Turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:nao foi minha intenção, (nao te dirigi) , se tu defende essa tese é direito todo teu e assume por ae mesmo, nao to querendo brigar contigo ate pq nao to bem hoje e nos proximos dias. só não faça ameaças combinado? se tem algo pra dizer fala ae, depois eu falo tb e ta tudo certo. :smt023
Se não se dirigiu a mim, então também não tem porque se sentir ameaçado. E seja lá o que for que o está incomodando, peço a Deus que o ajude a resolver. Também não quero briga. Aliás, já discutimos por outros assuntos e sempre mantivemos o lado pessoal fora disso. Acho que não tem porque ser diferente desta vez. ;)
só nao vou concordar com isso ate o presente momento, que trocando uma pastilha o carro vai freia mais rápido. ate pq nao tem prova científica alguma disso. ou tem e eu nao vi?
A simples troca de um pneu de composto duro por um de composto macio muda significativamente os números de aceleração e frenagem de qualquer carro.

Se pegar um exemplo extremo, veja quanto baixa no tempo de um F1 quando eles trocam os médios pelos macios. Parece outro carro, de outra categoria...

A contra-partida é que acabam rápido demais.

O mesmo serve para qualquer componente de atrito, como o revestimento do disco de embreagem (existem compostos de todos os tipos, desde macios, HD "heavy-duty" ou com compostos cerâmicos). Uns agarram mais, outros duram mais.

E com as pastilhas não é diferente.

Se você ver como as "red" acabam rápido (eu diria que algo próximo à metade da vida útil de uma comum, custando 3 vezes mais... coisa de $100,00 contra uns $35,00 para as dianteiras), vai entender o que eu estou dizendo.

Agora, só para esclarecer novamente. Não estou dizendo que você está errado em afirmar que aumentando os discos e pinças aumenta a eficiência dos freios. Isso é óbvio.

Atrito é definido pela área de contato (tamanho das partes mesmo), pela força aplicada entre as superfícies (número de pistões) e pelo coeficiente de atrito do material utilizado.

Se melhorar qualquer uma destas variáveis, terá um resultado melhor.

E se a pessoa puder investir nisso, é ótimo (mesmo assim, eu recomendo o uso das pastilhas para competição porque as originais seguram bem uma ou duas vezes, depois vem fading e já era... eu já fiquei sem freio no astra, no vectra 2.2 16v - que tem disco gigante - e no cruze - que tem discos maiores ainda. Nenhum deles resiste muito tempo a uma condução mais esportiva...).

Só que é preciso entender que nem todo mundo dispõe de R$ sobrando para investir num upgrade de freios (sendo que ainda tem que se preocupar com muuuuuitas outras coisas para turbinar) e que nem todo mundo pode se dar o luxo de ficar com o carro semanas ou até meses parado por conta das adaptações e compra de peças, etc.

Enrijecendo a suspensão também melhora muito a estabilidade nas frenagens (pegue um carro com amortecedores estourados e tente pará-lo a 200 km/h para ver). O efeito "mergulho", que transfere a massa para o eixo dianteiro, acaba com a distribuição da frenagem e causa perda de controle.

cade os testes das telemetria da empresa que afirma isso? igual aqueles de dados tecnico das montadoras, so me falta dizerem que reduz o tempo em 15% so trocando as pastilha como tudo nesse país essas empresa enganando tudo mundo, volto a repetir, fadigar menos é uma coisa, frear mais rapido é outra, e mudar so a pastilha é um pouco de exagero. se muda, oque duvido. <3% de melhoria. isso nao muda em nada na pratica(isso é o erro do teste). oque muda é freio maior, pinça maior, pistao maior, roda maior,pastilha maior. senao nao teria carros de super potencia com disco do tamanho de uma roda de monza. e algumas ate com 6 pistões em cada pinça.

outra coisa:
se manter a mesma área de atrito e trocando por pastilha "melhor" e supostamente aumentar o poder de frenagem, se eu for assumir isso entao estou dizendo o mesmo que as pastilhas originais nao funcionam tantos %(comparado a de competição). meio estranho essa afirmação. eu sou uma cara aberto a novas comprovações, mais nao é tao simples me convencer. ate o momento estou sendo cético, nao vo bancar o ignorante e ignorar uma "realidade comprovada", mais como disse, venham com dados concretos e provas tecnica disso. continuo cético a trocar a pastilha e melhorar o espaço da frenagem sem mudar a área de atrito do mesmo.
Aí entre até a questão de durabilidade vs poder de frenagem.

