Se não se dirigiu a mim, então também não tem porque se sentir ameaçado. E seja lá o que for que o está incomodando, peço a Deus que o ajude a resolver. Também não quero briga. Aliás, já discutimos por outros assuntos e sempre mantivemos o lado pessoal fora disso. Acho que não tem porque ser diferente desta vez.Rafaelo escreveu:nao foi minha intenção, (nao te dirigi) , se tu defende essa tese é direito todo teu e assume por ae mesmo, nao to querendo brigar contigo ate pq nao to bem hoje e nos proximos dias. só não faça ameaças combinado? se tem algo pra dizer fala ae, depois eu falo tb e ta tudo certo. :smt023

A simples troca de um pneu de composto duro por um de composto macio muda significativamente os números de aceleração e frenagem de qualquer carro.só nao vou concordar com isso ate o presente momento, que trocando uma pastilha o carro vai freia mais rápido. ate pq nao tem prova científica alguma disso. ou tem e eu nao vi?
Se pegar um exemplo extremo, veja quanto baixa no tempo de um F1 quando eles trocam os médios pelos macios. Parece outro carro, de outra categoria...
A contra-partida é que acabam rápido demais.
O mesmo serve para qualquer componente de atrito, como o revestimento do disco de embreagem (existem compostos de todos os tipos, desde macios, HD "heavy-duty" ou com compostos cerâmicos). Uns agarram mais, outros duram mais.
E com as pastilhas não é diferente.
Se você ver como as "red" acabam rápido (eu diria que algo próximo à metade da vida útil de uma comum, custando 3 vezes mais... coisa de $100,00 contra uns $35,00 para as dianteiras), vai entender o que eu estou dizendo.
Agora, só para esclarecer novamente. Não estou dizendo que você está errado em afirmar que aumentando os discos e pinças aumenta a eficiência dos freios. Isso é óbvio.
Atrito é definido pela área de contato (tamanho das partes mesmo), pela força aplicada entre as superfícies (número de pistões) e pelo coeficiente de atrito do material utilizado.
Se melhorar qualquer uma destas variáveis, terá um resultado melhor.
E se a pessoa puder investir nisso, é ótimo (mesmo assim, eu recomendo o uso das pastilhas para competição porque as originais seguram bem uma ou duas vezes, depois vem fading e já era... eu já fiquei sem freio no astra, no vectra 2.2 16v - que tem disco gigante - e no cruze - que tem discos maiores ainda. Nenhum deles resiste muito tempo a uma condução mais esportiva...).
Só que é preciso entender que nem todo mundo dispõe de R$ sobrando para investir num upgrade de freios (sendo que ainda tem que se preocupar com muuuuuitas outras coisas para turbinar) e que nem todo mundo pode se dar o luxo de ficar com o carro semanas ou até meses parado por conta das adaptações e compra de peças, etc.
Enrijecendo a suspensão também melhora muito a estabilidade nas frenagens (pegue um carro com amortecedores estourados e tente pará-lo a 200 km/h para ver). O efeito "mergulho", que transfere a massa para o eixo dianteiro, acaba com a distribuição da frenagem e causa perda de controle.
Aí entre até a questão de durabilidade vs poder de frenagem.cade os testes das telemetria da empresa que afirma isso? igual aqueles de dados tecnico das montadoras, so me falta dizerem que reduz o tempo em 15% so trocando as pastilha como tudo nesse país essas empresa enganando tudo mundo, volto a repetir, fadigar menos é uma coisa, frear mais rapido é outra, e mudar so a pastilha é um pouco de exagero. se muda, oque duvido. <3% de melhoria. isso nao muda em nada na pratica(isso é o erro do teste). oque muda é freio maior, pinça maior, pistao maior, roda maior,pastilha maior. senao nao teria carros de super potencia com disco do tamanho de uma roda de monza. e algumas ate com 6 pistões em cada pinça.
outra coisa:
se manter a mesma área de atrito e trocando por pastilha "melhor" e supostamente aumentar o poder de frenagem, se eu for assumir isso entao estou dizendo o mesmo que as pastilhas originais nao funcionam tantos %(comparado a de competição). meio estranho essa afirmação. eu sou uma cara aberto a novas comprovações, mais nao é tao simples me convencer. ate o momento estou sendo cético, nao vo bancar o ignorante e ignorar uma "realidade comprovada", mais como disse, venham com dados concretos e provas tecnica disso. continuo cético a trocar a pastilha e melhorar o espaço da frenagem sem mudar a área de atrito do mesmo.
Mas, se quiser literatura, procure em sites estrangeiros sobre pastilhas originais vs "green" vs "red" (e agora já inventaram uma "yellow"). Vai encontrar material a respeito, falando tanto de carros quanto de motor super-esportivas.
Sozinha, pode ser que não faça lá toda a diferença do mundo mesmo, apesar de obviamente ajudar (como eu disse, melhorando qualquer variável, melhora o resultado). Sem falar no fading...voltando ao começo, pra frear mais rápido nao adianta mudar a pastilha pq se tem diferença é tao pequena que se anula na pratica.
Mas o que eu sugeri foi fazer isso em conjunto com outras modificações, como o enrijecimento da suspensão e uso de pneus com composto mais macio (até por causa do turbo, senão não terá tração).
Pode não ficar tão top quanto um super-mega-hiper-freio de trocentos mm, mas é o suficiente para parar com segurança um monza turbo @ 1 bar.
Isso eu garanto pela prática (e disso eu posso falar e assinar embaixo, ok? Quem quiser vir aqui andar nele para ver como é, eu já disse várias vezes que será um prazer).

Ah! Usar fluido DOT 5.1 é obrigatório, senão ele passará a ser o elo mais fraco...
E só para relembrar, o meu setup é:
- Freio a disco original de monza nas 4 rodas
- Pastilhas powerbrakes "red" (modelo para uso em pista / circuitos / track days) na dianteira e comuns na traseira.
- Suspensão TAG, com molas e amortecedores mais duros na frente e apenas amortecedores TAG no eixo traseiro.
- DOT 5.1
- Pneus Eagle Ventura (bem macios... eram muito usados em arrancadas por conta disso).
Não custa uma fortuna e é o suficiente para rodar com segurança. Eu rodei algum tempo com tudo original, depois de já ter turbinado e não recomendo. Suspensão e freios originais são insuficientes para as acelerações e para segurar o carro. :smt023