bobina eletrica

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: bobina eletrica

Mensagem não lida por dutra s a »

professor nao se preoculpe kk ate expor ele novamente como tambem estou sendo muito cobrado a isso , ele estara com o visual interno e externo de bom agrado ao olhos de todos kkkkkkkkkk , com o prefil seja original ou nao bem trabalhado em relaçoes as adpataçoes , mas faço questao de apresentar melhorias bem trabalhadas, claro que nao estara dessa forma nas exposiçoes né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
poise, entendi , o que querem dizer é sobre divisao de calor com dissipaçao, no caso a massa do aluminio diminuindo a caloria por estar roubando e ao mesmo tempo resfriando outra massa que no caso é o rey estando os dois colados.
de fato é verdade como tambem nos fundamentos em que sao usados no aparelhos eletronicos, bom irei fazer isso ate quarta, e sobre um medidor a lazer , ta dificil ao menos de boa precisao é salgado né. mas da pra fazer no tato kkkkkkkkkkkk
entao , corrente de ar entre as aletas eu tenho estando em movimento, ate ai blz !! o negocio é parado com o motor ligado ou nao pois estara em um ambiente quente sem muita circulaçao de ar favoravel para resfriamanto ..
ta confortavel o bate papo. mas tenho que ir a banheiro e voces nao deixam, quem vai ficar quente sou eu se continuar kk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ate mais
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
MonzaClub20EFICHZ
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Dutra, a pedido, é exatamente como estão falando a parte chapada do dissipador deve estar em contato direto com a parte metálica do módulo HEI, com pasta térmica para aumentar a área de contato, que é exatamente a questão, quanto maior for a área de conbtato do dissipador com a parte a ser resfriada, o HEI, maior a eficiência da dissipassão, só para exemplificar com o radiador do carro, para que servem aquele monte filetes no radiador, que por dentro na verdade são só tubos, simples, para aumentar a área de contato do o refrigerante, o ar, no teu caso como colocou virado, o contato com a área quente é quase nulo, então a condução do calor só ocorre em uma pequena área. No outro lado a eficiência de dissipação tem quye ser com o ar, por isso a parte frizada deve estar aberta ao ar. Quanto ao ventilador tanto faz no ponto de vista aerodinâmico se o ar passa por um sentido ou outro, pelo menos em termos físico, mas na prática eu prefiro que assopre em vez de sugar, pois entendo que na sucção acaba entrando ar "limpo" pelas laterais e fica prejudicada a circulação do ar nas partes mais internas, no modo "assoprado" isso é minimizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso nao tem a ver com adaptaçao oque o Dutra fez hehehehe ta uma baita de uma gambiarra. da pra deixar melhor com menos grana e menos serviço pense nisso. como teste e expencia ok é valido.

cara te falei que é mais facil e seguro usar apenas 1 HEI e um simples dissipador de 15 reais colante atras da chapa de alumino do distribuidor. fica discreto e seguro e vai aumentar muito a vida util desse modulo principalmente dos paralelos. so custa 15 contos, se quer mais eficiencia colocar um mini fan nesse dissipador que falo dae duvido que vai queimar HEI por um bom tempo.

do jeito que tu fez ae nem trasferencia termica tem ou seja nao te serve de nada! alem que ta 2 palido pra da um curto
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
MonzaClub20EFICHZ
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Rafaelo, isso eu sei, para mim só tirar fora do distribuidor era suficiente, mas ele pediu auxílio técnico daquilo que ele fez.
Rafaelo
MODERADOR

claro, fora do distribuidor é ate melhor... transistor igbt geram muito calor pq sao de alta tensao e corrente, aliado ao calor do motor e critico pra queima especialmente paralelos de baixa qualidade nos componentes. esse sistema e antigo e abolido a anos atras. hoje e fechado na ecu com dissipador apropriado e nao recebem calor de nenhum outro ponto. a minha ecu importada usa 2 transistor 2 resistor pra alimentar a bobina dupla original bem resumido assim como as ecu originais atuais.

