Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por GMR »

Cara, que carro lindo. Mas tava legal com as do calibra, pq tirou? Se ainda tiver vendendo me manda mp.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

500EF escreveu:Que espelho, hein? Parabens mesmo...
Valeu conterrâneo!
GMR escreveu:Cara, que carro lindo. Mas tava legal com as do calibra, pq tirou? Se ainda tiver vendendo me manda mp.
Obrigado.. realmente, tava legal.. mas eu já tinha planejado algumas vezes passar pras 17", então elas não iriam ficar mais muito tempo. De quebra, essa troca de transmissão 'da noite pro dia' me pegou um pouco desprevenido, estava cogitando trocá-la só em Dezembro... daí como ainda estava com as aro 14 montadas em pneus que ainda tem muitaaa borracha, preferi vender o conjunto pra aliviar nas contas e ficar sossegado até a poeira baixar aqui.

Estão à venda sim, nos classificados aqui do clube. Os pneus eu já vendi, e tem fila de gente nas rodas.. imagino que não vai passar desta semana. Bom por um lado, triste por outro.. eu realmente gosto das rodas. :(

Mas faz parte, é para um bem maior, haha :mrgreen: :ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Marcelo Deimos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 60
Registrado em: 11 Dez 2015, 14:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza 650
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Marcelo Deimos »

Belo trabalho no Vectra, companheiro. Parabéns. :ok:
Um dia, terei coragem de meter a mão no meu Monzão dessa maneira, rs.
Malagoli, vc ou algum outro companheiro do fórum sabe me informar se, no caso do Monza, são utilizados a mesma bucha e guarda pó na parede corta fogo, por onde passa o liame?
Meu Monza só tem o buraco e não consigo achar a foto da peça, no caso, do Monza 93.
Desde já agradeço.
Grande abraço a todos!
AMAT VICTORIA CURAM
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Marcelo Deimos escreveu: Malagoli, vc ou algum outro companheiro do fórum sabe me informar se, no caso do Monza, são utilizados a mesma bucha e guarda pó na parede corta fogo, por onde passa o liame?
Meu Monza só tem o buraco e não consigo achar a foto da peça, no caso, do Monza 93.

Aquela bucha que coloquei por trás da coifa do varão, na parede corta fogo, estava 'errada' ali. A bucha mesmo vai na carcaça do trambulador, serve de guia e suporte para o varão logo na alavanca dentro do carro.. Ou seja, eu tive que desmontar ali tudo de novo, tirar aquela bucha ali da parede, remover a bucha antiga do trambulador e colocá-la no lugar.

Eu quando terminei de montar pela primeira vez, notei que o engate das marchas ainda estava um pouco mais longo do que achava normal.. daí notei que tinha me enganado, desmontei tudo, montei novamente do jeito certo na Quarta Feira à noite, regulei novamente as marchas e agora está bem próximo de perfeito (Falta trocar o liame com a bucha lá fora)... os engates estão precisos, só o acionamento que está um pouco duro pois a bucha é nova.. olha a velha como estava detonada:

Imagem

Imagem

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Atualização que havia postado em 14/08 no Clube do Vectra .. fazendo troca das correias do Vectra, em casa:
Malagoli escreveu:[post]165030[/post] Bom, partindo dos sonhos e voltando pra realidade (haushuashuas) ... hoje eu dei início à substituição das correias do VCD. No começo do ano passado eu havia comprado várias peças para revisões de algumas áreas do carro, porém por falta de tempo na época, eu só havia realizado a revisão dos freios... então este jogo de correias ficou guardado aqui, pegando pó... e eu não havia me prontificado a trocar, por causa de ferramentas que eu não tinha (Especificamente, extensores e catracas ideais pra trabalhar nesse tipo de manutenção).

Pois bem ... depois que a transmissão automática abriu o bico, e eu tive um gasto inesperado logo em meio à aquisição do restante das peças do 16v ... eu senti o gosto 'amargo' de ter que colocar meu projeto na geladeira, e isso me serviu de lição para parar de encarar as correias em cima da estante, e partir logo pra substituição, antes que aconteça coisa pior ... vai que uma das antigas arrebentasse e me causasse mais algum prejuízo inesperado, o que adiaria ainda mais o projeto. Antes de mais nada, minhas correias estão ainda no prazo de uso .. porém com este tipo de peça eu não gosto de brincar, ainda mais item que é afetado facilmente por contaminantes. Resumindo: Melhor prevenir do que remediar.

Assim sendo, na Sexta eu adquiri as ferramentas que precisava (Já que também vão ser úteis na hora de montar o 16v, foi unir o útil ao agradável, rs) .. e hoje a tarde parti pra desmontagem dos componentes antigos:

Imagem

Detalhe da pequena 'manobra' necessária para substituição de correia do Vectra A. Eu fiquei um pouco assustado quando vi o esquema pela primeira vez.. é um tanto novidade pra mim, ter que soltar o suporte e abaixar o propulsor para uma simples substituição de correia auxiliar (E consequentemente, a dentada), kkkkk:

Imagem

Colocando no ponto e conferindo o sincronismo antes de desmontar tudo:

Imagem

Soltando o guarda pó do volante do motor para travar a cremalheira e proceder com a remoção dos parafusos da polia e da engrenagem do vira:

Imagem

Imagem

Imagem

Após ter removido a polia do vira / correias auxiliares, é só destravar a capa da correia dentada e removê-la .. 5 parafusos sextavados de 10mm a prendem, pelo menos no Vectra A. Como podem ver não estava tão contaminado.. provavelmente pois foi exposto a minério por pouco tempo desde que trocada em 2012, e com o motor livre de vazamentos nos retentores, não tinha nada ali pra acumular muita sujeira:

Imagem

Mas é claro.. não dêem uma de João de Barro na hora desse tipo de manutenção. Gaste mais uns minutinhos pra limpar tudo, resultado vale a pena:

Imagem

Imagem


Tudo limpo, motor colocado no ponto, hora de partir pra montagem das correias novas:

Imagem

Lembrem de liberar o tensionador pra tirar a correia velha e colocar a nova. Aqui já com ela montada, mas ainda sem distribuir a tensão:

Imagem

Quase duas voltas completas no motor.. conferindo tensionamento e travando o tensor:

Imagem

Imagem

Tudo ok, pode montar a capa da correia dentada... e antes de torquear a polia do vira, eu recomendo bater um anti oxidante nos parafusos..

Imagem

Agora passando a correia de acessórios. Muito chato este procedimento no Vectra A, o suporte do motor passa triscando o tensor auxiliar, então para colocá-la de volta no lugar, deve-se alavancar o tensionador para a posição de travamento (Usar uma chave de boca 15mm e puxar tudo para trás - lado do alternador):

Imagem

Assim que aberto o espaço e passada a correia pelo tensor, pode liberar o tensionador novamente e terminar de passar a correia pelo suporte do motor e pelos demais periféricos:

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo pronto, e aí o resto é só montar o restante das peças. No caso do VA, defletores do parabarro direito, parabarro, peito de aço e caixa do filtro de ar.


P.S.: Neste procedimento eu apenas conferi o estado dos demais periféricos, como bomba dágua, tensores e retentores. Não foi necessária troca de nenhum deles por em quanto, ainda mais por que no fim do ano, todo este sistema de distribuição passará para o do 16v .. Porém considerem que cada caso demanda certo reparo, nada de economizar em componentes do sistema não heim pessoal... o prejuízo depois pode ser grande.

P.S.2: Os passos aí podem ser seguidos pra qualquer carro da linha 8v dos GM's. 16v segue o mesmo processo, porém existe uma ferramenta da Raven para travamento dos comandos (Super fácil de usar também, e é uma ferramenta que custa em torno dos R$50,00) ... então a dica vale pra galera toda, independente de ano e motor.. basta ter um ferramental simples e cuidado pra trabalhar. Torquímetro, se tiver, melhor ainda, porém até mesmo quem não tem.. é só ir com cuidado e bom senso. Bom senso mesmo pessoal, pois sinceramente, todos os parafusos que tirei no meu sistema para efetuar esta troca parecem ter sido apertados por um ogro usando pneumática... é um absurdo isso, mas infelizmente é a realidade da maioria das oficinas no Brasil.. só tem João Bração por aí! Então peguem leve, com cuidado.. não precisa esmagar parafuso em nada ali.

Imagino que o procedimento seja aplicável à Monzas... às vezes é útil pra alguém daqui, ficou 100!

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Mais umas atualizações que havia postado na Terça, 16/08 no Clube do Vectra .. Instalando umas buchas que faltavam na grade dianteira (Mesma peça do Monza inclusive), e partindo (FINALMENTE) para a reforma dos forros de porta!

Segue em detalhe:
Malagoli escreveu:[post]165183[/post] Bom, vamos a mais alguns trampos no VCD!

Hoje cedo eu fiz um atendimento na área do Bonfim / BH .. logo, aproveitei para passar pela Pedro II e buscar alguns detalhes que a muito queria ajeitar no VCD.

Primeira coisa foram estas buchinhas da grade dianteira.. desde que comprei o carro do Robson, láaa em 2013, eu havia notado que estavam faltando. Já tinha passado da hora de comprar e montar isso né!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E bom.. o outro detalhe é bem mais importante, e afeta todo o interior do carro basicamente.

A um tempo já, eu vinha estudando algumas formas de recuperar os forros de porta do carro. Praticamente não existe Vectra A no Brasil no qual os forros não tenham se deformado.. é defeito crônico do carro. No caso do meu, todos estão descolados, porém os tecidos estão excelentes, assim como todos os forros estão com a estrutura e acabamentos impecáveis... logo, vale o investimento de tentar recuperá-los, pois a chance do resultado ficar bacana é bem grande.

Todos os forros do meu carro estão estufados desta forma:

Imagem

O forro do lado do passageiro dianteiro abriu um pequeno rasgo entre o couvin e o tecido, mas no fim das contas vai passar pelo mesmo procedimento de reparo, então não não vai interferir em nada.

O problema de 'mandar pra fazer'.. é que nenhuma capotaria na grande BH quer arcar com o compromisso de fazer da maneira que eu peço, preservando o acabamento costurado original. Sempre só oferecem um tipo de acabamento podre para meu gosto pessoal, que além de feio, é completamente fora do visual original, e ainda por cima, por um preço que chega a ser o cúmulo. Estragam seu carro, e ainda te cobram por isso. Pode? rs

Bom, depois de muito estudar sobre o assunto, eu vi que é impossível replicar o acabamento original. Se quer ter o acabamento, vá fazer uma visita em outros planetas da Via Láctea e dê seus dois rins, fígado e pâncreas no conjunto dos 4 forros quando achar. À nível de comparação, forros novos de estoque antigo, custumam custar próximo dos R$ 500,00 uma única unidade, geralmente nas cores que ninguém procura (Cinza, Bege).. um forro preto ou azulado, que são as cores mais comuns, não existem mais no mercado brasileiro, ao menos por onde procurei. Na Europa a chance de achar é maior, e o leque abre para forros usados, pois o clima lá ajuda a preservá-los.. porém também não são baratos, e o frete acaba inviabilizando a compra também.

Assim sendo, eu me conformei com o problema e abri mão da costura a laser original de fábrica, pela costura simples que vemos nos bancos de couro e demais itens de interior hoje em dia. É bonita, vai servir muito bem para o projeto, caso bem feita... e é melhor uma costura diferente, que um interior todo detonado, podem ter certeza!

Partindo desta ideia de reformar os forros de porta, mudando o tipo de costura, mas mantendo todo o visual original da peça, parti então pros trabalhos.

Primeira parte, foi tirar a poeira do forro 'cobaia' que eu havia comprado ano passado, lá por volta de Novembro... este aqui, por baixo do Aerofólio:

Imagem

Com o forro limpo, fiz um molde rapidinho pra poder tirar um gabarito para o corte dos tecidos:

Imagem

E também comprei os tecidos que estou usando no procedimento. O Courvin preto, comprei o suficiente pra fazer o carro todo... estou aproveitando o processo para trocar a cor dos forros de porta do meu carro, qual nunca me agradaram muito (O painel é preto e os forros são azulados, vai entender, kkk) .. Já esse tecido cinza, comprei bem pouco, só pra fazer alguns testes e treinamento de costura, kkk

Imagem

Ok... material na mão, foi a vez de partir pra ação. O processo de montagem vai ser dividido em algumas partes e ensaios, vamos lá:

A primeira parte, é logo a minha maior preocupação, pois para fazer no acabamento que eu desejo, dependo da capacidade de deformar e moldar o courvin, sem dar rugas ou problemas no futuro. Existem duas formas de passar por esta etapa, esticando o tecido na mão e colando, ou, a melhor maneira, usando um soprador térmico para deformar o tecido e colar contornando a superfície.

