PONTO - PERGUNTA TECNICA
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Pois é Waldir eu tambem acho que a marcação correta é o da primeira imagem de cima,onde o 0º fica a esquerda e o 10º a direita. Já na segunda imagem é o contrario o 10º fica a direita e o 0º fica a esquerda. Então isso não ficou claro ainda? Pois não concordamos com a segunda imagem,não é? E o propio Dr,IE publicou as duas imagens contradizendo-as.
Vamos ao meu entendimento. Se o motor gira em sentido horário e os graus sigam o mesmo sentido,temos o 0º grau a esquerda e o 10ª a direita correto? E ainda tem mais um detalhe,como eu falei antes na minha polia começa com um pick mais forte,depois quatro picks menores e outro pick mais forte e denovo mais quatro picks menores, penso que normalmente o zero grau tem uma marcação mais forte ou em destaque. Na minha moo tambem tem uma marcação mais forte no zero grau para identificar.
Vamos ao meu entendimento. Se o motor gira em sentido horário e os graus sigam o mesmo sentido,temos o 0º grau a esquerda e o 10ª a direita correto? E ainda tem mais um detalhe,como eu falei antes na minha polia começa com um pick mais forte,depois quatro picks menores e outro pick mais forte e denovo mais quatro picks menores, penso que normalmente o zero grau tem uma marcação mais forte ou em destaque. Na minha moo tambem tem uma marcação mais forte no zero grau para identificar.
-
- Membro SR (Nível 4)
Aproveito para pedir ajuda de como postar fotos . Quem me ensina ae?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Tem outro detalhe que pode ajudar.harrysonmonza escreveu:Pois é Waldir eu tambem acho que a marcação correta é o da primeira imagem de cima,onde o 0º fica a esquerda e o 10º a direita. Já na segunda imagem é o contrario o 10º fica a direita e o 0º fica a esquerda. Então isso não ficou claro ainda? Pois não concordamos com a segunda imagem,não é? E o propio Dr,IE publicou as duas imagens contradizendo-as.
Quando se faz o jump no conector ALDL no AeB após ligar a ventoinha por duas vezes, a UCE entra em modo de ajuste
e 'trava' em 10º APMS tanto o motor a gasolina como a alcool e acionando a lâmpada estrobo dá para identificar na polia qual é o 10 º
APMS e o avanço na pistola para 7º combinado com a mexida gradativa no distribuidor completa o ajuste.
Na seção de fotos tem a explicação embora o Imageshack tenha modernizado a tela.
Tem que se associar para utilizar o link direto que você colará entre os dois colchetes [imag] colar aqui [/imag]
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
Agora vcs chegaram justamente a dúvida que abordei no outro tópico viewtopic.php?f=3&t=2469&start=100 Depois que eu encontrei o PMS através do ajuste das polias, restou saber se a graduação fica a esquerda ou a direita da cava da polia e da marcação que encontrei na capa, tendo em vista que a polia que tenho só tem uma marcação.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Renato,
no meu entendimento ( até prova contrária) os 7º APMS fica antes do 0º, ou seja à esquerda.
Se o PMS foi "achado" no sincronismo das polias, o indutivo de faísca da pistola deve fazer a leitura à esquerda do PMS e ajustando girando milimetricamente a flange do distribuidor na direção desejada
EDITANDO: O Carlos Freire me convenceu por lógica no post que segue este.
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 10º, o 7º fica à esquerda do 10º
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 0º, todos ficam à direita, primeiro o 7º e depois o 10º na contagem dos dentes.
Se colarmos na polia de serviços um circulo graduado 360º sendo que o 0º na parte superior e um referencial provisório na capa e girarmos o virabrequim até chegarmos em 10º ou 7º poderemos definir num local "mais visível" na capa a referência que queremos, se 0º 5º 10º
Ilustrando o parágrafo acima:
Toda vez que houver a faísca da 1ª vela 'transferida' ao estrobo pela pinça indutiva a 'bolinha' vermelha (do diagrama) estará coincidindo com a seta azul na capa. (e com o motor travado na velocidade de ajuste (950~1000 RPM a bolinha estará parecendo estática em direção à seta azul.
Tecnicamente é possivel achar com o motor desmontado o 10º APMS com um medidor a partir do PMS (faceamento com o bloco)
achar 10º abaixo (-1,28mm) e 7º (0,73mm)

Aguardamos que alguém faça a aferição conf. manual/prescrição da Multec 700
Havia informações que a marcação na capa refere-se a 10º e que as polias dos motores à gasolina teriam que coincidir naquele ponto.
