Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

500EF escreveu:Vai moldar a tampinha em resina?

Tome cuidado para escolher uma que resista bem ao calor.

Ali é bem quente... ;)
Resina e Fibra de Vidro... sei como é, mas fica frio que aguenta, :lol:

José Leal escreveu:Malagoli, essa tampa ficará muito legal no cabeçote do seu carro.

Olha que daqui a algum tempo vou encomendar uma dessas com vc...
Valeu! Pode encomendar sim, já tem até uma filinha pra quando elas forem saindo de produção aqui, :roll:



Bom, no mais, estou me qualificando (Treinando) pra fechar o volante no couro aqui..

No fim da tarde de hoje eu comecei a mexer no volante.. primeiro, colando ele novamente (A borracha estava bem solta do aro). Usei broca de 2,5mm e fiz furos com uma distância entre 3 dedos de um pro outro, em diferentes ângulos, por todo o raio do volante... depois injetei, utilizando uma seringa, cola expansível (Gorilla Glue).. depois de uns 50 minutos a cola já havia começado a fazer efeito, e agora a noite, já está firme como se fosse novo!

Imagem

Essa superfície superior bem desgastada não vai trazer dano estético nenhum quando estiver com a forração de couro, então não vou arrumá-la. Ainda existem as 'ondulações' ergonômicas para os dedos, é com elas que me importo mais, rs ..

Daí em diante eu fiz um gabarito simples da área a ser coberta em couro, passei para um pedaço de courvin, e comecei a praticar a costura na peça. Assim que tiver pego o jeito e as medidas exatas da coisa, passo para o couro e faço a forração definitiva.

1 - É a primeira vez que eu me arrisco a costurar algo, e estou começando bem... logo por um volante de 4 raios, kkkkkkkk
2 - Não reparem na 'deformidade' da costura. Eu sei que não está perfeito, pois estou aprendendo, mas quando finalizar, ficará... compromisso comigo mesmo, afinal, eu ainda tenho que me preparar para refazer de forma decente os forros de porta!

Imagem

Imagem

Imagem


Aqui o retalho de couro que irei usar para fazer a forração definitiva:

Imagem


Coisa fina, haha :mrgreen:


> Acho que até rola um tutorial pro pessoal aqui, quando eu aprender isso heim... vou tentar gravar ou coisa do tipo, :ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Tá ficando é bão dimais, sô...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Robson Lott »

E o interessante é que, tanto o volante do GSi/Calibra, quanto o do Vectra CD, a empunhadura e os raios possuem cortes pra "receber" o revestimento em couro, diferente por exemplo, ao comparar o do Vectra CD com um Corsa!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Pessoas, sobre o volante:

To passando o maior aperto pra acertar o gabarito de corte, tá quase... tenho certeza que daria conta de fazer, caso não fosse algum problema na máquina de costura aqui de casa. Simplesmente a 'marvada' não colabora, toda hora desregula e a linearidade dos pontos saem do controle.. não tenho coragem de botar um pedaço de couro que me custou R$ 50,00 pra ferrar ele todinho!

Em fim, um amigo da família está fazendo a forração pra mim amanhã. Diz ele que faz do jeitinho que estou querendo, e que vai ficar top ....

Eu queria muito 'brincar' disso ali, mas vou ter que chamar algum técnico pra arrumar a máquina (Que é da minha mãe, rs), com certeza vai demorar e não vai ser barato.. e como me cobraram R$ 100,00 pra fazer o volante (Eu forneci o tecido, rs), não tive como recusar.. preço bom com a promessa de serviço bem feito, foi tentador.

Procedendo com as outras paradas... e quando o volante voltar eu tiro fotos, kk

Abç!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por luiz sle »

Malagoli tu precisa fazer um how to! Esse lance do couro me interessa, e muiiito!

Ficou fino de mais

Abs
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Depois eu entro em detalhes sobre isso aqui:


Imagem


:roll:

(Nota: O nível de adaptação necessária para fazerem os bancos de Vectra B encaixarem perfeitamente no Vectra A, é o mesmo se fosse colocar os bancos do Vectra B em Monzas... logo, dando certo este projeto e reunindo todas as dicas necessárias, vai ser legal compartilhar isso com o pessoal aqui..)


:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Leocastro »

Pergunto: Por qual motivo trocará os bancos do Vectra?
Considerando que, a adaptação é a mesma do Monza, logo os do A, servem no Monza?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Leocastro escreveu:Pergunto: Por qual motivo trocará os bancos do Vectra?
Considerando que, a adaptação é a mesma do Monza, logo os do A, servem no Monza?
Como já tive dois Vectra's B antes do A, uma das qualidades que 'ficou pra trás' nessa transição foi esta questão dos bancos (A outra, é a motorização 16v, mas isso tb jaja vai fazer parte do VCD A aqui, haha).

É bem coisa de gosto pessoal, mas é de se esperar que os bancos do B sejam mais modernos que o do A, já que são projetos dos anos 80 contra anos 90. O tipo de espuma é outra, especialmente no encosto dos Vectra B, que é malha ao invés de somente espuma .. ele não chega a ser 'poltrona' como nos Monzas, mas também não é duro como nos carros novos (O Cruze do meu pai que o diga, é ergonômico, mas conforto mesmo.. fica faltando!) ... Ou seja, os bancos do Vectra B são um meio termo entre o padrão poltrona da vovó antigo, e o padrão ônibus coletivo moderno. "Spot on!" .. (Na minha opinião e gosto, é claro!).

O resto foi a questão de juntar diversos outros fatores. Estou refazendo os forros de porta, e queria um padrão mais escuro e menos azulado para combinar com o painel. Cheguei a fazer teste do Courvin Preto com o tecido cinza azulado do Vectra A, e não gostei do resultado. Pra deixar tudo no meu gosto, eu teria que trocar o tecido do forro de porta, porém fui relutante à ideia... até que um amigo do Clube do Vectra, aqui da regional, me apareceu com o jogo de bancos de veludo do Vectra CD 97. Deixando a questão conforto de lado, o tecido... é justamente algo que queria no A. E vendo a possibilidade passando diante dos meus olhos... não pude deixar de agarrar.

Ao menos vale a tentativa, mas tem de tudo pra ficar bom... eu imagino, rs

Aliás, vale salientar o seguinte: Embora o Vectra B tenha o assoalho completamente diferente do Vectra A (E consequentemente, os trilhos dos bancos são totalmente diferentes) .. Eu não estou realizando nem o mínimo furinho no meu carro para colocá-los. É prioridade número 1 manter a estrutura deste carro sempre original, não furo, não corto... só encaro processos que possam ser revertidos. No caso dos bancos, eu praticamente estou fabricando um novo sub-frame para os dianteiros.. já o traseiro é praticamente plug n' play (Mas não totalmente.. mas sobre isso eu explico depois).



Sobre os bancos de A servirem no Monza... sim, servem. O Assoalho do Vectra A é o mesmo do Monza - Informação disponível no Cavalier Club, que também participo.. MK2 e MK3 Cavalier's compartilham do mesmo assoalho. .... é por isso que é um tanto "comum" ver gente instalando bancos Recaro de Monza e Kadett no Vectra A. Bom, quando o custo permite, rs


:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Responder