Mas, se quiser literatura, procure em sites estrangeiros sobre pastilhas originais vs "green" vs "red" (e agora já inventaram uma "yellow"). Vai encontrar material a respeito, falando tanto de carros quanto de motor super-esportivas.

voltando ao começo, pra frear mais rápido nao adianta mudar a pastilha pq se tem diferença é tao pequena que se anula na pratica.
Sozinha, pode ser que não faça lá toda a diferença do mundo mesmo, apesar de obviamente ajudar (como eu disse, melhorando qualquer variável, melhora o resultado). Sem falar no fading...

Mas o que eu sugeri foi fazer isso em conjunto com outras modificações, como o enrijecimento da suspensão e uso de pneus com composto mais macio (até por causa do turbo, senão não terá tração).

Pode não ficar tão top quanto um super-mega-hiper-freio de trocentos mm, mas é o suficiente para parar com segurança um monza turbo @ 1 bar.

Isso eu garanto pela prática (e disso eu posso falar e assinar embaixo, ok? Quem quiser vir aqui andar nele para ver como é, eu já disse várias vezes que será um prazer). ;)

Ah! Usar fluido DOT 5.1 é obrigatório, senão ele passará a ser o elo mais fraco...

E só para relembrar, o meu setup é:
- Freio a disco original de monza nas 4 rodas
- Pastilhas powerbrakes "red" (modelo para uso em pista / circuitos / track days) na dianteira e comuns na traseira.
- Suspensão TAG, com molas e amortecedores mais duros na frente e apenas amortecedores TAG no eixo traseiro.
- DOT 5.1
- Pneus Eagle Ventura (bem macios... eram muito usados em arrancadas por conta disso).

Não custa uma fortuna e é o suficiente para rodar com segurança. Eu rodei algum tempo com tudo original, depois de já ter turbinado e não recomendo. Suspensão e freios originais são insuficientes para as acelerações e para segurar o carro. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:seja lá o que for que o está incomodando, peço a Deus que o ajude a resolver. Também não quero briga. Aliás, já discutimos por outros assuntos e sempre mantivemos o lado pessoal fora disso. Acho que não tem porque ser diferente desta vez. ;)
perdi um parente recentemente, alias ontem mesmo. isso que ta me incomodando, de qualquer forma obrigado, escrevendo aqui e trabalhando me ajuda a esquecer um pouco ja que era uma pessoa pouco distante de mim mais que eu e ele admiravam. essa pessoa lembrava meu avo, dae pra mim pega pesado :| . mais vai passar, nada como um dia pos o outro.

sim, como falei ontem pro Deco via MP sobre isso mesmo, eu te considero muito aqui, e te acho um cara legal como outros, agente discutir e as X nao concordar é a parte legal do jogo. só eu aqui dando pitaco é xarope tanto pra mim como pra voces. é sempre bom ter mais gente.
500EF escreveu: O mesmo serve para qualquer componente de atrito, como o revestimento do disco de embreagem (existem compostos de todos os tipos, desde macios, HD "heavy-duty" ou com compostos cerâmicos). Uns agarram mais, outros duram mais.

E com as pastilhas não é diferente.
pois é, eu vi no site deles que é feito de cerâmica e Kevlar. por logica sao 2 materiais muito resistente a fricção, ao contrario das pastilhas originais que sao mais macias feito de grafita, e pedaços de aço no aglomerado. e agora tem umas de titânio da bendix

é a mesma coisa da embreagem ceramica e original, a ceramica é mais dura e resistente por isso segura mais ao desgaste, porem ela so é mais resistente, quem da a força é as molas do plato que tem mais pressao contra o disco, continua a mesma area de atrito.

ela gasta mais rapida nao é pq nao presta ou o material é ruim(pelo contrario), é pq o sistema usa muito ela. dae da a impressão que gasta mais rapido essas peças de ceramica. nos teus freios é a mesma coisa, se eu pegar essas pastilha RED e usar no gol nosso de trabalho vai durar muito tempo, porem isso tem um custo. ela é mais dura e vai mudar a forma de frear parecendo "vidro".

as originais sao mais macias no acionamento. as de cerâmica como essas esportiva sao mais duras e duram mais em uso moderado(original), agora num de alta exigência como o teu vai durar pouco mesmo.

