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Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 11:50
por Gustavo Turolla
ahahahahah
já nao entendi mais nada
qq é roda fônica?

Valeu Ricardo, vou dar uma lida sim!!

Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 11:56
por Cleber Brogni
cara é bem simples como se fosse o ditribuidor do carro, ele tem a função de disparar a centelha da vela no momento certo da combustão do cilindro.

Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 12:04
por TheRipper
Cleber Brogni escreveu:cara é bem simples como se fosse o ditribuidor do carro, ele tem a função de disparar a centelha da vela no momento certo da combustão do cilindro.
É por aí, mas a função exata da roda fônica é informar ao módulo a rotação e a posição do virabrequim do motor :smt023

Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 13:10
por 500EF
Exatamente, e a injeção usa esta informação não só para definir a curva de ponto, mas também para definir o momento da abertura dos bicos, para saber qual cilindro está detonando, quando o KS pega algum sinal, etc.. :wink:

Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 14:22
por TheRipper
500EF escreveu:Exatamente, e a injeção usa esta informação não só para definir a curva de ponto, mas também para definir o momento da abertura dos bicos, para saber qual cilindro está detonando, quando o KS pega algum sinal, etc.. :wink:
Na verdade, apenas com a roda fônica não é possível saber em qual ciclo o cilindro está, o módulo tem apenas a informação de quando o pistão está em PMS. Nesse caso a injeção de combustível funciona de forma semi-sequencial (duas bancadas alternadas) e a ignição é feita por centelha perdida (bobina dupla), de modo parecido com o acionamento dos injetores. Para saber em qual ciclo o cilindro está, e controlar o ponto individualmente por cada cilindro, como você citou, é necessário o sensor de fase do comando de válvulas. Nesse caso é possível usar injeção de combustível e ignição seqüencial, com 4 bobinas :wink:

Re: full tech no monzão

Enviado: 29 Ago 2008, 19:15
por Gustavo Turolla
Nossa hahahaha
apesar de não saber o que é KS nem PMS acho que eu entendi o que é roda fônica mais ou menos.
E com certeza ela propicia melhor queima e menos perdas.
Mas ela é necessária em alguma situação ou o distribuidor dá conta do recado?
E pelo jeito a adaptação desta é trabalhosa, certo? E creio eu que cara também...

edit: Já sei que PMS é ponto máximo superior. gugli.

Re: full tech no monzão

Enviado: 30 Ago 2008, 14:18
por 500EF
Gustavo Turolla escreveu:Nossa hahahaha
apesar de não saber o que é KS
KS = Knock Sensor, ou sensor de detonação
nem PMS
Ponto morto superior, ou ponto mais alto que o pistão atinge, antes de começar a descer.
acho que eu entendi o que é roda fônica mais ou menos.
Para ficar fácil de visualizar, imagine-a como uma espécie engrenagem que gira junto com o eixo do motor. Nesta engrenagem, tem um dente faltando, que corresponde ao PMS do primeiro pistão (e do terceiro também, obviamente), então, a injeção sabe que quando passa por este dente faltando, os pistões dos cilindros 1 e 3 estão em cima, daí em diante, é só ela ir contando os outros dentes e saberá a posição do eixo a cada momento e com base nesta informação, ela define a hora certa de injetar, de soltar a centelha, de atrasar o ponto caso haja detonação (por falar nisso, o ripper está certo, se não tiver sensor de fase, ela atrasa o ponto de 2 cilindros, porque não tem como saber dos dois que estão em cima, qual está entrando na fase de explosão e qual está terminando a descarga) , etc..

Re: full tech no monzão

Enviado: 30 Ago 2008, 14:53
por Gustavo Turolla
Ó... entendi. Valeu, Eduardo. Ficou bem claro agora.
E pelo que entendi a adaptação desta não é simples, certo?
Em alguma situação ela é necessária?

valeu