Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?
Enviado: 15 Jun 2010, 14:37
Alguem sabe o modelo do capacitor ultilizado para correção deste problema?
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André, como disse o Carlos Freire:casanova escreveu:Alguem sabe o modelo do capacitor ultilizado para correção deste problema?
Sendo que, a unidade do capacitor, é 3300uF (Micro Farad) e a tensão 25V.Carlos A. Freire escreveu:Cesinha,
disse que 90% de Monza tem problemas com a bóia de combustível.
Por conta da contrução do tanque do Monza, que é comprido e baixo, quando o nível do combustível está baixo ele fica se movimentando muito dentro do tanque, causando a instabilidade no marcador. Diferente do tanque do Chevette, que é alto e curto. Lembro que o fusca que não tem o marcador eletrônico, também há grande variação do ponteiro, quando está com nível baixo. Amigos meus que tiveram Fusca e costumavam andar na "help", sabiam que ainda tinha combustível por conta dessa variação. Nos anos 80 tive 4 Passat TS, onde 2 deles me deu problemas com a bóia, e olha que eram gasolina e relativamente novo para época. Um deles acabou combustível subindo a serra, na Imigrantes. Estava marcando 1/2 tanque. Tive 3 Fiat 147 que um deles também tive esse problema. Amigos meus que Tiveram Voyage também tiveram problemas. O Santana do meu tio foi outro caso. Nos 3 Monza que tive, apenas o 87 (álcool) me deu problema. O 91 e o 96 que está comigo a 11 anos e com 222.000km não passaram por problemas com marcador ou bóia, a não ser que estiver com 1/4 de combustível no tanque, que vai variar mesmo como já foi relatado.
Caso queira diminuir a variação desse marcador de combustível, pode adicionar um capacitor eletrolítico de 3300/25V junto ao marcador. Essa adoção do capacitor já foi mencionado neste fórum há muito tempo e com bons resutados de que aplicou.
Como não ando com menos de 1/4 de combustível no tanque, essa variação não me incomoda. Para mim 1/4 já considero como "help". Mas mesmo tendo a variação, com carro parado a marcação deve ser correta, caso contrário deve reparar o erro do marcador ou da bóia.
Abs,
Carlos Freire
Casanova pelo que entendi a dica do Freire nao é a questao da falta e sim de um complemento... o uso dele retarda a oscilacao da voltagem que vai pro manometro. o capacitor absorve a oscilação e joga de forma mais "tranquila" tipo de um filtro de tensao. acho que é isso a funçao dele no sistema ali.casanova escreveu:O problema realmente é este capacitor que falta no painel ou o problema é a boia hahaha fui falar com meu pai pra pegar R$ pra ir comprar o capacitor o véio falou jaja tu tais com o tanque do carro andando por ai tem que ver se realmente o problema é causado pela falta deste capacitor
Rafaelo escreveu:Casanova pelo que entendi a dica do Freire nao é a questao da falta e sim de um complemento... o uso dele retarda a oscilacao da voltagem que vai pro manometro. o capacitor absorve a oscilação e joga de forma mais "tranquila" tipo de um filtro de tensao. acho que é isso a funçao dele no sistema ali.casanova escreveu:O problema realmente é este capacitor que falta no painel ou o problema é a boia hahaha fui falar com meu pai pra pegar R$ pra ir comprar o capacitor o véio falou jaja tu tais com o tanque do carro andando por ai tem que ver se realmente o problema é causado pela falta deste capacitor