500EF escreveu: Se você ver como as "red" acabam rápido (eu diria que algo próximo à metade da vida útil de uma comum, custando 3 vezes mais... coisa de $100,00 contra uns $35,00 para as dianteiras), vai entender o que eu estou dizendo.
sim, acaba rapido pq teu sistema de freios esta subdimensionado como ja sabemos, ate mesmo tu falou oque acontece fisicamente, dae vai roer facil mesmo essas de ceramica,senao fosse elas seria terrivel frear isso se consegui-se, disso sei nao vo me fechar pra isso. mesma coisa embreagem original, alias é o mesmo material dos freios. gastaria muito rapidamente num sistema subdimensionado.

essa é uma forma que se tem de aumentar a potencia como turbo e utilizar a engenharia original. o ideal é aumentar os freios e o sistema de embreagem em carros turbo como os de fabrica projetado. isso eu concordo contigo, é uma alternativa usar essas peças com comporto mais resistentes. mais ao meu ver é so pra resistência ao desgaste. de outra forma nao tem beneficio...

as embreagem turbo so nao patinam no plato e volante pq tem mais pressao sobre o disco, poderiam fazer mais pressao com composto grafita e po de aço como original? poderiam... mais nao ia durar nada. por isso colocaram a ceramica, e por isso que fica pesado o acionamento desse sistema. o ideal é aumentar a area de atrito como os projetados. mesma coisa dos freios. e nao so trocar o material. o material é so pra durar mais a essas condições. é uma saida rapida e barata essa.

500EF escreveu: Agora, só para esclarecer novamente. Não estou dizendo que você está errado em afirmar que aumentando os discos e pinças aumenta a eficiência dos freios. Isso é óbvio.

Atrito é definido pela área de contato (tamanho das partes mesmo), pela força aplicada entre as superfícies (número de pistões) e pelo coeficiente de atrito do material utilizado.

Se melhorar qualquer uma destas variáveis, terá um resultado melhor.
na resistência sim, isso como falei desde o começo concordo e sei plenamento. so que nao posso acreditar que vai melhorar o espaço da frenagem. e caso melhore é na ordem dos <3% que não tem na pratica.
500EF escreveu: E se a pessoa puder investir nisso, é ótimo (mesmo assim, eu recomendo o uso das pastilhas para competição porque as originais seguram bem uma ou duas vezes, depois vem fading e já era... eu já fiquei sem freio no astra, no vectra 2.2 16v - que tem disco gigante - e no cruze - que tem discos maiores ainda. Nenhum deles resiste muito tempo a uma condução mais esportiva...).
é pq o material é macio, so isso. em pastilha de ceramica demora mais pra fadigar, mais tem um custo nisso. ceramica como tudo mundo sabe e ja testou em casa é muito duro. mais duro que o aço(disco). fica facil saber oque acontece ao friccionar ambos. alguem vai perder

500EF escreveu: Só que é preciso entender que nem todo mundo dispõe de R$ sobrando para investir num upgrade de freios (sendo que ainda tem que se preocupar com muuuuuitas outras coisas para turbinar) e que nem todo mundo pode se dar o luxo de ficar com o carro semanas ou até meses parado por conta das adaptações e compra de peças, etc.
bom, se a pessoa nao tem codiçoes ela nao deveria nem ter turbo. estamos falando de vidas, e de 3°principalmente que nao tem nada a ver com o assunto, a do cara do turbo pouco me importa se matar num poste, a escolha foi dele mesmo.

eu sou muito radical com isso acho que o pessoal ja me conheçe aqui que sou bem chato sobre isso, ou se faz com engenharia(projetos originais pra aplicaçao) ou nao se faz, tocar um turbo la dentro e dizer que ta bom nao é assim que funciona. no teu caso ta bem feito, ideal? nao é. seria se tivesse rodas e freios maiores. nao vo ta aqui discutindo isso ate pq nao to bem pra isso, ate ja escrevi demais, eu sei teus motivos e os respeito. so que meu papel é alertar o pessoal, se PUDER aumenta os freios e a roda. nao vao se arrepender. ah nao pode? entao usem as peças de baixo custo.
500EF escreveu: Enrijecendo a suspensão também melhora muito a estabilidade nas frenagens (pegue um carro com amortecedores estourados e tente pará-lo a 200 km/h para ver). O efeito "mergulho", que transfere a massa para o eixo dianteiro, acaba com a distribuição da frenagem e causa perda de controle.
sim, nao discordo nao. eu comprei molas esportivas originais(sem adaptaçao) sao 500,00 as 4. e pretendo trocar as barra de torção coisa que o pessoal pouco faz. o monza tem a suspensão muito mole. bom pra passeio, pessimo pra esportivo.

