José Leal escreveu:Pessoal, vim pedir socorro, pq lá no Escort Clube ainda não consegui sanar as dúvidas:
1- a regulagem do volante é só em distância ou tem altura tb? É que reinstalei a alavanca de regulagem, e com ela destravada, só consigo movimentos na distância. Ela tem uns encaixes "anti burrice", então é certeza de que está montada corretamente.
Na barra de direção, tem uma bucha plástica que faz uma barra correr dentro da outra, para que haja a regulagem de distância. Essa bucha estava sem sua trava, daí corri o sério risco de perder a direção. Foi feita outra trava e sanado o problema.
2- vejo em vários tutoriais que existe um certo conector onde montamos uma lâmpada e obtemos o código lampejante, no mesmo esquema do Monza. Nestes tutos falam que esse conector fica perto do filtro de ar, ao lado da bateria ou no pé do carona. O único conector que encontrei foi o de diagnóstico, no pé do carona.
3- atuador de marcha lenta e parafuso de apoio da borboleta. Meu carro, antes de passar pela minha revisão tinha um sério problema de marcha lenta quando frio. Provavelmente mexeram nesse parafuso do apoio, pois em determinadas situações, especialmente com o AC ligado, a rotação fica em torno de 1200rpm e o sistema de IE não entra em cut-off. Neste momento, ao tirar o pé do acelerador, o carro fica socando. Queria ver se consigo diminuir a abertura da borboleta e fazer uma limpeza mais detalhada no atuador de marcha lenta.
Desde já agradeço pela atenção!
Zé,
Infelizmente eu não tenho um conhecimento profundo de ovais azul não, mesmo meu pai ter sido dono de 2 Mondeos, um CLX 97 e um GLX 94. No 97 eu cheguei a tirar o painel de instrumentos fora, e como deve ser um sistema parecido ao do Escort, me lembro que o ajuste era de altura e profundidade mesmo. Eu só não saberia te dizer como é o sistema, o motivo que no seu travou. Mas é um sistema de pressão, diferente do catracado do Monza. Ou seja, não tem posições prédefinidas, vc libera alavanca, escolhe a posição, e trava ela.
Sobre a injeção, tá com cara mesmo de atuador de marcha-lenta e/ou parafuso de apoio da borboleta. Acho que antes de mexer nesse parafuso, seria interessante descartar a hipótese de ser o sensor TPS ou o atuador de marcha-lenta. Esse motor seu tb tem MAF, talvez seria de descartar se é ele também o problema causador. E temos o VSS, tal como ocorre no Monza, se ele tiver com algum problema, poderia inibir o cut-off também, né... :smt021
Por último, após descartar todas as possibilidades acima, creio que esse parafuso não tenha nada a ver com a marcha-lenta, e sim a posição suposta de 90° entre a borboleta TOTALMENTE fechada, e o corpo da TBI. O ar que passa por alí deve ser nulo, uma vez que para o controle de marcha-lenta,
o ar passa por outro lugar, como um by-pass, onde o atuador defina a quantidade de ar pro coletor de admissão em desvio da borboleta da TBI.
Sobre o conector de diagnósticos, acho que tá fácil, no caso de termos algum amigo aqui que saiba desses ovais azulados. Caso contrário, um mecânico sem a necessidade de um cafezinho, pode ao menos te indicar o local correto onde se encontra esse maledeto! :smt005
Abraços, e boa sorte!
Robson Lott