Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

Exato...

Por isso perguntei de onde era a foto.

Se fosse dele, saberíamos que rodou com álcool mesmo. Como não é, não temos como saber... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Fariaswolf escreveu: pessoal, carro suspenso, Vrsilva, tirei a bomba (tirei do suporte, mas tá lá ainda), ai fiquei pensando, se eu for deixar pra trocar o fluido da DH depois vai lambuzar tudo.
dá pra trocar o fluido agora sem o motor no cofre? ou precisa estar com o motor ligado?
Cara o que eu fiz não drenou tudo 100% mas saiu bastante óleo e quando coloquei foi quase 1L, o que eu fiz foi soltar o retorno do reservatório e coloquei um outro frasco vazio que tinha com a mangueira de retorno nele, e fui girando a polia da bomba e foi saindo... até um momento que não saiu mais... Como a minha caixa de direção já havia sido reparada, o óleo que ali estava ainda era vermelho e não tinha nem 1 ano. Mas mesmo assim coloquei óleo novo.
Fariaswolf escreveu: e como eu faço pra drenar todo combustivel do tanque do carro?
O tamque de combustível é só tirar o pescador do tanque, que fica na lateral do passageiro, são 6 parafusos, compra um kit de pré-filtro pro pescador e troca além do pré-filtro a junta de cortiça. Aí vai drenar bem o tanque e se quiser drenar tudo é só erguer um pouco o lado do motorista que deve sair bem o álcool de lá.. o que ficar vira vapor rapidinho...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva

Rafaelo escreveu:de qualquer forma é um bloco de monza alcool. ou seja nao tem correçao automatizada da mistura mapeada. por digo isso? pq se o motor dele estiver com excesso, mesmo sendo alcool vai acontecer isso.

ouuuuu pode ser queima de oleo...

dificil julgar uma foto e uma regulagem aleatoria e culpar o alcool por isso.
Da primeira vez que foi feito a troca do cabeçote do meu atual carro, não estava nem na METADE dessa sujeira aí... meu motor é muito limpo... e em outubro que abri ele pra trocar a junta, também mesma coisa... limpo... JAMAIS dessa forma que está na internet... nunca... isso aí é motor de dono porco, alguma porcaria ele fez...

Isso é material oleoso carbonizado, onde tem óleo no álcool mesmo?!?!?! Opa! não tem... é à base dágua... :smt030

Pra não dizer que meu motor tem os pistões polidos, ele formou uma pequena sujeira no pé do lóbulo na parte central do pistão, mas só ao redor do pé do lóbulo e no centro do pistão... O resto é no ferro mesmo... ali na foto da pra ver as camisas sujas...

Meu mecanico que tirou o cabeçote original disse que motor de Monza à álcool é sempre limpo, mesmo com 20 anos sem ter aberto, que não é meu caso.

E tem mais, nessa foto do bloco da pra ver claramente o "doce de leite" no tubo de respiro do motor... quem garante que o cara não rodou um tempão queimando óleo?!?!? Rajando?!?!
vrsilva

A primeira vez que deu problema no cabeçote comigo, quando coloquei o cabeçote do astra 2008 de um ferro velho...

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Meu mecanico que tirou o cabeçote original disse que motor de Monza à álcool é sempre limpo, mesmo com 20 anos sem ter aberto, que não é meu caso.
nem sempre. sao casos e casos
*caso o motor consuma oleo alem da conta vai ficar como essa da foto.
*caso a mistura esteja rica(desregulagem) vai fica como o da foto.
*ponto atrasado baixa eficiencia = frente de chama lenta = carbonizaçao...

se tu olhar um motor atual nem precisa ser o N20XF. que so andou no alcool ele sai mais limpo que o teu, justamente pelas melhorias da igniçao, injeçao, escape, sonda, automatizaçao do avanço e mistura, etc o meu esses dia olhei com lanterna a cabeça e esta levemente preta, parece sujeira de po de carvao. as ponta da vela estao igual. se fosse gasolina nao diria o mesmo

---------------------

voltando ao monza...
se ta desregulado a mistura vai fica preto igual carvao. como disse antes e repito, em quanto tiver um potenciometro onde é manual o ajuste, ou ainda avanço que é manual, pode acontecer de tudo. desde pistao branco(mistura pobre) ate pistao negro(mistura rica) ou oleoso negro(rica e queima oleo) que é o da foto.

se o teu saiu limpinho parabens!, isso diz que sempre manteve regulado(mistura e ponto).

