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Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 18 Dez 2008, 16:32
por Marcell 500 EF
Rafaelo escreveu:quando eu fiz a retifica do cabeçote foi ate a refica comprar as peças

8 valvula adimissao e escape: 195,00 1.6
8 guias de valvula: 45,00
kit retentor sabo: 35,00
junta vagabunda: 15,00
plaina cabeçote: 60,00
jogo de molas sob medida: 80,00
limpeza: fiz eu
pintura: eu fiz
Mo: eu fiz
assentamento de valvula: isso nao fiz mas nao e caro...

o teu motor nao deve fugir desse valor tambem
4 válvulas de escape:
TRW (1.8/2.0)- R$59,56 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=12088
4 válvulas de admissão: (serve tanto do 1.8 como do 2.0?)
TRW (1.8) R$38,35 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=11915
EATON-MOTOR (1.8/2.0) Álcool - R$49,17 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=7509
EATON-MOTOR (1.8/2.0) Gasoli - R$51,12 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=7508
Kit retentor:
Sabó - R$11,94 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=8263
Junta:
Sabó (Álcool) - R$27,06 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=11189
Sabó (Gasoli) - R$20,63 - http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=11175
Jogo de molas sob medida:
Não achei

Então seria isso, no caso da junta do cabeçote, eu pegaria a do álcool ou da gasolina? Motor gasolina e combustível álcool e agora?
Marcell, não deixe de fazer um teste com os bicos antigos antes de decidir pela abertura do motor.
Mas não vejo motivos pois os bicos são de mesma impendância, e os do GSI estavam todos errados, nenhum injetava igual. Teve bico do GSI que injetou quase 100ML, enquanto outro não chegou a 30ML.

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 18 Dez 2008, 18:07
por Rafaelo
a junta pega a do alcool ela serve pra ambos combustiveis.

a mola nao se acha pra vender eu mandei fazer em uma empresa especial de molas e levei a mostra e me fizeram as copias, mas isso tu nao precisa trocar teu motor nao ta com 300,000km pra troca as mola

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 18 Dez 2008, 18:32
por Luiz Carlos (Rio)
Marcel, já conseguiu testar o MAF (ou VAF) do seu carro?
Uma coisa que pode ser feita é tirar a tampa do mesmo e verificar a pista do potenciômetro. Como o carro ficou muito tempo parado, pode ter oxidado. Como radios que ficam parados muito tempo, qdo vc liga ouve aquela estática provocada por oxidação do grafite.
Acho que um dos pontos fracos da injeção MPFI dos Monzas é esse componente, caro e sujeito a problemas, já que tem peças móveis, etc.

Entendi que vc usa óleo 15W40.
Não é um óleo fino demais para um motor já rodado?
Eu uso o 20W50 API SL, que acho ideal para nossos Monzas.

Abraços

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 19 Dez 2008, 00:14
por Marcell 500 EF
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Marcel, já conseguiu testar o MAF (ou VAF) do seu carro?
Uma coisa que pode ser feita é tirar a tampa do mesmo e verificar a pista do potenciômetro. Como o carro ficou muito tempo parado, pode ter oxidado. Como radios que ficam parados muito tempo, qdo vc liga ouve aquela estática provocada por oxidação do grafite.
Acho que um dos pontos fracos da injeção MPFI dos Monzas é esse componente, caro e sujeito a problemas, já que tem peças móveis, etc.

Entendi que vc usa óleo 15W40.
Não é um óleo fino demais para um motor já rodado?
Eu uso o 20W50 API SL, que acho ideal para nossos Monzas.

Abraços
Óleo, quanto mais fino melhor. No caso, se não vazar nada, está bom e no meu caso, não vaza nada, nenhuma gota do motor no chão, apenas mela o bloco pela junta.

Sobre o MAF, ainda não testei, estou esperando o esquema do MAF do MPFI para fazer o teste. Se der problema no MAF posso comprar outro ou tentar arrumar esse. Acho difícil de oxidar pois ele está bem vedado.

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 19 Dez 2008, 07:40
por Luiz Carlos (Rio)
Marcell 500 EF disse:
Óleo, quanto mais fino melhor
Explica isso pra gente.

Fui mecânico profissional durante 31 anos, e nunca soube disso :smt017 .
Eu sempre pensei que para cada função ou situação, o óleo tivesse que ter uma viscosidade adequada.

Abraços

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 19 Dez 2008, 10:37
por Marcell 500 EF
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Marcell 500 EF disse:
Óleo, quanto mais fino melhor
Explica isso pra gente.

Fui mecânico profissional durante 31 anos, e nunca soube disso :smt017 .
Eu sempre pensei que para cada função ou situação, o óleo tivesse que ter uma viscosidade adequada.

Abraços
No caso, o motor do monza, pode-se usar:

10W30
15W40
20W40
20W50

Dentes estes quanto mais fino melhor. Se o motor tem 300.000KM e pode rodar com o 10W30 por exemplo, exelente. Quanto mais fino, melhor, mas dentro da tabela de aplicação do carro. Isso para uso cotidiano, há que use 5W15 se não me engano.

Existe a viscuosidade correta sim, não se deve escapar dela. Tanto eu como tu estamos dentro dos padrões do monza, mas se tu pode-se colocar 15W40 no seu motor, seria ainda melhor. Óleos de alta Km somente em último caso pois eles são mais grossos para não dar vazamento por possíveis borras. Então se não da vazamento com um mais fino, não precisa.

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 19 Dez 2008, 14:22
por filirom
A sim marcell,, mas ha alguma diferenca entre oleo mais fino em relacao ao motor,, ele trabalha melhor,,, como vejo mais ou menos qual usar no meu monza,, abrass!!!

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Enviado: 19 Dez 2008, 14:57
por Marcell 500 EF
filirom escreveu:A sim marcell,, mas ha alguma diferenca entre oleo mais fino em relacao ao motor,, ele trabalha melhor,,, como vejo mais ou menos qual usar no meu monza,, abrass!!!
Todos estes óleos que eu citei são os que o manual especifica. Quanto mais fino melhor, isso signica que ele leva 15seg para atingir a parte superior quando frio e 40 segundos para seu trabalho normal, 15W40. Então quanto mais baixo estes números, mais rápido ele entra em sua viscuosidade final de trabalho. Por isso falamos que é um óleo mais fino.

Frite um bife fino e um grosso, o fino fica pronto antes.