PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Carlos e Waldir BONSSS DIAASSS!!! Bom dia!!!
Primeiramente, gostaria de agradecer-lhes como sempre faço!

Quando for montar a proxima turma (professores) reservem uma vaga pra mim. Entendeu ou quer que eu deSenhe? Não levem em consideraçao as brincadeiras,e caso se ofenderem,é só avisar que eu torno publico minhas desaculpas.
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Waldir desmontei o meu e verifiquei a marca, fica entre o 9 e 10,mais para o 10.

waldir escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Se ao retirar a capa da correia e tiver dificuldade de ver onde estava a marcação, não seria mais fácil pegar uma capa de um Monza de um amigo e refazer a marcação na sua capa? A marcação fica mais a direita do ponto que colocou a linha vermelha. Mais ou menos entre 1hora e 2 horas.

Abs,

Carlos Freire
Carlos e Amigos,

Hoje eu vi a capa da correia de 2 monzas. Uma delas era paralela que foi trocada pq a correia do alternador danificou e não vi marca alguma
A do outro Monza o rapaz disse que era original, mas tava lascada perto da polia e do parafuso direito... também não vi marca alguma, talvez estivesse na lasca.

Hoje por telefone consegui novos preços das paralelas R$75,00, R$57,00 e R$51,00 +15,00 de Sedex na Accyoli

Vi fotos na Internet e reproduzi uma para colar abaixo e nas paralelas não constam marca de referência.

Se eu encomendar a paralela vou ficar com o mesmo mico na mão, portanto solicito ao Carlos ou outros amigos (quando puderem) que me indiquem em qual numeração
de 1 à 10 está a dita cuja da marca.

Espero não estar sendo por demais chato :oops:

Imagem

obrigado, conto com a paciencia dos amigos.

Abs
waldir
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Harryson,
vamos devagar pra entendermos bem:
Waldir desmontei o meu e verifiquei a marca, fica entre o 9 e 10,mais para o 10.
A foto que vc postou foi um estudo que fiz há 3 anos, e estava solicitando uma informação da localização e que conforme informação atual verifica-se que a marcação da capa fica no 10º no estudo, vide foto abaixo:

Imagem

Em função da polia damper (centro emborrachado) é ideal que se verifique se o sincronismo da correia dentada está correto.
Aproveitando a posição, trace uma perpendicular para marcar o PMS na polia. vide diagrama abaixo
Depois com a pistola estroboscópica com avanço digital e a UCE no modo de ajuste, acha-se facilmente o 7ºAPMS

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Waldir é isso mesmo,não sabia que o Carlos já tinha publicado esta foto. Na minha capa a marcação é igual a da foto. A diferença é na minha polia que não tem só uma marcação,como a da foto acima,a minha polia tem varios tracinhos.
Muito obrigado Waldir!!! Bom domingo!
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Em tempo,por isso que fiquei na dúvida. Como a minha tem vários tracinhos ,penso que o primeiro da esquerda para direita,é o zero grau(PMS).
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

harrysonmonza escreveu:Em tempo,por isso que fiquei na dúvida. Como a minha tem vários tracinhos ,penso que o primeiro da esquerda para direita,é o zero grau(PMS).
Minha sugestão é:

1- tire a polia de serviços para conferir o sincronismo.
2- estando sincronizado comando e virabrequim. Trace uma perpendicular de uns
20 cm com lapis/caneta colorida na capa plástica.
3- recoloque a polia de serviços sem girar o eixo.
4- com relação à perpendicular marcada na capa, confira em que dente da polia de serviços está coincidindo o 0º PMS
com isso dá para verificar se a polia 'correu' devido a borracha.
5- marque tom tinta (um ponto branco pode até ser com liquido corretivo de texto)
6- a partir daí fica fácil se sobraram dentes à esquerda do 0º
7- fica fácil também para operar com a pistola de ponto.

Abs
waldir
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

A minha capa é como a da foto do Carlos,a diferença esta na polia,que na foto só tem uma marca,e na minha tem vários( como tentei explicar anteriormente) Vou tentar explicar novamente;

Na minha esta alinhada a capa ,com esse primeiro da direita,a minha duvida é se o da direita ou o da esquerda é o ZERO º ou PMS.

" Os tracinhos ao lado corresponde aos da minha polia "
l IIII l IIII l ( marcação na polia olhando de frente para ela no motor)
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

harrysonmonza escreveu:A minha capa é como a da foto do Carlos,a diferença esta na polia,que na foto só tem uma marca,e na minha tem vários( como tentei explicar anteriormente) Vou tentar explicar novamente;

Na minha esta alinhada a capa ,com esse primeiro da direita,a minha duvida é se o da direita ou o da esquerda é o ZERO º ou PMS.

" Os tracinhos ao lado corresponde aos da minha polia "
l IIII l IIII l ( marcação na polia olhando de frente para ela no motor)

No meu entendimento e considerando que a polia vira no sentido horário eu tenho como correto o diagrama abaixo da apostila do Doutor I.E

Imagem

Que contraria uma outra publicação do mesmo instituto Doutor I.E.

Imagem

Em virtude disso que identificar o PMS nas condições atuais da polia ou assumir a marcação da capa (no parafuso inferior) como PMS
é o mais correto e a partir daí a pistola com o avanço faz o resto.
Responder