Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Só para título de informação.
Quando montei meu motor novo, com cabeçote original do Monza, comprei tudo novo, tuchos, balancins, e demais ítens, usei sem problemas o 5w30, e, conheço quem usou por muito tempo em um Monza 89, porém, neste Monza 89, ele usou após uma retífica completa no motor, trocando tudo também no cabeçote.
Funciona, desde que o motor seja novo, justo, se for em um rodado, pode bater tucho devido as folgas.
Quando montei meu motor novo, com cabeçote original do Monza, comprei tudo novo, tuchos, balancins, e demais ítens, usei sem problemas o 5w30, e, conheço quem usou por muito tempo em um Monza 89, porém, neste Monza 89, ele usou após uma retífica completa no motor, trocando tudo também no cabeçote.
Funciona, desde que o motor seja novo, justo, se for em um rodado, pode bater tucho devido as folgas.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Então na hora de trocar o óleo pode colocar um desse? AcDelco 75w85Rafaelo escreveu:na caixa a mesma coisa, nada impede de usar um sintetico 75W. não sei pq ainda voces usam esse ipiranga de 1000 anos atras. so pq o manual diz pra usar é pq so tinha isso na epoca.
ou tem algum melhor? (qualidade ou custo x benefício)
Monza: SL/E 1993
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
muito caro esse oleo.
eu uso esse metade do preço, mesma função.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tetico-_JM
voces notaram que esses oleos sao pra duas fase? fria e quente? o antigo oleo da caixa que era recomendado nao era assim apenas 80. esse oleo "moderno" sao superior por atender toda faixa de funcionamento da caixa. sao bem melhores
eu uso esse metade do preço, mesma função.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tetico-_JM
voces notaram que esses oleos sao pra duas fase? fria e quente? o antigo oleo da caixa que era recomendado nao era assim apenas 80. esse oleo "moderno" sao superior por atender toda faixa de funcionamento da caixa. sao bem melhores
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Olá amigos. Tenho um Monza Classic 500EF e estou fazendo o motor dele. A injeção é original em perfeito estado e funcionando na gasolina. Precisava de duas coisas. A primeira é saber do amigo leocastro sobre a embreagem do distribuidor que o rafaelo disse que ele faz para o cabeçote roletado pois comprei um do astra 2009. Mandei fazer uma aqui na tornearia mas estou com medo de ficar pesada pois será de ferro. Segundo: Gostaria de saber do Rafaelo se eu posso colocar pistões do astra 2.0 flex. Ou seja, cabeçote roletado + pistão astra flex + Gasolina com injeção original. Será que funciona sem bater pinos? E quanto ao óleo? uso o 5w30 correto?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Monza Classic 500EF
-
- MODERADOR
*pistão flex é o pistao a alcool sem o domo. sim, pode poreliel_cardoso escreveu:Gostaria de saber do Rafaelo se eu posso colocar pistões do astra 2.0 flex. Ou seja, cabeçote roletado + pistão astra flex + Gasolina com injeção original. Será que funciona sem bater pinos? E quanto ao óleo? uso o 5w30 correto?
*11,5:1 gasolina em um projeto que não foi feito pra rodar nisso é possivel que tenha problema de detonaçao, mas isso é possivel solucionar reduzindo o avanço fisico do distribuidor.
*oleo 5W30 somente
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Ok Rafaelo, entendi. Mas me diga pela sua experiência. O Classic 500EF puxa o ar da frente do carro, ou seja, puxa ar mais frio. Você recomendaria essa taxa de 11,5? É muito arriscada para a gasolina, ou você acha que por precaução é melhor ficar no pistão à gasolina. É carro de família, não vou disputar pegas com ninguém. E caso coloque o pistão à gasolina, qual taxa eu teria? Desculpa a minha insistência.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Monza Classic 500EF
-
- MODERADOR
então Eliel, aumentar a taxa de compressão nao tem nada a ver com pegas, alias vai precisar mais do que taxa pra fazer pegas hehehe, aumento de compressao esta relacionado ao melhor aproveitamento da queima da mistura, o problema que tem gente que nao sabe disso e faz descriminação. não é teu caso ja que esta com duvidas inicialmente.
voltando a questao 11,5:1 é uma taxa "alta" pra gasolina em motores que nao foram feitos pra essa taxa. mas nada impede de tu usar, quase tenha problemas de grilagem tu pode por o avanço a 0° por exemplo via distribuidor, ou ate menos, ou ainda compensar com alcool. problema nao teria.
e passar ele pra alcool eu nao recomendo, ate ja expliquei o motivo disso aqui. como tu quer ter um carro de passeio ele tem que estar 100% regulado pra qualquer tipo de situação não é mesmo? entao deixe como esta, gasolina mesmo.
ele vai ficar bem forte nessa configuração eu faria. desde com alguem que saiba oque esta fazendo.
voltando a questao 11,5:1 é uma taxa "alta" pra gasolina em motores que nao foram feitos pra essa taxa. mas nada impede de tu usar, quase tenha problemas de grilagem tu pode por o avanço a 0° por exemplo via distribuidor, ou ate menos, ou ainda compensar com alcool. problema nao teria.
e passar ele pra alcool eu nao recomendo, ate ja expliquei o motivo disso aqui. como tu quer ter um carro de passeio ele tem que estar 100% regulado pra qualquer tipo de situação não é mesmo? entao deixe como esta, gasolina mesmo.
ele vai ficar bem forte nessa configuração eu faria. desde com alguem que saiba oque esta fazendo.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
Eu uso meu 500Ef no alcool.
No seu caso, eu converteria sem pensar duas vezes.
E ainda tiraria material do cabecote para vir mais taxa (pelo menos 12:1).
Sem falar que Em SP o preco do alcool costuma ser mais vantajoso na maior parte do ano.
Vai precisar de bicos do omega 2.0 a alcool (bosch vermelhos). So tome cuidado com copias chinesas. Eu prefiro um bosch usado que um chines novo.
No seu caso, eu converteria sem pensar duas vezes.
E ainda tiraria material do cabecote para vir mais taxa (pelo menos 12:1).
Sem falar que Em SP o preco do alcool costuma ser mais vantajoso na maior parte do ano.

Vai precisar de bicos do omega 2.0 a alcool (bosch vermelhos). So tome cuidado com copias chinesas. Eu prefiro um bosch usado que um chines novo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.