repito que falei antes, nao se pode julgar o alcool por uma imagem, uma regulagem qualquer, e um motor sem saber se o mesmo queima oleo, se ta na estequiometria, se os componentes estao ok,etc. nãp é conclusiva. entao nao quer dizer que alcool vai fica assim nao...
vrsilva escreveu:E tem mais, nessa foto do bloco da pra ver claramente o "doce de leite" no tubo de respiro do motor... quem garante que o cara não rodou um tempão queimando óleo?!?!? Rajando?!?!
isso nao quer dizer nada. o meu motor tem nem 5 horas de funcionamento. é todo novo e original e usa oleo sintetico e faz a mesma coisa no tubo. sai um ranho branco, isso é do alcool mesmo, a agua que tem dentro, e como meu caso é so liga/desliga no momento, e programaçao de motor a todo momento, entao é normal ele nao queimar toda a agua do carter, não da tempo. o caso dele pode ser o mesmo, ou ainda ligou condensou e desligou e desmontou e saiu isso na foto. ou pode ser queima de agua passando pro carter. alem do alcool natural.

vale do mesmo é conclusivo? não...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

vrsilva escreveu:
Fariaswolf escreveu: pessoal, carro suspenso, Vrsilva, tirei a bomba (tirei do suporte, mas tá lá ainda), ai fiquei pensando, se eu for deixar pra trocar o fluido da DH depois vai lambuzar tudo.
dá pra trocar o fluido agora sem o motor no cofre? ou precisa estar com o motor ligado?
Cara o que eu fiz não drenou tudo 100% mas saiu bastante óleo e quando coloquei foi quase 1L, o que eu fiz foi soltar o retorno do reservatório e coloquei um outro frasco vazio que tinha com a mangueira de retorno nele, e fui girando a polia da bomba e foi saindo... até um momento que não saiu mais... Como a minha caixa de direção já havia sido reparada, o óleo que ali estava ainda era vermelho e não tinha nem 1 ano. Mas mesmo assim coloquei óleo novo.
Fariaswolf escreveu: e como eu faço pra drenar todo combustivel do tanque do carro?
O tamque de combustível é só tirar o pescador do tanque, que fica na lateral do passageiro, são 6 parafusos, compra um kit de pré-filtro pro pescador e troca além do pré-filtro a junta de cortiça. Aí vai drenar bem o tanque e se quiser drenar tudo é só erguer um pouco o lado do motorista que deve sair bem o álcool de lá.. o que ficar vira vapor rapidinho...
cara, qual é a de retorno, a que é presa no corpo da bomba, ou a que é presa com braçadeiras no reservatório?

eu pensei em ligar a bomba de combustivel direto na bateria, puxar dois fios pra ela e deixar ela mandando gás pra fora. o que vc acha?

-------------------------------------

então povo, eu vou mandar encamisar o bloco, pistões novos, anéis novos, vou usar 10w40 SM ipiranga 100% sintético, e vou usar ou B12 plus ou Bardahl Power Racing. a bomba de óleo é do 2.4 16, bronzinas novas, etc.

fora isso, vou usar o catch tank de óleo que eu comprei, que já vai evitar que entre aquele óleo pra queimar na cabeça do pistão, fora isso a bosch LSU 4.2 que já falei pro rafaelo, então, achoq ue om tudo isso dá pra deixar o motor limpo né?

fiquei vendo que existem produtos que retiram a agua do alcool, como um aditivo que coloca no tanque e isso ajuda contra a corrosão, vinga tbm?

carai, então o alcool vai esbranquiçar o óleo?

dá medo hein, se o teu fica assim Rafaelo, o meu vai pingar leite pelo carter?? integral? desnatado?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:carai, então o alcool vai esbranquiçar o óleo?

dá medo hein, se o teu fica assim Rafaelo, o meu vai pingar leite pelo carter?? integral? desnatado?
tudo depende, se tu anda bastante nao vai dar tempo de condensar e criar agua no carter. no meu caso por ser estacionario e no max fica 15 min ligado da isso. pra quem anda todos os dias e pelo menos entra em aquecimento nao é pra acontecer, mas um pouco sempre tem. afinal alcool é agua. e a sobra sempre desce pro carter.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Rafaelo escreveu:
Fariaswolf escreveu:carai, então o alcool vai esbranquiçar o óleo?

tudo depende, se tu anda bastante nao vai dar tempo de condensar e criar agua no carter. no meu caso por ser estacionario e no max fica 15 min ligado da isso. pra quem anda todos os dias e pelo menos entra em aquecimento nao é pra acontecer, mas um pouco sempre tem. afinal alcool é agua. e a sobra sempre desce pro carter.
cara, beirando a loucura e paranóia, e se colocar um filtro de diesel que separa agua do alcool? ou não é nesse nível atômico a mistura de agua no alcool?

to terminando o cabeçote aqui, alternador ja está novo, 100%, trocado o regulador bosch e teste nos diodos.

falta 3 ou 2 dutos de escape, e já parto pra trazer o motor e cambio aqui pra cima.
Responder