Vamos lá, atualizando quanto às últimas mexidas no VCD...
Sexta Feira foi dia de trato "forçado" na pintura. Na semana que meu carro estava sem painel e com o interior completamente desmontado, chamei um profissional em Martelinho de Ouro pra fazer uma geral pelo meu carro qual "ostentava" uns amassadinhos de porta já desde muitos anos.. mas o carro estava sujo, e ele acabou esfregando um paninho mais sujo ainda pela pintura durante a execução do trabalho. O serviço dele ficou ótimo.... mas causou um certo trabalho adicional pro meu primo pra arrumar a "caca" depois, rs
Manutenção de pintura como fazemos rotineiramente... desta vez foi uma passada com clay, maquinada com cera Menzerna em algumas áreas do carro onde havia swirls ou micro arranhados e selante Wolfgang. Pintura "preto-no-preto" pra mais meio ano!
Porém.... na semana antes dessa geralzinha, eu havia dado uma esbarrada legal na parede da minha garagem (Que depois disso, me fez "finalmente" colocar um borrachão de proteção pra não acontecer novamente, rs) ... mas como meu parachoques já vinha acumulando piques e arranhados já a quase 3 anos, desde que foi repintado em 2014, aproveitei e criei ânimo pra tirar, reparar e pintar novamente. Mas dessa vez... pelas minhas próprias "mãozes"!
E assim foi meu sábado..... "lixa lixa lixa lixa lixa lixa" ... Pinta, rs
Detalhe importante nessa parte aí: Eu não dei sequer uma grama de massa poliéster durante todo o processo! ... Essa coisa cinza no parachoque é gelcoat poliéster, uma espécie de resina mais espessa que tem excelente poder de cobertura (No caso, os arranhões e raspados), altíssima resistência a intempéries e alta flexibilidade e resistência a trincas, bem maior que massa poliéster. O único contra: É bem mais difícil de lixar que massa, rs ... mas vale o resultado!
Durante o processo, descobri várias cagadas colocadas por profissionais em intervenções passadas.. de pontos onde a pintura desplacava por mal lixamento, a pontos onde tinha excesso de material, massa poliéster principalmente:
Fiz o processo de preparação pelas seguintes etapas:
1 - Lixa 80 em cima das áreas onde seria necessário enchimento / correção
2 - Aplicação do Gelcoat nas áreas a serem trabalhadas
3 - Lixamento de verniz, gelcoat e preparação para pintura, nas etapas com lixas: 100, 180, 240, 320, 400, 600.
4 - Pintura, na cor Preto Listz, 3 demãos
5 - Verniz HS, 3 demãos
Infelizmente por conta das minhas "instalações precárias"... alguns cisquinhos caiu no verniz, mas nada sério.... realmente ficou bem melhor do que eu esperava, ainda mais considerando que eu não fazia esse tipo de trabalho desde que estava com o Corsa GLS (Meados de 2013!)
Depois de montar os filetes cromados novinhos e a capa na estrutura principal do parachoque:
E por fim com ele montado no carro momentos após... e já depois de 150km, no Inter Regional de Itabira, evento do Clube do Vectra que ocorreu Domingo, dia 9. Detalhe para as "naves" dos amigos ao lado...
Já neste começo de semana.... Segunda Feira chegou pra mim, de Osasco - SP, dois tapetinhos de painel do VA / Calibra que faltavam pra fechar meu jogo que vinha guardando a um tempo... Kit completinho:
Nestas horas já tá tudo lavado e montado no VCD no lugar dos acabamentos originais em carpete... é claro, rs
E bom, pra finalizar este post.... lembram dos forros de porta né? Pois é.... ainda não está na sua versão final, mas hoje, finalmente o meu forro cobaia recebeu mais alguns melhoramentos.
A primeira coisa que fiz foi colocar em prática a elaboração de uma estrutura interna em fibra para fazer a junção das duas peças do forro:
Não reparem na qualidade da forração externa.. eu pretendo, quando aliviar ($$), levar isso pra um tapeceiro profissional, fazer a forração com um couro sintético de qualidade e 'sob as mãos' de quem entende de forração de peças mais complexas... rs
Também não reparem no visual estrutural desse forro. Isso era sucata, lembram? ... pois é, o que importa é a parte visual, e não por trás, kkk ..
Bom, esta foto de trás é só pra mostrar mesmo como fixei a estrutura de fibra na estrutura do forro.... neste caso eu tenho duas opões, colar a peça de fibra, ou laminar ela diretamente na estrutura. Eu preferi colar, já que a forração ainda não é definitiva... mas qualquer uma das opções traz o mesmo resultado.
Seguindo com as peças para montagem, a moldurinha... que originalmente é uma peça com acabamento em madeira "fake", agora em fibra de carbono **autêntica**, haha:
Dá pra ver mais alguns cisquinhos na peça... mas isso é na resina, não no Verniz... vai levar um tempo e muito trabalho pra corrigir algo tão sutil, e como não é peça para venda, e sim para mim... preferi montar com ela assim mesmo, ao menos por agora.
Tudo junto:
O efeito da fibra de carbono sob exposição ao sol... coisa linda de se ver!
E finalmente colocado no carro:
Bom.... meu projeto na questão do forro deu certo, e agora eu tenho que ver o que será feito no definitivo. Eu já conversei com um tapeceiro profissional pra refazer toda a parte de forração, com o couro de qualidade bem colocado, esticadinho e sem os defeitinhos que deram comigo... no caso, a parte do tecido irá ganhar também umas costuras para agregar mais ao conjunto, com uma placa central adicional em couro cinza clarinho, já que agora são substituíveis, pois o forro é em duas peças.. Daí quando montar os bancos em couro, posso escolher qual fica mais legal: Com o forros no veludo... ou no couro.
Essa questão das costuras seria bem simples... tipo estas aqui:
Deve ficar legal!
Por em quanto é isso pessoal..... Mais pra frente devo catar mais algumas coisas na pintura do carro, mas antes tenho que terminar este interior (Mesmo que com os forros provisórios, rs) ...
Até a próxima!