500EF escreveu: Aí entre até a questão de durabilidade vs poder de frenagem.

Mas, se quiser literatura, procure em sites estrangeiros sobre pastilhas originais vs "green" vs "red" (e agora já inventaram uma "yellow"). Vai encontrar material a respeito, falando tanto de carros quanto de motor super-esportivas.
eu vi ontem no site powerbake e li a respeito. nada demais do que ja sabia. apenas material mais resistente pro atrito só isso. e muita faladeira pra vender
500EF escreveu:Pode não ficar tão top quanto um super-mega-hiper-freio de trocentos mm, mas é o suficiente para parar com segurança um monza turbo @ 1 bar.
bom se tu ta dizendo e tem um entao deve ser bom, entao eu com 288/286 roda 16 to sossegado pra 400cv turbo, imagina com pastilha.
500EF escreveu: Isso eu garanto pela prática (e disso eu posso falar e assinar embaixo, ok? Quem quiser vir aqui andar nele para ver como é, eu já disse várias vezes que será um prazer). ;)
nao to duvidando de ti, acredito, so nao vou acreditar que trocando as pastilha o carro vai frear mais rapido, so isso que nao concordo.
500EF escreveu:Ah! Usar fluido DOT 5.1 é obrigatório, senão ele passará a ser o elo mais fraco...
verdade, num sistema subdimensionado é obrigatório mesmo, vai ferver disco,pastilha e tudo mais que tiver ligado nele.

500EF escreveu: Não custa uma fortuna e é o suficiente para rodar com segurança. Eu rodei algum tempo com tudo original, depois de já ter turbinado e não recomendo. Suspensão e freios originais são insuficientes para as acelerações e para segurar o carro. :smt023
[/quote]é mais vai fazer o pessoal entender isso no brasil. nao é nosso caso, mais pessoal so que potencia suja, so que saber de potencia e o resto nao importa. como falei antes se o cara que se matar vai! so nao envolva 3°. ja perdi um cunhado por bobagem dessas e sei como a coisa funciona(ele nao tava guiando mais era aloprado)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR

Sinto pela sua perda. Esta é a única coisa que não tem solução, apenas nos conformamos e tocamos a bola para frente. O resto temos que deixar nas mãos do Chefe lá de cima...

Quanto aos freios, com ele e com a suspensão originais, realmente o monza turbo era cadeira elétrica. Acima de 180 km/h a frente do carro levantava e ficava ameaçando "passarinhar". Para frear era a mesma coisa... Dava uma "narigada" no chão e em poucos metros o pedal já começava a afundar e já era o freio...

Depois dos "ups", é como eu disse. Sei que ainda não é a solução ideal. Mas, dentro das minhas limitações (até a da estética), hoje eu me sinto mais seguro em frear forte o monza do que o astra, por exemplo...

Mesmo numa sequência de várias freadas, o carro ainda se mantém sob controle. Já os originais, na segunda ou terceira vez, eles já eram...

E tem mais um detalhe. Se os pneus não forem mais largos ou muito mais macios, não adianta colocar um super-hiper-freio, porque mesmo a 200 km/h, se você "alicatar" o pedal, as rodas travam (o meu chega a travar as 4 se trancar o pé sem noção - claro que qualquer um que tenha o mínimo de noção do que é andar rápido, num carro relativamente rápido, sem ABS, sabe que não pode fazer isso).

E se o cara for um retardado na direção, até um 1.0 é suficiente para fazer m1@# e provocar uma tragédia... Aí vai do bom senso de cada um e não dá para jogar a culpa no carro, né? hehehe

Edit: E só acrescentando uma informação, na época que procurei a powerbrakes, conversei longamente com o dono por telefone (acho que é Sergio... tenho os emails que também troquei com ele aqui em algum lugar). Expliquei a situação toda e claro que a primeira sugestão foi usar os kits maiores com as pastilhas "green". Aí expliquei a questão do carro ser série especial e que não queria desfigurá-lo com rodas maiores. Foi aí que ele sugeriu então as pastilhas "red" na frente. Falou do uso delas na fórmula turismo na época (acho que eram corsas, e ele era o fornecedor das pastilhas), etc. E realmente, não tenho o que reclamar delas. :smt023

Edit2:

Aqui uma menção a um teste feito no modelo anterior (sujava mais as rodas, feito as minhas... rsrsrs) das pastilhas "red" da fabricante gringa, EBC (muito famosa nos importados esportivos e nas motos esportivas).

