Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Leocastro »

Só para título de informação.
Quando montei meu motor novo, com cabeçote original do Monza, comprei tudo novo, tuchos, balancins, e demais ítens, usei sem problemas o 5w30, e, conheço quem usou por muito tempo em um Monza 89, porém, neste Monza 89, ele usou após uma retífica completa no motor, trocando tudo também no cabeçote.
Funciona, desde que o motor seja novo, justo, se for em um rodado, pode bater tucho devido as folgas.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Surfin »

Rafaelo escreveu:na caixa a mesma coisa, nada impede de usar um sintetico 75W. não sei pq ainda voces usam esse ipiranga de 1000 anos atras. so pq o manual diz pra usar é pq so tinha isso na epoca.
Então na hora de trocar o óleo pode colocar um desse? AcDelco 75w85
ou tem algum melhor? (qualidade ou custo x benefício)
Monza: SL/E 1993
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

muito caro esse oleo.

eu uso esse metade do preço, mesma função.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tetico-_JM

voces notaram que esses oleos sao pra duas fase? fria e quente? o antigo oleo da caixa que era recomendado nao era assim apenas 80. esse oleo "moderno" sao superior por atender toda faixa de funcionamento da caixa. sao bem melhores
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Olá amigos. Tenho um Monza Classic 500EF e estou fazendo o motor dele. A injeção é original em perfeito estado e funcionando na gasolina. Precisava de duas coisas. A primeira é saber do amigo leocastro sobre a embreagem do distribuidor que o rafaelo disse que ele faz para o cabeçote roletado pois comprei um do astra 2009. Mandei fazer uma aqui na tornearia mas estou com medo de ficar pesada pois será de ferro. Segundo: Gostaria de saber do Rafaelo se eu posso colocar pistões do astra 2.0 flex. Ou seja, cabeçote roletado + pistão astra flex + Gasolina com injeção original. Será que funciona sem bater pinos? E quanto ao óleo? uso o 5w30 correto?
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Rafaelo
MODERADOR

eliel_cardoso escreveu:Gostaria de saber do Rafaelo se eu posso colocar pistões do astra 2.0 flex. Ou seja, cabeçote roletado + pistão astra flex + Gasolina com injeção original. Será que funciona sem bater pinos? E quanto ao óleo? uso o 5w30 correto?
*pistão flex é o pistao a alcool sem o domo. sim, pode por
*11,5:1 gasolina em um projeto que não foi feito pra rodar nisso é possivel que tenha problema de detonaçao, mas isso é possivel solucionar reduzindo o avanço fisico do distribuidor.
*oleo 5W30 somente
eliel_cardoso
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Ok Rafaelo, entendi. Mas me diga pela sua experiência. O Classic 500EF puxa o ar da frente do carro, ou seja, puxa ar mais frio. Você recomendaria essa taxa de 11,5? É muito arriscada para a gasolina, ou você acha que por precaução é melhor ficar no pistão à gasolina. É carro de família, não vou disputar pegas com ninguém. E caso coloque o pistão à gasolina, qual taxa eu teria? Desculpa a minha insistência.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
Rafaelo
MODERADOR

então Eliel, aumentar a taxa de compressão nao tem nada a ver com pegas, alias vai precisar mais do que taxa pra fazer pegas hehehe, aumento de compressao esta relacionado ao melhor aproveitamento da queima da mistura, o problema que tem gente que nao sabe disso e faz descriminação. não é teu caso ja que esta com duvidas inicialmente.

voltando a questao 11,5:1 é uma taxa "alta" pra gasolina em motores que nao foram feitos pra essa taxa. mas nada impede de tu usar, quase tenha problemas de grilagem tu pode por o avanço a 0° por exemplo via distribuidor, ou ate menos, ou ainda compensar com alcool. problema nao teria.

e passar ele pra alcool eu nao recomendo, ate ja expliquei o motivo disso aqui. como tu quer ter um carro de passeio ele tem que estar 100% regulado pra qualquer tipo de situação não é mesmo? entao deixe como esta, gasolina mesmo.

ele vai ficar bem forte nessa configuração eu faria. desde com alguem que saiba oque esta fazendo.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG

Mensagem não lida por 500EF »

Eu uso meu 500Ef no alcool.

No seu caso, eu converteria sem pensar duas vezes.

E ainda tiraria material do cabecote para vir mais taxa (pelo menos 12:1).

Sem falar que Em SP o preco do alcool costuma ser mais vantajoso na maior parte do ano. ;)

Vai precisar de bicos do omega 2.0 a alcool (bosch vermelhos). So tome cuidado com copias chinesas. Eu prefiro um bosch usado que um chines novo.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder