Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Incrivel seus feltros!
Os meus estavam todos podres, foi tudo p/ o lixo! :smt030
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Ah, mas isso acha fácil. Se for o betumado é um pouquinho mais chato, mas acha...eduardo_saura escreveu:Incrivel seus feltros!
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Num desses fins de semana em que eu estava mexendo no carro, fui tirar esse forro que é na verdade um papelão pintado de preto, que vai no fundo do porta-malas, já com marcas de uso.
Ao tirá-lo, sem querer eu o rasguei.


Como não queria deixá-lo assim, e queria manter o original aplicado no carro, decidi revestí-lo com forração de carpete preta. Ficou ótimo, e com certeza irá ajudar ainda mais na redução de ruídos do carro.

A parte anteriormente rasgada

E seu verso, onde vai essa espuma. Grampearam com aqueles grampos de móveis. Eu os martelei para que não ficasse nenhuma ponta para cima.

Quanto ao tampão:
Ele tinha alguns pontos onde tinha essas rachaduras, como já havia postado aqui.

Eu tinha aqui um rolo de fita de fórmica e cola de madeira, afinal, sempre faço alguma coisa em casa. Daí, cortei umas tiras e colei sobre as trincas.


Ficou muito bom. Bem firme mesmo, e sem fazer relevo na peça.
Como não tenho serra tico-tico, levei pedaço de fórmica para o cara que faz som. Ele cortou as placas com o furo redondo para os falantes de 6", fixou as placas sobre os buracos de 6x9", e pronto. Resolveu o lance do buraco.
Daí, foi só cobrir com carpete, nada excepcional. A vantagem é que eles cobriram com carpete de ambos os lados. O original, por economia, não vai carpete embaixo, mas uma camadas de feltro e espuma em pontos de possível contato com a lata para evitar ruído. Com carpete de ambos os lados, o ruído zero é garantido.


Nas saídas de ar eu coloquei essas espumas. Originalmente é uma tira que cobre todos os furos, mas como a tira de espuma que eu tinha era de tamanho limitado, eu a cortei em pedaços para colá-los em cada um dos furos. O resultado ficou bem satisfatório.

E aqui vemos por cima. No mais absoluto padrão original. Carpete felpudo preto de excelente qualidade, as molduras dos furos originais, espuminha em cada uma delas, falantes de 6" e telinhas originais. O tampão voltou a ser o que era quando em 1990. Aliás, até melhor!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E aqui um Bonus Track.
Hoje fui na casa de um amigo meu, que é colecionador, tem Opalas, Caravans, etc. Ele já teve Monzas excepcionais, somente Classics. Vi 2 dos Classics que ele já teve. Absolutamente imaculados.
Essa semana ele entrou na missão de salvar um 500EF. Mais um será salvo. Desejo-lhe sorte e certamente vamos trocar informações ao longo do processo. Um carro de boa estrutura, e com muitos itens de acabamento em excelentes condições. Será um processo de restauro como qualquer outro, onde muita coisa tem que ser feita, afinal, o cara é enjoado.





E olha as coisas que encontramos em carros que foram tão mal tratados ao longo da vida...
Para tirar as medidas e ter uma perfeita idéia quanto a material a ser usado.

Sempre que vejo os 500EFs eu me pergunto o porque praticamente todos esses Monzas se encontram tão surrados, foram tão judiados pelos seus donos.
Teriam sido esses carros de donos tão ricos e tão pouco cuidadosos, que usaram os carros como se fossem bens descartáveis até os detonarem e os passaram a donos posteriores que já não tinham condições de retorná-lo a originalidade? Talvez. É uma teoria.
Ao tirá-lo, sem querer eu o rasguei.


Como não queria deixá-lo assim, e queria manter o original aplicado no carro, decidi revestí-lo com forração de carpete preta. Ficou ótimo, e com certeza irá ajudar ainda mais na redução de ruídos do carro.

A parte anteriormente rasgada

E seu verso, onde vai essa espuma. Grampearam com aqueles grampos de móveis. Eu os martelei para que não ficasse nenhuma ponta para cima.

Quanto ao tampão:
Ele tinha alguns pontos onde tinha essas rachaduras, como já havia postado aqui.

Eu tinha aqui um rolo de fita de fórmica e cola de madeira, afinal, sempre faço alguma coisa em casa. Daí, cortei umas tiras e colei sobre as trincas.


Ficou muito bom. Bem firme mesmo, e sem fazer relevo na peça.
Como não tenho serra tico-tico, levei pedaço de fórmica para o cara que faz som. Ele cortou as placas com o furo redondo para os falantes de 6", fixou as placas sobre os buracos de 6x9", e pronto. Resolveu o lance do buraco.
Daí, foi só cobrir com carpete, nada excepcional. A vantagem é que eles cobriram com carpete de ambos os lados. O original, por economia, não vai carpete embaixo, mas uma camadas de feltro e espuma em pontos de possível contato com a lata para evitar ruído. Com carpete de ambos os lados, o ruído zero é garantido.


Nas saídas de ar eu coloquei essas espumas. Originalmente é uma tira que cobre todos os furos, mas como a tira de espuma que eu tinha era de tamanho limitado, eu a cortei em pedaços para colá-los em cada um dos furos. O resultado ficou bem satisfatório.

E aqui vemos por cima. No mais absoluto padrão original. Carpete felpudo preto de excelente qualidade, as molduras dos furos originais, espuminha em cada uma delas, falantes de 6" e telinhas originais. O tampão voltou a ser o que era quando em 1990. Aliás, até melhor!

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E olha as coisas que encontramos em carros que foram tão mal tratados ao longo da vida...
Para tirar as medidas e ter uma perfeita idéia quanto a material a ser usado.

Sempre que vejo os 500EFs eu me pergunto o porque praticamente todos esses Monzas se encontram tão surrados, foram tão judiados pelos seus donos.
Teriam sido esses carros de donos tão ricos e tão pouco cuidadosos, que usaram os carros como se fossem bens descartáveis até os detonarem e os passaram a donos posteriores que já não tinham condições de retorná-lo a originalidade? Talvez. É uma teoria.
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Evandro, meu SL/E também está com esse papelão, em estado semelhante a este seu. Pergunto, será que não teria um material vendido a metro no mercado e que seja semelhante a este papelão, para poder reproduzi-lo? Essa idéia sua, de revestir com carpete é ótima. Mais uma coisa que pretendo copiar, hehehe... O papelão é preso somente pelos botoezinhos? Essa da espuma por baixo das gradinhas eu não sabia, meu tampão está no tapeceiro para troca do carpete, vou aproveitar e colocá-la também. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Evandro mais uma perguntinha: esses seus falantes vão ligado direto no rádio ou a algum módulo de potência? São monoaxiais? Valeu!
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Evandro, excelente trabalho no tampão e na lâmina de acabamento do banco traseiro!
Esse 500 EF do seu amigo me criou uma dúvida: Eu já vi outro 500 EF desta cor, com os bancos e painel de porta nas cores preta e vinho. Esta combinação de duas cores era padrão dos 500 EF vermelhos? Sinceramente, eu não me lembro deste detalhe, porque não tive a oportunidade de ver de perto o 500 EF nesta cor.
Abraço
Esse 500 EF do seu amigo me criou uma dúvida: Eu já vi outro 500 EF desta cor, com os bancos e painel de porta nas cores preta e vinho. Esta combinação de duas cores era padrão dos 500 EF vermelhos? Sinceramente, eu não me lembro deste detalhe, porque não tive a oportunidade de ver de perto o 500 EF nesta cor.
Abraço
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
por fora esse 500 EF está até que inteiro, mas esse revestimento interno, quem teve essa ideia cagou bonito....
Evandro, qual foi a medida de carpete que vc comprou para revestir o papelão traseiro ? meu carro está sem ele e sinceramente, não me agrada em nada toda vez que abro o porta-malas e vejo toda a espuma dos bancos a vista... ai gostaria de com esse carpete suprir a falta do papelão
Evandro, qual foi a medida de carpete que vc comprou para revestir o papelão traseiro ? meu carro está sem ele e sinceramente, não me agrada em nada toda vez que abro o porta-malas e vejo toda a espuma dos bancos a vista... ai gostaria de com esse carpete suprir a falta do papelão
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Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado
Fala Alexandre.avvsilva escreveu:Evandro, meu SL/E também está com esse papelão, em estado semelhante a este seu. Pergunto, será que não teria um material vendido a metro no mercado e que seja semelhante a este papelão, para poder reproduzi-lo? Essa idéia sua, de revestir com carpete é ótima. Mais uma coisa que pretendo copiar, hehehe... O papelão é preso somente pelos botoezinhos? Essa da espuma por baixo das gradinhas eu não sabia, meu tampão está no tapeceiro para troca do carpete, vou aproveitar e colocá-la também. :smt023
Cara, esse material é um papelão bem prensado. Mas eu nunca vi a venda não. Acho que vale a pena vc remendar o seu. No lugar de colocar essa forração que coloquei, vc pode também forrá-lo com courvin preto, que deixaria seu acabamento mais proximo do padrão original. Mas eu decidi pela forração para ser mais fácil a aplicação (e não tem risco de dar bolhas).
Os falantinhos são tri-axiais. Mas simplezinhos de tudo.
Fala S h E e Q u O. Cara, qquer coisa que não seja couro preto é cafonice e manolização. Infelizmente o couro é muito caro, e com o desgaste, os novos donos colocaram courvin e resolveram manolizar (porque isso não pode ser chamado de personalização! :smt011 )S h E e Q u O escreveu:Evandro, excelente trabalho no tampão e na lâmina de acabamento do banco traseiro!
Esse 500 EF do seu amigo me criou uma dúvida: Eu já vi outro 500 EF desta cor, com os bancos e painel de porta nas cores preta e vinho. Esta combinação de duas cores era padrão dos 500 EF vermelhos? Sinceramente, eu não me lembro deste detalhe, porque não tive a oportunidade de ver de perto o 500 EF nesta cor.
Abraço
RB Mantins, na verdade na lamina traseira/papelão não foi carpete, foi uma forração. Ela praticamente nem tem pelo como o carpete. É aspera e baixinha. Mas vc vai precisar de uma base, ou seja, de uma lâmina dessas para segurar a forração. Eu só não sei onde vende esse tipo de papelão. Talvez uma lâmina fina de Eucatex possa substituir esse papelão (como aquelas que vão no fundo de alguns móveis). Ela é resistente e maleável (que na verdade, é o material do tampão onde vão os falantes)RBMartins escreveu:por fora esse 500 EF está até que inteiro, mas esse revestimento interno, quem teve essa ideia cagou bonito....
Evandro, qual foi a medida de carpete que vc comprou para revestir o papelão traseiro ? meu carro está sem ele e sinceramente, não me agrada em nada toda vez que abro o porta-malas e vejo toda a espuma dos bancos a vista... ai gostaria de com esse carpete suprir a falta do papelão
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