Depois 'dentearam' a polia em 10 graus para quem tinha carro a alcool achar o 7º
ou verificar se o avanço estava adiantado ou atrasado em relação aos 10º da capa.
Para facilitar construiram um pistola com avanço que tanto pode achar o zero grau e programar (- 7º ) ou (-10º)
Com a pistola com avanço/programável ficou mais fácil ajustar, basta somente achar o 0º grau REAL (sincronia das polias) criar a referência 0º para leitura no estrobo, e isto cobre a 'corrida' da polia damper se ocorreu. Se a polia deslizou, deixa de ser importante, e evita erro de ajuste.
Dê uma lida no manual da pistola estroboscópica
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 20revc.pdf
no meu entendimento ( até prova contrária) os 7º APMS fica antes do 0º, ou seja à esquerda.
Se o PMS foi "achado" no sincronismo das polias, o indutivo de faísca da pistola deve fazer a leitura à esquerda do PMS e ajustando girando milimetricamente a flange do distribuidor na direção desejada
EDITANDO: O Carlos Freire me convenceu por lógica no post que segue este.
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 10º, o 7º fica à esquerda do 10º
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 0º, todos ficam à direita, primeiro o 7º e depois o 10º na contagem dos dentes.
Se colarmos na polia de serviços um circulo graduado 360º sendo que o 0º na parte superior e um referencial provisório na capa e girarmos o virabrequim até chegarmos em 10º ou 7º poderemos definir num local "mais visível" na capa a referência que queremos, se 0º 5º 10º
Ilustrando o parágrafo acima:
Toda vez que houver a faísca da 1ª vela 'transferida' ao estrobo pela pinça indutiva a 'bolinha' vermelha (do diagrama) estará coincidindo com a seta azul na capa. (e com o motor travado na velocidade de ajuste (950~1000 RPM a bolinha estará parecendo estática em direção à seta azul.
Tecnicamente é possivel achar com o motor desmontado o 10º APMS com um medidor a partir do PMS (faceamento com o bloco)
achar 10º abaixo (-1,28mm) e 7º (0,73mm)

Aguardamos que alguém faça a aferição conf. manual/prescrição da Multec 700
Havia informações que a marcação na capa refere-se a 10º e que as polias dos motores à gasolina teriam que coincidir naquele ponto.
Depois 'dentearam' a polia em 10 graus para quem tinha carro a alcool achar o 7º
ou verificar se o avanço estava adiantado ou atrasado em relação aos 10º da capa.
Para facilitar construiram um pistola com avanço que tanto pode achar o zero grau e programar (- 7º ) ou (-10º)
Com a pistola com avanço/programável ficou mais fácil ajustar, basta somente achar o 0º grau REAL (sincronia das polias) criar a referência 0º para leitura no estrobo, e isto cobre a 'corrida' da polia damper se ocorreu. Se a polia deslizou, deixa de ser importante, e evita erro de ajuste.
Dê uma lida no manual da pistola estroboscópica
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 20revc.pdf
Editado pela última vez por waldir em 28 Mai 2013, 20:48, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Essa é uma dúvida que preciso confirmar no meu Monza na próxima manutenção que fizer envolvendo as correias.Havia informações que a marcação na capa refere-se a 10º e que as polias dos motores à gasolina teriam que coincidir naquele ponto.
Se o motor gira no sentido horário, no caso do Monza por exemplo, para direita, as marcações de avanço chegam primeiro do que o 0º. Lembre-se que estão avançando o ponto e deve ter a faísca antes de PMS, ou seja antes 0º. Então, o 0º será a última da esquerda e a direita as marcações de avanço.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
E essa marcação encontrada ao alinhar as polias, deixando em PMS, não é o 0º? Pq qdo o fiz, o rebaixo da polia de acessórios ficou exatamente onde a capa foi marcada. Marca essa feita com o auxílio de outra capa original de um kadett.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
É isso que preciso confirmar... Disse lá em cima... Pela lógica é 0º e não 10º.Renatosouza escreveu:E essa marcação encontrada ao alinhar as polias, deixando em PMS, não é o 0º? Pq qdo o fiz, o rebaixo da polia de acessórios ficou exatamente onde a capa foi marcada. Marca essa feita com o auxílio de outra capa original de um kadett.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP