, a russia tem) ou missel comum.
vrsilva escreveu:Eduardo, Lei de Ohms.... Um circuito pode ter 1 resistência ou carga, 2 resistência/carga ou mais... E essas resistências e cargas podem ter valores iguais OU diferentes entre si.
A corrente passa por 1 único circuito em SÉRIE, a corrente SIM é igual neste caso, por ser 1 circuito só, pois a corrente não enxerga cargas diferentes, ela enxerga caminhos diferentes, ou seja circuitos. Se tivesse outro circuito em PARALELO e com resistência/carga diferente, teríamos valores de correntes diferentes entre circuitos, MAS, a corrente que sai das duas, ou seja, onde elas se unem é o mesmo valor de quando elas se separam.
Tensão mesma coisa, você tem uma bateria de 12V liga um Led em série com um resistor. O LED por si só vai tirar aproximadamente 3V o restante fica a cargo do resistor ou seja, 9v, INDEPENDENTE DO VALOR DO RESISTOR. O LED SEMPRE terá 3V se ele for de 3V...
Isso se chama QUEDA DE TENSÃO...
Por exemplo, para que um Led possa acender ele precisa de uma tensão MÍNIMA, que gira em torno de 1,5V, pois o LED oferece uma resistência CONTRA a corrente elétrica, que só passa a conduzir quando, a corrente passar de 1,5V chegando no máximo consumo de 3V.
Muita gente confunde as coisas por falta de ler corretamente as regrinhas básicas, mas o LED NÃO varia o brilho de acordo com a tensão, e sim pela CORRENTE, ele pode acender fraco e continuar com os 3V nele, como também pode acender MUITO forte com apenas 3V...
A necessidade de ter um resistor no circuito é para LIMITAR a corrente que, se não encontrar RESISTÊNCIA tende ao infinito, levando o LED a queimar...
É o mesmo motivo de quando pega fogo em residências por curto-circuito, pois a resistência é tão baixa que a corrente vai a infinito e o condutor elétrico no caso, os cabos de cobre, se aquecem a ponto de colocarem suas isolações em chamas, e por aí vai o estrago.
Voltando ao assunto, portanto, não interessa quantos volts tenha na entrada, SEMPRE será igual no retorno.
No caso do cabo ali que o Fontana mostrou no vídeo, o ar é uma barreira de resistência CONTRA a corrente elétrica, cujo qual a mesma, precisa ter no mínimo 10kV para vencer cada centímetro de espaço no ar, veja como é igualzinho no caso do LED...
Portanto a diferença de potencial naquele ponto pode ter aproximadamente 15kV... Na ponta da vela com o aterramento é que vai estar o restante da tensão...
A tensão só igual quando o circuito é PARALELO... Por exemplo quando se liga vários LED's em paralelo, porque que o pessoal prefere ligar LED's em paralelo do que em série... Porque se formos analisar é burrice, porque você está jogando 9V no lixo pelo resistor, energia que poderia ser aproveitada... Porque???
Porque como todo mundo sabe, na produção de peças e componentes NENHUM sai exatamente igual ao outro MESMO QUE, de especificações iguais...
Por haver essas diferenças entre componentes "iguais" (contraditório né) é que o pessoal não liga os LED's em série, e os liga em paralelo.
O resultado de ligar LED's em série é por conta da diferença entre eles, que haverá diferença de TENSÃO entre eles, podendo dar diferença no brilho de um para outro... Como a tensão será diferente a corrente consequentemente será diferente, e o que acontece se alterar a corrente no LED???? Altera o Brilho...
Aí o pessoal liga tudo em paralelo, se tiver 200 LEDs é 200 resistores, garantindo tensão igual para todos... kkkk!!!
Como contornar isso???
Com uma fonte de CORRENTE CONSTANTE, sim é possível, existe um componente que é o LM317 que configurado como fonte de corrente consegue manter a corrente constante num circuito, pode colocar 20 LEDs em série que a corrente em TODOS será igual, consequentemente o brilho.... Esse LM317 pode segurar cargas de até 1 A com segurança, cada LED pode ser ligado a 25mA para que durem um BOM tempo, imagine só, 1A daria pra ligar 40 Leds com brilho todos iguais...
Tem um conceito básico para entender essas regrinhas...
Circuito em série = Divisor de tensão e corrente constante.
Circuito em paralelo = Divisor de corrente e tensão constante.
Isso é só o básico da elétrica, é conceito básico do básico, é como um pedreiro saber usar o cimento, tem que saber como preparar ele...
Isso se aprende na escola inclusive... eu aprendi, e não era nenhuma escola de dar exemplo...
Agora Imaginem as descargas atmosféricas, que são os raios que nós vemos quando o tempo fecha...
Aquilo é um fenômeno absurdo, eu amo ver os raios, acho lindo como eles forma os desenhos no céu...
Imaginem que em 1cm temos 1kV imaginem num desses relâmpagos.... Além de ter as variações de temperatura, a umidade que potencializa MUITO a resistência do ar... é coisa de milhões de GIGAVOLTS.... Até hoje com tanta tecnologia disponível ainda não se sabe nem com margem de erro o quanto de potência tem um raio desses....
Rafaelo, quando o raio desce, ou sobe, ou se encontra, cria um tubo de ionização também, porém como é uma descarga forçada, a temperatura no centro chega a valores absurdos... Já lí bastante sobre as descargas atmosféricas...
Meu primeiro patrão, disse pra mim que uma vez consertando um monitor daqueles antigos (antigo??? parece que foi ontem!!!, tenho dele em casa guardado) de tubo ele encostou num ponto vivo do tubo e ainda estava carregado, ele conta que ele voou longe pois estava numa cadeira com rodízio (cadeira de rodinhas).
Essas descargas assim só não matam porque a corrente é baixíssima, e a alta tensão nos joga longe, mas machuca BEM...
No caso de um raio frita a pessoa instantaneamente.
Ou então no caso de uma tensão dessas de 15kV constante.
Eu já tomei algo próximo de 1kV consertando uma câmera digital, esqueci do capacitor do flash que usa tensão alta pra disparar a lampada de xenon, e encostei o dedo no capacitor... Ficou um ponto roxo no dedo, e a mão tremendo por uma semana, e o ponto do dedo ficou doido por mais uns 10 dias... Coisa de louco mesmo...