LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagem não lida por jshawk »

Bateria carregando: o ideal é verificar com um voltímetro/multímetro se o alternador está fornecendo de 13,8 a 14,5VDC. Se estiver fornecendo menos o alternador pode estar com problema e se estiver fornecendo mais que 14,5V o regulador de voltagem está com problemas ( e poderá queimar o módulo Hei ou outro sensor ou dispositivo que funcione com o máximo de 14,5V)
Não se fie muito na luz indicadora do painel
Noto que quando no painel mostra que está carregando o motor já fica mas pesadinho e começa a grilar a correia, por isso que falei que não estava carregando ainda...
Mas da próxima vez que for mexer vou ver com o multímetro...
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Postei uma mensagem em resposta a pergunta Jswalk e sumiu, rsrsrsrs!

Basicamente era o que amigo Waldir escreveu.

Acrescentando... a bomba d'água não tem interferência no gerador de energia (alternador), ou em consumo de corrente da bateria. Ela é movimentada pela correia dentada e passa a funcionar assim que o motor começa a virar.

Talvez o ruído que ouviu e o peso do motor seja do momento em que o alternador começa a funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leoroy
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por leoroy »

O cebolão que estou usando no meu é de 88º. Como eu troquei o cebolão e o tubo onde ele fica conectado, eu percebi que realmente é uma solução barata. O cebolão custou 16.50 e o tubo 13.50 = 30,00 reais para resolver o problema.
Qual a temperatura vocês recomenda eu colocar o cebolão?
Sei que vocês vão falar para eu colocar a válvula termostática e etc... Para ficar original, mas o orçamento está curto.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

leoroy escreveu:O cebolão que estou usando no meu é de 88º. Como eu troquei o cebolão e o tubo onde ele fica conectado, eu percebi que realmente é uma solução barata. O cebolão custou 16.50 e o tubo 13.50 = 30,00 reais para resolver o problema.
Qual a temperatura vocês recomenda eu colocar o cebolão?
Sei que vocês vão falar para eu colocar a válvula termostática e etc... Para ficar original, mas o orçamento está curto.
Leoroy,
O motivo do retorno da VT não é para ficar original. Entendo que a GM (e não só ela) colocam em seus projetos para que o motor trabalhe em temperatura ideal evitando consumo excessivo e desgaste das peças.
Concordo que exige do motorista ficar atento à temperatura no painel e ouvindo quando a ventoinha arma :D

Creio que vc não sabe o motivo por que colocaram o cebolão de 88º.
O Carlos Freire informou que essa pode ser uma solução barata para uma UCE com defeito que não acione mais a ventoinha aos 101ªC

Mas, pode ser a justificativa que vc deu de que no Rio a média de temperatura no ano é muito alta e tem receio que queime a junta do cabeçote.

Isto é relativo por que, da mesma forma que a VT pode travar fechada e (a central já acionou a ventoinha), o cebolão pode deixar de operar por desgaste e ou por soltar da conexão (se bem que é difícil... ou interrupção do fio) e a ventoinha não armar e aí só prestando atenção no painel ou na performance do motor.

Como coloquei em outra mensagem: há interruptores com faixas de 90 a 100ªC que fazem o motor trabalhar na temperatura ideal preconizado pela GM

Porém, não deve colocar a VT especificada e manter o cebolão de 88º pq dá conflito ( a ventoinha não vai desligar 'nunca') Para manter os dois eles (VT e Interruptor) teriam que operar na mesma faixa de temperatura, isto é, se a UCE não estiver mandando sinais para ligar a ventoinha.
Se a UCE estiver normal, ou seja acionando a ventoinha em 101ºC, significa que o sensor de temperatura está bom e aí a VT especificada pela GM é o ideal.

Complementando: Penso que se tiver que ajustar o ponto e fazer o jump no A e B do conector ALDL a UCE não entrará em modo ajuste por falta de temperatura (teria que desconectar o cebolão para não acionar a ventoinha, a fim de que aqueça até o modo de ajuste.

P. Favor faça uns testes e nos conte o resultado: 1) motor ligado, tire o conector do sensor de temperatura (que está junto a VT) e veja se a ventoinha liga imediatamente. Encaixe novamente que ela desliga. .

2) Com o motor ligado, tire o fio positivo do cebolão e preste atenção no painel se a ventoinha vai ligar um pouco acima do meio da escala. Se ligar deixe completar a operação e depois volte a conectar o cebolão para esfriar até 78ºC

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)

Bom, como sexta passei o carro para o meu nome finalmente, já posso levar para oficina e gastar o que tem para gastar, só falta tempo agora... :cry:

Tenho uma pergunta, para eliminar outra suspeita...
Tem como saber quando o sistema de arrefecimento está entupido ou algo do tipo?

Abraço!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

jshawk escreveu:Bom, como sexta passei o carro para o meu nome finalmente, já posso levar para oficina e gastar o que tem para gastar, só falta tempo agora... :cry:

Tenho uma pergunta, para eliminar outra suspeita...
Tem como saber quando o sistema de arrefecimento está entupido ou algo do tipo?

Abraço!

jshawk,

Eu lavo o sistema a cada troca do aditivo ( o que eu coloco dura 6 à 8 meses e eu costumo medir a resistividade )
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=16501

Eu tiro a VT e verifico visualmente se ela está em ordem.
Tiro a mangueira superior e inferior do radiador

E com uma mangueira de jardim (no meu caso tem uma boa pressão) eu injeto água pelo caminho inverso via cavalete da VT e vejo a coloração do que sai.
Depois injeto água pela mangueira que estava ligada na parte inferior do radiador e vejo a coloração do que sai pelo cavalete da VT... Quando sair água limpa eu paro.

Depois eu faço o mesmo com o radiador... injeto água por cima e depois por baixo.

É possível também depois disso recolocar as mangueiras sem o aperto de abraçadeiras, encher o sistema com água, dar a partida e funcionar o motor uns 2 minutos no máximo.
Soltar as mangueiras e repetir a operação... a pressão interna provocada pela bomba deve limpar mais um pouco.

Ao injetar a água com a mangueira deve avaliar o volume que sai se é o mesmo que está entrando ou se está havendo "refluxo" muito alto por onde vc esta injetando. Um refluxo pela mangueira inferior é normal pq a água tem que "subir" passar pelas galerias do motor até chegar ao cavalete da VT.

O radiador de ar quente e o radiador grande são mais suscetíveis de entupimento.

O aditivo de limpeza que se coloca uma semana antes de colocar um novo aditivo poderá ser uma faca de 'dois legumes'... vai limpar toda oxidação e crostas e poderá "destapar" alguns furinhos e arrumar pra cabeça. Se o seu sistema de refrigeração é bem cuidado é indiferente.

Um controle de resistividade do liquido refrigerante no sistema é sempre bom para manter o meio liquido "neutro" evitando corrosões galvânicas.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)

Tirei uma foto do procedimento diferente que fiz...

A dúvida agora é, isso que eu fiz, tira ar do sistema e verifica se tem algo entupido?
Já que pode ver ali que está saindo bastante água pela mangueira.

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se não remover o sensor de temperatura da carcaça da válvula termostática, não vai remover o ar do sistema de arrefecimento. Lembre-se que a VT está bloqueando o sistema por estar fechada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder