Junta do cabeçote - Troca

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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jesuino b ferreira
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Estou com medo de na hora de plainar tirar pouco e depois dar problema
nao existe isto de tirar pouco.a retifica prende seu cabeçote na maquina(onde eu trabalhava eles prendiam na fresa ferramenteira ,em retifica mesmo eu nunca acompanhei para saber onde se prende)
e com um relogio comparador eles verificam a face dele como esta de empeno.somente ali eles terao condiçoes de dizer se o cabeçote esta bom para retifica ou nao.
se estiver um empeno de 0,10 nao vejo necessidade de tirar 0,30.se tira no maximo 0,20 ou 0,15 para efeito de acabamento final.
por isto te falei para plainar somente o necessario :smt023
Só tem uma coisa, o rotor se remove puxando com força?
pega a chave de fenda e vai entre ele e o distribuidor com a ponta dela e força de lado com a chave de fenda que costuma sair.
se estiver muito duro,prende ele em uma morsa e com o mesmo procedimento,faça como se fosse uma alavanca que ou sai ou quebra :mrgreen:
no meu carro,quando vou mexer,ja tiro no lugar com uma chave de fenda.vai ser duro de sair na mao este bendito
boa sorte amigo :smt023
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Entendí Jesuino...cara não saco nada de retífica quanto ta uma retífica completa de cabeçote aí na capital?

Sobre o rotor, vou tentar remover com a chave como vc disse, o problema é que ñ tenho uma morça a alcance.

Abraços
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por Rafaelo »

2 decimo é nada pra empenamento so é usado pra limpeza de face. padrao de retifica é de 3 a 5 decimos... vide o cabeçote do wizard que STD tem 1.5mm de marca e agora tem 1.00mm nao creio que foram feita 2 plaina e sim uma apenas de 0.5mm. com 5 decimos é garantido, 2 pode ficar vao. é claro depende do empenamento, uma tecnica usada é pegar um regua de metal e fazer 2 mediçoes em X no cabeçote contra a luz e olhando perpendicular se nota se o cabeçote esta empenado. empenamento se for brando 3 decimos esta garantido.

e tem outra como se tira mais material aumenta a taxa oque é bom. ae vai de cada um, eu retirava esses 1mm sobrando rsrsrsr
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Rafaelo.
Rapaz o que é um cabeçote STD? estava procurando informações mas ñ encontrei muita coisa.
Pra fazer essa tecnica pra ver o empeno só da certo com a regua de metal ou tem outra forma de ver?
Rafaelo tirando este 1mm o cabeçote n ficaria inutilizavel?

Estou pensando assim, essa área de 1mm medido pela "meia lua" do cabeçote ao se tornar 0mm o mesmo ficaria no "osso" tornando-o inutilizavel, ou seja, tirando estes 0,50mm que pretendo meu cabeçote não aguentaria mais uma de 0,50mm novamente. Não sei se meu raciocínio é correto mas como ja disse ñ entendo de retífica mas estou procurando entender. :smt005

No meu caso é aconselhável fazer logo a retífica das "válvulas" e tudo que tem ali ja que as pçs que vou trocar são todas novas oe so se faz este trampo quando realmente é necessario?

Outra coisa, o termo retífica completa se refere a retífica de todo o conjunto ali das válvulas (ñ sei o nome daquela área) e tbm o plainamento do cabeçote?
E mais uma cosia...como a taxa de compressão será melhorada tirando estes 0,50mm teria que alterar alguma coisa no restante do motor ou afetaria algo como o consumo de combustível (gastaria mais)?

Estava acompanhando um trabalho de retífica completa:
http://www.youtube.com/watch?v=jCK07nQFdrs
Enfim é só!haha
Abraços e agradeço a ajuda meu caro.
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por Rafaelo »

WizardMaster escreveu:Rafaelo.
Rapaz o que é um cabeçote STD? estava procurando informações mas ñ encontrei muita coisa.
STD = standart = virgem sem nunca ter cido retificado.
WizardMaster escreveu:Pra fazer essa tecnica pra ver o empeno só da certo com a regua de metal ou tem outra forma de ver?
sim, tem que ser rigido e nao transparente
WizardMaster escreveu:Rafaelo tirando este 1mm o cabeçote n ficaria inutilizavel?
nao, pode se tirar ate 2mm max. porem a margem dele é de -1.5mm STD


WizardMaster escreveu:Estou pensando assim, essa área de 1mm medido pela "meia lua" do cabeçote ao se tornar 0mm o mesmo ficaria no "osso" tornando-o inutilizavel, ou seja, tirando estes 0,50mm que pretendo meu cabeçote não aguentaria mais uma de 0,50mm novamente. Não sei se meu raciocínio é correto mas como ja disse ñ entendo de retífica mas estou procurando entender. :smt005
esta certo em partes, eu so falei em tirar o resto por questao de potencia e economia ja que a taxa de compressao aumenta de forma segura. pode-se tirar ate 2mm apartir de STD que ele funciona perfeitamente. essa margem "meia lua" é uma margem de segurança que esta longe de problemas entendeu? só esta la pra saber o quanto ainda se pode remover de forma segura.

pela logica esta assim o teu agora...
STD(original novo) 1.5mm de margem
agora esta em 1.00mm. como ja foi retificado em -0.50mm...
removendo nessa retifica -0.50mm
ficou em 0.50mm ainda de margem, sobrou ainda uma nova retifica de -0.50mm
e ainda tem uma terceira pro max do cabeçote o "osso" -0.50mm

por isso que nao vale apena tirar casquinha, tira pra valer apena. sao 3X retificas que teu cabeçote aguenta tem muita kilometragem ainda. um motor tem retifica util ate 3X depois disso é lixo pro motor inteiro. o bloco fica fragil e nao pega mais retifica e muito menos camisa STD. por isso que falei que nao vale apena tirar pouco material do cabeçote
WizardMaster escreveu:No meu caso é aconselhável fazer logo a retífica das "válvulas" e tudo que tem ali ja que as pçs que vou trocar são todas novas oe so se faz este trampo quando realmente é necessario?
so vendo o estado delas desgaste da aste, um kit valvulas nao é muito caro acho que tem por 100,00 de marca.
WizardMaster escreveu:Outra coisa, o termo retífica completa se refere a retífica de todo o conjunto ali das válvulas (ñ sei o nome daquela área) e tbm o plainamento do cabeçote?
cabeçote nao existe muita retifica e sim a troca de peças. balancins, escora , mola, comando,valvula nao se retifica se troca... como falei é preciso analizar isso na retifica nao da pra falar nada sem ver e medir :smt023
WizardMaster escreveu:E mais uma cosia...como a taxa de compressão será melhorada tirando estes 0,50mm teria que alterar alguma coisa no restante do motor ou afetaria algo como o consumo de combustível (gastaria mais)?
nao cara, é justamente o contrario. aumentando a taxa tem uma economia de combustivel e melhora a queima,facilitar partida a frio, e aumenta potencia e torque. nao é muita coisa mais ja melhora :wink:
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Obrigado rafaelo sanou minhas dúvidas! agora sou veterano kkkk
A parte onde explica pela "lógica" foi perfeita.
Então quer dizer que após a retirada até o nível final da meia lua ainda é seguro, passar disso ja ñ é? :smt005

Sobre as válvulas e molas vou mandar olhar e medir tudo e se for necessário mando troca-las ja que balancin, comando tuchos e escoras comprei tudo novo.

Rafaelo obrigado mesmo pelos exclarecimentos, mais uma vez me ajudando muito! :smt023
Amanha vou estar craque pra conversar com o pessoal das retíficas aqui :smt005 :smt005

Abraço e fica com Deus.
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Re: Junta do cabeçote - Troca

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WizardMaster escreveu:OEntão quer dizer que após a retirada até o nível final da meia lua ainda é seguro, passar disso ja ñ é? :smt005
exatamente, viu como tem muito chao pra retifica rsrsrs, cabeçote nao da pra ficar tirando e recolocando. o serviço tem que ser executado de 1º vez e nao abrir mais novamente. a margem do teu é 1.5mm do meu é 1.3mm ja que ele é rebaixado de fabrica.
WizardMaster escreveu:Sobre as válvulas e molas vou mandar olhar e medir tudo e se for necessário mando troca-las ja que balancin, comando tuchos e escoras comprei tudo novo.
sim, geralmente nao da problema em molas. mais eles tem uma maquina que mede a tensao delas. agora quanto as valvulas se estiverem gasta se troca. depois fazem o assentamento no sede. nao esqueça de trocar os rententores das guias. 15 pila o kit
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Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Pois é, tem razão, ficar abrindo cabeçote ñ dá...fiquei bolado foi com o que dono da retífica me falou, que pode ser feito a plaina mas ficaria por minha conta pq pode quebrar uma pç la do motor (esqueci o nome) e esquentar mais e queimar a junta o que agora creio ser pela compressão. Teria algo a me dizer em relação a isso que ele me disse?
Agora minha única preocupação é dar algum problema em componentes do bloco do motor :?
Repito que anéis de pistão e bronzinas foram trocadas a 8 meses como pode conferir no link que fiz na época que era cliente do ex-mexânico.
Alias na época eu era bem desinformado...hj me arrependo do trabalho que foi feito.
viewtopic.php?f=3&t=20888

Só pra eu ficar pronto para a possível troca de molas, válvulas de admissão e este retentor qual marca são as de qualidae melhor?
Assim já farei o orçamento dos kits caso seja necessário a troca.
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