TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cárter

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
MIQUEIAS FABIANO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 116
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por MIQUEIAS FABIANO »

Carlos A. Freire escreveu:A passagem no encaixe no coletor de admissão tem passagem direta, com furo calibrado mais ou menos na largura de um clips de papel. Sem a mangueira e com motor funcionando, deve estar sugando por conta de vácuo produzido pelo motor.
No seu caso e pela descrição da mensagem, indica que faltou manutenção nesse ponto e por muito tempo, onde a sujeira petrificou. Com arame (clips), muito desengripante e paciência, se consegue desobstruir essa conexão.

Abs,

Carlos Freire
boa tarde Carlos.
limpei o caninho e pronto foi desentupido com muito desengripante e paciente ai e montei tudo denovo e foi dar a partida e pegou de primeira sem acelerar :smt023 depois de muito tempo.
valeu pela ajuda de vcs.
miqueias :smt031
MIQUEIAS FABIANO
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 116
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por MIQUEIAS FABIANO »

boa tarde Carlos.
limpei o caninho e pronto foi desentupido com muito desengripante e paciente ai e montei tudo denovo e foi dar a partida e pegou de primeira sem acelerar depois de muito tempo.mas so tirando uma duvida.sera que agora ele vai ficar mais economico depois da limpeza?????
valeu pela ajuda de vcs.
miqueias
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde Miqueias.

Não vai mudar nada com relação ao desempenho ou consumo de combustível. Pode mudar um pouco o consumo de óleo, preservar as juntas e retentores, evitar de entortar a tampa do compartimento do filtro de ar...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Marcio Amaral
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Nov 2012, 14:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Marcio Amaral »

Viu Galera do monzeiros, no meu monza a mangueira proximo ao TBI na abraçadeira está Rachada e a mangueira menor não existe. Parece que foi quebrada no local de encaixe abaixo do carburador colocaram uma mangueira de combustivel aquela transparente e está tampada! O mecanico que fez o motor eu tinha perguntado sobre esta mangueira transparente ele falou que era para carros a injeção e o meu é carburação. mas depois que o motor esquenta um pouco ele não para na macha lenta. É para ser esta Mangueira que esta Quebrada não é?

Monza SL/E 91 Tubarão
Carburado
Desde já Agradeço!!
Cássio Coelho
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 36
Registrado em: 05 Mai 2014, 20:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Cássio Coelho »

Amigos estou querendo fazer esse serviço em casa,mais estou com medo de tirar o carburador para limpar o caninho do coletor,e depois dar algum problema na montagem do carburador,pois sabem como é carburador né..a minha dúvida: tem algum problema se a sujeirinha cair dentro do coletor quando eu estiver limpando com o arame? Me traria danos? Ou sou obrigado a tirar o bura e colocar um pano por dentro? Valeu desde ja
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Leocastro »

Cássio Coelho escreveu:Amigos estou querendo fazer esse serviço em casa,mais estou com medo de tirar o carburador para limpar o caninho do coletor,e depois dar algum problema na montagem do carburador,pois sabem como é carburador né..a minha dúvida: tem algum problema se a sujeirinha cair dentro do coletor quando eu estiver limpando com o arame? Me traria danos? Ou sou obrigado a tirar o bura e colocar um pano por dentro? Valeu desde ja
Você só tirar o carburador, não trará problemas, mas, deve-se trocar a junta da base dele com o coletor.
O problema seria só se você mexesse nas regulagens dele, o que não é preciso.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cássio Coelho
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 36
Registrado em: 05 Mai 2014, 20:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Cássio Coelho »

Oi amigos,fiz o procedimento hoje de tarde..demorou um pouquinho mais consegui desobstruir os dois caninhos..Não retirei o carburador do lugar e sim a peça sextavada que vai conectada junto ao corpo do coletor..pra mim foi mais fácil,comecei desrosqueando e só depois vi que não é rosqueada,e sim entra e sai meio que na pressão..abaixo postando as fotos do serviço,e o que utilizei para desobstruir os caninhos..abraçoooos
Imagem
Imagem
Ulisses Junior
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Out 2011, 09:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár

Mensagem não lida por Ulisses Junior »

Bom dia Monzeiros. Gostaria de saber se e necessário retirar o TBI para fazer a limpeza do caninho do coletor, ou se posso fazer sem retira-lo. E caso esse caninho esteja entupido, os rejeitos da limpeza que ficarem por dentro poderão afetar o funcionamento do sistema? Agradeço a atenção de vocês.
Responder