oque eu disse e que da pra deixar como original com melhorias como venho explicando. apenas colando o dissipador especial...

do jeito que foi sugerido por ti esta certo tb, mas da forma que ele montou nao... isso que alertei, ate perigoso esta. da pra deixa mais profissional de ambas as forma original ou nao...
dutra s a

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas que barbaridade tche !!!!!!!!!!!! nem os professores brawn de volta pro futuro na companhia do professor pardal deixam dessa forma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu sei que ta bem feio, qualquer ajuda, cometarios e conselhos seram bem vindos kkkkkk podem mandar ver ,nao tenham medo porque estou feliz pelo resultado feito a tato ( com dedo ) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
( 2 dissipadores de calor colados um no outro dividem o mesmo ponto de calor e entao tenho menor calor em divisao deles,más tenho em dobro por ter 2 massas)
( eles estando afastados apenas um estara com esse calor e outro nao e ja com esse espaço o resfriamento pode ser possivel)
em resumo , esquecendo a visualilaçao e estetica a ideia é resfriar o hei com ar empurrado que ja vem frio em movimento devido a direçao em que esse ar esta vindo antes do cooler e com mais um acessorio dispensador ou dissipador de calor devido as paredes de aluminio que estao numa posiçao de receber esse ar entre suas paredes o resfriamento possa ser consideravel !sendo que nessa mesma adaptaçao e posiçao estando as paredes em direçao do motor e lateral o ar vindo por traz do farol ira espalhar devido a parede fechada da massa de aluminio que resfriam mas nao tanto como esta na imagem ,entao o resfriamento pode ser possivel com ar empurrado do que sugado ou dividido com o hei colado na massa de aluminio com ou sem cooler.

em movimento , o ar vem do farol, passa pelas paredes e nisso as paredes como a propria peça estarao "frias" o cooler puxa o ar ambiente das paredes de aluminio e empurra esse ar em direçao da placa do hey que entao obtenho o resfriamento do hey , sem contar que ja estando fora do distribuidor e recebendo ar envolta ja fica bem menos quente.
sem essa adaptaçao ( tri-gambiarrenta) kkkkkkkkkkkkk e sem saber eu fui simplesmente colocar o dedo nele depois de um bom tempao de motor ligado , cara !!! "aquilo é um ferro de passar" cheguei ate pensar que tem a mesma temperatura de processadores que ja me disseram que trabalha com ate 1.000 graus c' kkkkkkkkk entao veio a ideia.
mas claro , ate o fim dessa proxima semana irei fazer como os srs. descrevem se for certo irei entao deixar mais profissional "bonito"rsrsrrs
há , nao tem risco de curto nao, pode ficar tranquilo !
abs estamos ai
Rafaelo
MODERADOR

haha maçarico, tem ele aberto ae ve qual o codigo do transistor queria ver o datasheet dele so por curiosidade pra ver seus valores,fabricante,etc. é o MTE que esta aberto ne?

esquenta mesmo pode chegar mais de 100Cº quando muito exigido. ele aguenta mais que isso geralmente picos de 150Cº depende do componente instalado. agora imagina motor a 100Cº no verao transferindo direto no transistor.

la fora o pessoal tambem tem problemas de aquecimento.
Imagem
Imagem

da pra fazer algo parecido no teu caso.
dutra s a

desculpem a demora , mas ta ai, feito e funcionando, detalhe : o cooler estar empurrando o ar para a massa dissipadora ao invez de sugar e de fato refrigera bem mesmo !!!! sem contar que a partida ta mais rapida ,nao sei se tem relaçao direta sobre a temperatura do hei ,segue imagens :

Imagem
Imagem

bom é isso ai,
rafaelo, me detalhe o que precisa exatamente kkkkkkk
abs estamos ai
Responder