Redução de 50 pés (15 metros) na distância de frenagem de 160 km/h a 0.

"As EBC’s flagship street brake pad material for prestige and faster cars above 200BHP...

... Tested at the UK Motor Industries Research Association (MIRA) in witnessed tests early Redstuff reduced car stopping distance in tests by almost 50 feet from 100 MPH offering a staggering 30% brake improvement."

E pelo que vi, este MIRA é um órgão independente, que presta serviço de testes de engenharia e desenvolvimento. E sabem que propaganda enganosa lá fora o pau quebra de acordo, né? hehehe:

http://www.mira.co.uk/our-services/test-engineering
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

obrigado Eduardo, apesar de ser um parente distante meu(tio da minha mae porem nao de sangue) era uma pessoa muito boa um sr medico ate famoso, aqui do sul morreu no aviao, via ele a cada 3 anos mais ele lembrava meu avo entao ja viu, toca muito isso. mais vai passar, to eu aqui cuidando das coisa. da aqui a pouco ja tenho q sair

sim, essa troca de peças por modelos de mais resistência vao deixar melhor sem duvida, nao so pra turbo, mais pra quem tem carro com potencia superior aos 150cv ja começa se interessante. num turbo que acelera rapido demais é inevitável a troca. vale muito apena e de baixo custo.

eu no meu caso como nao sigo regra alguma, ou seja faço tudo dentro dos parametros tecnico possivel sem adaptaçao. optei pelo melhor do mercado que foi 288/286 e com ABS e rodas R16(futuro), agora ficarei com as ferrinho 15 5F. é caro como comentei pra vcs, paga-se um kit turbo e acho que fica sobrando grana ainda. esse seria a melhor opçao tecnicamente viavel, ja a troca de pastilha e uso dos freios originais é a melhor opçao rapida e barata sem duvida e tem que fazer isso mesmo com pouca potencia do turbo. nao da pra andar com pastilha stock a nao ser que tenha esses sistema de freios que citei.

esqueceu tb da circunferência e a pressao do pneu, as rodas 16 ou 15 ou maior a própria roda ja faz o papel de limitador pra nao travar(area de contato é maior tb), a circunferência do aro e a largura dao conta do recado facilmente, tem mais area de contato com a circunferência, tanto é que a banda de rodagem usa o raio como parte do calculo. acho que R16 205 é um bom exemplo de boa area de contato e adequada pra freios adequados(nao adianta por freios de monza com roda grande que é pior que o original, alavanca maior precisa de freio maior), pneu novo é sempre macio, e o bom desse sistema que é progressivo, ou seja pisa o necessário, geralmente é so tocar, nao precisa tacar o pe la embaixo devido sua alta eficiencia, so encostar que vai frear facil, e se travar o ABS da um jeito(caso tenha).

E se o cara for um retardado na direção, até um 1.0 é suficiente para fazer m1@# e provocar uma tragédia... Aí vai do bom senso de cada um e não dá para jogar a culpa no carro, né? hehehe
tb,
o problema quando ele tem uma arma na mao e nao tem controle dela,ate pode saber disparar. se num 1.0 é perigoso imagina num turbo sem freios. nao precisa ser muito esperto pra saber que a chances de se, e, matar é maior. ja vi cada lenha por ae que me da medo, nao do cara, e sim de quem trafega perto disso. eu sou totalmente a favor de fiscalização e legalização de turbos aprovamos por laudos tecnico, turbo marginal nao é comigo. e agente concorda nesse ponto, por isso que falei e tu tb que nao é apenas 4,000.

como disse antes, 3500 foi que gastei em freios decente nao corro risco algum agora, to muito satisfeito e garantido de segurança, sem contar com ABS trabalhando, se antes 234mm era ruim ate mesmo pra um motor 75cv imagina com 100 a mais, nao daria nao... eu sei que é ruim e aqui usa-se muito freio devido as alta lombas e descidas, carro pra mim encostou tem que frear como o I30. pra muitos é um kit padaria turbo. alias projeto turbo é o mais caro e complexo pq envolve tudo.

Aqui uma menção a um teste feito no modelo anterior (sujava mais as rodas, feito as minhas... rsrsrs) das pastilhas "red" da fabricante gringa, EBC (muito famosa nos importados esportivos e nas motos esportivas).

Redução de 50 pés (15 metros) na distância de frenagem de 160 km/h a 0.

"As EBC’s flagship street brake pad material for prestige and faster cars above 200BHP...

... Tested at the UK Motor Industries Research Association (MIRA) in witnessed tests early Redstuff reduced car stopping distance in tests by almost 50 feet from 100 MPH offering a staggering 30% brake improvement."

E pelo que vi, este MIRA é um órgão independente, que presta serviço de testes de engenharia e desenvolvimento. E sabem que propaganda enganosa lá fora o pau quebra de acordo, né? hehehe:
oque ainda nao consigo entender se é tao bom assim em melhorar em 30% pq raios nao é o fornecedor oficial das montadoras. 15 metros é muita coisa, que engenheiro nao queria ter um projeto desse me diz... seria mais barato que aumentar o diametro do freio, esse valor é ate maior que freio de maior diâmetro de alguns carros comparados. pra mim é so mais uma propaganda sem comprovação tecnica. ou talvez usaram um modelo deficiente de material muito antigo com um muito moderno(no caso o deles).

15 metros so trocando a pastilha entao a pastilha original eram de borracha, alumunio,sei la. será que nao pegaram um modelo muito antigo de material? isso existiu no passado como tudo, tudo isso influencia nao é tao simples assim, declararem isso. é a mesma coisa que pegar um motor velho de baixa eficiência energética e largar um amplificador de centelha. É OBVIO que vai ter melhorias economia/curvas p & t. ,mais se pegar um motor top de alta eficiencia nao vai mudar muito ou nada. entao pra mim nao diz muita coisa. tem que ver com muita atenção o teste, material, como pisaram no freio, terreno, piloto, calor de pista, tudo isso. sou muito cético quanto a isso.

é obvio que a eficiencia pode mudar so trocando o composto, exemplo esse de titanio da bendix. mais é preciso fazer as comparaçoes adequadas pra isso em pratica.

sabe do que eu gostaria de fazer? inclusive eu ficaria rico se isso ser real.
pegaria o monza com peças originais e de qualidade e testaria com instrumento de precisao os ponto de frenagem. depois trocaria as pastilhas por especiais e testaria a mesma coisa, senao der diferença ok, se der muita diferença ganharia um bom dinheiro vendendo "freios mais fortes" so trocando as pastilhas.
500EF
MODERADOR

Tentei achar a descrição do tal teste. Mas não achei...

Sei que eles vendem muito para carros como bmw, mercedes, etc. E para as motocas mais bravas também.

Como eles têm uma que serve nos corsas (e até onde sei as do monza são iguais), até andei olhando para quando for trocar a do meu monza véio. Mas são caaaaaaras... hehehe

Olha aí:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

500EF escreveu:Tentei achar a descrição do tal teste. Mas não achei...

Sei que eles vendem muito para carros como bmw, mercedes, etc. E para as motocas mais bravas também.

Como eles têm uma que serve nos corsas (e até onde sei as do monza são iguais), até andei olhando para quando for trocar a do meu monza véio. Mas são caaaaaaras... hehehe

Olha aí:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ontana-_JM
.
Caro nada Eduardo :lol:

(pro "padrao" de peças do Monza, sim)

Meu amigo trocou dos 4 discos de um MITSUBISHI ECLIPSE 95 e gastou "apenas" 3000 conto (tres mil reais) :shock: ,e GARANTO que seu carro é bem melhor que o dele !!

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR

a qualidade parecer ser boa mesmo, nao conhecia a marca. quando penso em freio so me vem brembo na cabeça e willoll(algo assim).

o valor dessas que tu mostrou sao quase as originais Ate 288mm. pouco mais caras, imagino que pro meu modelo deve ser mais caro tb...

monza e gol sao de graça as pastilhas mesmo.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

na minha opnião pra um monza turbo tinha que ser freios de 256mm ou superior aliado a um jogo de rodas 15/16 com pneus perfil esportivo tipo 195-50 de uma marca boa e um jogo de molas esportivas ja seria outro carro.
Responder