PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Pois é Waldir eu tambem acho que a marcação correta é o da primeira imagem de cima,onde o 0º fica a esquerda e o 10º a direita. Já na segunda imagem é o contrario o 10º fica a direita e o 0º fica a esquerda. Então isso não ficou claro ainda? Pois não concordamos com a segunda imagem,não é? E o propio Dr,IE publicou as duas imagens contradizendo-as.
Vamos ao meu entendimento. Se o motor gira em sentido horário e os graus sigam o mesmo sentido,temos o 0º grau a esquerda e o 10ª a direita correto? E ainda tem mais um detalhe,como eu falei antes na minha polia começa com um pick mais forte,depois quatro picks menores e outro pick mais forte e denovo mais quatro picks menores, penso que normalmente o zero grau tem uma marcação mais forte ou em destaque. Na minha moo tambem tem uma marcação mais forte no zero grau para identificar.
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Aproveito para pedir ajuda de como postar fotos . Quem me ensina ae?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

harrysonmonza escreveu:Pois é Waldir eu tambem acho que a marcação correta é o da primeira imagem de cima,onde o 0º fica a esquerda e o 10º a direita. Já na segunda imagem é o contrario o 10º fica a direita e o 0º fica a esquerda. Então isso não ficou claro ainda? Pois não concordamos com a segunda imagem,não é? E o propio Dr,IE publicou as duas imagens contradizendo-as.
Vamos ao meu entendimento. Se o motor gira em sentido horário e os graus sigam o mesmo sentido,temos o 0º grau a esquerda e o 10ª a direita correto? E ainda tem mais um detalhe,como eu falei antes na minha polia começa com um pick mais forte,depois quatro picks menores e outro pick mais forte e denovo mais quatro picks menores, penso que normalmente o zero grau tem uma marcação mais forte ou em destaque. Na minha moo tambem tem uma marcação mais forte no zero grau para identificar.
Tem outro detalhe que pode ajudar.
Quando se faz o jump no conector ALDL no AeB após ligar a ventoinha por duas vezes, a UCE entra em modo de ajuste
e 'trava' em 10º APMS tanto o motor a gasolina como a alcool e acionando a lâmpada estrobo dá para identificar na polia qual é o 10 º
APMS e o avanço na pistola para 7º combinado com a mexida gradativa no distribuidor completa o ajuste.

Na seção de fotos tem a explicação embora o Imageshack tenha modernizado a tela.
Tem que se associar para utilizar o link direto que você colará entre os dois colchetes [imag] colar aqui [/imag]
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Renatosouza »

Agora vcs chegaram justamente a dúvida que abordei no outro tópico viewtopic.php?f=3&t=2469&start=100 Depois que eu encontrei o PMS através do ajuste das polias, restou saber se a graduação fica a esquerda ou a direita da cava da polia e da marcação que encontrei na capa, tendo em vista que a polia que tenho só tem uma marcação.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Renato,

no meu entendimento ( até prova contrária) os 7º APMS fica antes do 0º, ou seja à esquerda.
Se o PMS foi "achado" no sincronismo das polias, o indutivo de faísca da pistola deve fazer a leitura à esquerda do PMS e ajustando girando milimetricamente a flange do distribuidor na direção desejada

EDITANDO: O Carlos Freire me convenceu por lógica no post que segue este.
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 10º, o 7º fica à esquerda do 10º
Se a marcação das capas antigas refere-se ao 0º, todos ficam à direita, primeiro o 7º e depois o 10º na contagem dos dentes.

Se colarmos na polia de serviços um circulo graduado 360º sendo que o 0º na parte superior e um referencial provisório na capa e girarmos o virabrequim até chegarmos em 10º ou 7º poderemos definir num local "mais visível" na capa a referência que queremos, se 0º 5º 10º

Ilustrando o parágrafo acima:
Toda vez que houver a faísca da 1ª vela 'transferida' ao estrobo pela pinça indutiva a 'bolinha' vermelha (do diagrama) estará coincidindo com a seta azul na capa. (e com o motor travado na velocidade de ajuste (950~1000 RPM a bolinha estará parecendo estática em direção à seta azul.

Tecnicamente é possivel achar com o motor desmontado o 10º APMS com um medidor a partir do PMS (faceamento com o bloco)
achar 10º abaixo (-1,28mm) e 7º (0,73mm)

Imagem

Aguardamos que alguém faça a aferição conf. manual/prescrição da Multec 700

Havia informações que a marcação na capa refere-se a 10º e que as polias dos motores à gasolina teriam que coincidir naquele ponto.

Depois 'dentearam' a polia em 10 graus para quem tinha carro a alcool achar o 7º
ou verificar se o avanço estava adiantado ou atrasado em relação aos 10º da capa.

Para facilitar construiram um pistola com avanço que tanto pode achar o zero grau e programar (- 7º ) ou (-10º)
Com a pistola com avanço/programável ficou mais fácil ajustar, basta somente achar o 0º grau REAL (sincronia das polias) criar a referência 0º para leitura no estrobo, e isto cobre a 'corrida' da polia damper se ocorreu. Se a polia deslizou, deixa de ser importante, e evita erro de ajuste.

Dê uma lida no manual da pistola estroboscópica

http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 20revc.pdf
Editado pela última vez por waldir em 28 Mai 2013, 20:48, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Havia informações que a marcação na capa refere-se a 10º e que as polias dos motores à gasolina teriam que coincidir naquele ponto.
Essa é uma dúvida que preciso confirmar no meu Monza na próxima manutenção que fizer envolvendo as correias.

Se o motor gira no sentido horário, no caso do Monza por exemplo, para direita, as marcações de avanço chegam primeiro do que o 0º. Lembre-se que estão avançando o ponto e deve ter a faísca antes de PMS, ou seja antes 0º. Então, o 0º será a última da esquerda e a direita as marcações de avanço.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Renatosouza »

E essa marcação encontrada ao alinhar as polias, deixando em PMS, não é o 0º? Pq qdo o fiz, o rebaixo da polia de acessórios ficou exatamente onde a capa foi marcada. Marca essa feita com o auxílio de outra capa original de um kadett.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Renatosouza escreveu:E essa marcação encontrada ao alinhar as polias, deixando em PMS, não é o 0º? Pq qdo o fiz, o rebaixo da polia de acessórios ficou exatamente onde a capa foi marcada. Marca essa feita com o auxílio de outra capa original de um kadett.
É isso que preciso confirmar... Disse lá em cima... Pela lógica é 0º e não 10º.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder