leoroy escreveu:O cebolão que estou usando no meu é de 88º. Como eu troquei o cebolão e o tubo onde ele fica conectado, eu percebi que realmente é uma solução barata. O cebolão custou 16.50 e o tubo 13.50 = 30,00 reais para resolver o problema.
Qual a temperatura vocês recomenda eu colocar o cebolão?
Sei que vocês vão falar para eu colocar a válvula termostática e etc... Para ficar original, mas o orçamento está curto.
Leoroy,
O motivo do retorno da VT não é para ficar original. Entendo que a GM (e não só ela) colocam em seus projetos para que o motor trabalhe em temperatura ideal evitando consumo excessivo e desgaste das peças.
Concordo que exige do motorista ficar atento à temperatura no painel e ouvindo quando a ventoinha arma
Creio que vc não sabe o motivo por que colocaram o cebolão de 88º.
O Carlos Freire informou que essa pode ser uma solução barata para uma UCE com defeito que não acione mais a ventoinha aos 101ªC
Mas, pode ser a justificativa que vc deu de que no Rio a média de temperatura no ano é muito alta e tem receio que queime a junta do cabeçote.
Isto é relativo por que, da mesma forma que a VT pode travar fechada e (a central já acionou a ventoinha), o cebolão pode deixar de operar por desgaste e ou por soltar da conexão (se bem que é difícil... ou interrupção do fio) e a ventoinha não armar e aí só prestando atenção no painel ou na performance do motor.
Como coloquei em outra mensagem: há interruptores com faixas de 90 a 100ªC que fazem o motor trabalhar na temperatura ideal preconizado pela GM
Porém, não deve colocar a VT especificada e manter o cebolão de 88º pq dá conflito ( a ventoinha não vai desligar 'nunca') Para manter os dois eles (VT e Interruptor) teriam que operar na mesma faixa de temperatura, isto é, se a UCE não estiver mandando sinais para ligar a ventoinha.
Se a UCE estiver normal, ou seja acionando a ventoinha em 101ºC, significa que o sensor de temperatura está bom e aí a VT especificada pela GM é o ideal.
Complementando: Penso que se tiver que ajustar o ponto e fazer o jump no A e B do conector ALDL a UCE não entrará em modo ajuste por falta de temperatura (teria que desconectar o cebolão para não acionar a ventoinha, a fim de que aqueça até o modo de ajuste.
P. Favor faça uns testes e nos conte o resultado: 1) motor ligado, tire o conector do sensor de temperatura (que está junto a VT) e veja se a ventoinha liga imediatamente. Encaixe novamente que ela desliga. .
2) Com o motor ligado, tire o fio positivo do cebolão e preste atenção no painel se a ventoinha vai ligar um pouco acima do meio da escala. Se ligar deixe completar a operação e depois volte a conectar o cebolão para esfriar até 78ºC
Abs
waldir