Eu não usei o soprador térmico nos primeiros testes de hoje, e já de cara me surpreendi (E muito!) com o resultado obtido só ao 'esticar' e colar. Claro, no forro cobaia todo procedimento é um teste .. mas na boa que eu poderia tolerar as pequenas 'rugas' que apareceram.. não é nada escancarado, ainda mais quando estiver tudo montado no carro. Vejam os resultados dos testes que fiz até o momento, e que foi na colagem justamente das partes mais críticas de toda a peça, no apoio de braço:

Imagem

Pequenas rugas na lateral, mas que podem facilmente ser evitadas usando o soprador..

Imagem

E mais algumas rugas na quina do forro, próximo de onde fica o pino da porta.

Visão geral da colagem nesta área do forro:

Imagem


No momento estou dando um tempo para a cola curar, só aí irei passar para as dobras na área do tecido e todo o restante da peça... estou bem otimista e acho que vai dar tudo certo sim!

A outra parte do projeto consiste em costurar o tecido original do carro em uma fina tira de courvin, que será injetada no restante do forro quando estiver pronta. Usarei o tecido cinza que comprei pra fazer um teste, se der certo, irei cortar o tecido dos forros de porta originais do carro e usar eles para dar um visual original nas peças. Esta costura deveria ser feita por um profissional, mas estou tendo dificuldade em achar alguém que faça pra mim.. mas estou procurando, e até lá, posso ir adiantando a parte do courvin né!

Assim que o procedimento for avançando, eu irei postando os detalhes e resultados aqui.

Abraço galera!

E aqui, no fim de noite da mesma data:
Malagoli escreveu:[post]165204[/post] Continuando... agora a noite terminei de passar o courvin por toda a área do forro.. ainda falta colar nas bordas e atrás, então só tirei o excesso do tecido.. Também falta fazer o acabamento das quinas, remover o excesso da parte onde irá o veludo, e é claro, costurar e colocar o tecido. Bom, mesmo com isso tudo faltando, já dá pra ir tendo uma ideia de como vai tomando forma:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eu não esperava que ia conseguir esticar tão bem o tecido sem o uso de soprador. Se na mão deu pra deixar assim, tenho certeza que ao menos a parte do courvin, com o soprador, ficará perfeito!

Bom, bora lá, boa noite pessoal .. e até os próximos passos. Agora deve demorar um pouquinho, acho que não vai ser fácil aprender a fazer costura .. ou achar uma costureira, haha

:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

O que nos leva, finalmente, aos trabalhos da Quinta Feira, 18/08/2016, ainda quanto à forração.

Claro, este 'capítulo' na história do Vectra será um tanto longo, provavelmente irá levar alguns meses até finalizar toda a forração, já que defini por fazer inteiramente por conta própria. Sou muito chato com detalhes, não quero dar meu sangue pra fazer uma parte da coisa.. e ver os outros 'cagando no pau' em cima de componentes tão importantes.


Depois de fazer mais alguns ensaios naquele forro de porta 'cobaia' aí à cima... cheguei à conclusão de que estava na hora de passar pro definitivo, até mesmo pelo detalhe de que a partir daquele momento ali, o gasto com materiais de maior qualidade e procedimentos bem trabalhosos seriam necessários.

Não vou postar isso no estilo tutorial, até mesmo por que se trata de um projeto que eu venho desenvolvendo a meses, estudando e me dedicando ao máximo, para tornar isso um produto em um futuro próximo, não só para o Vectra, mas outros modelos que sabemos dos defeitos crônicos em forros de porta, como Monza, Kadett, Ômega, entre outros.

Irei tentar manter o tópico atualizado na medida do possível, até mesmo pra mostrar a evolução das peças no meu cobaia, digo.. carro, rs.


Começando, a primeira etapa do projeto está sendo a completa desmontagem dos forros de porta. Estou indo por partes e com calma, então irei fazer um de cada vez (Finalizar um, pra só aí começar o forro seguinte). O que decidi atacar primeiro, foi o que estava em piores condições.. o forro dianteiro direito:

Imagem

Imagem

Imagem


Aqui uma coisa que cria um enorme diferencial no trabalho com estas peças.. em detalhe, estão completamente íntegras na estrutura. Logo, se bem trabalhadas, creio que voltarão a ficar como novas. No caso de um forro bem danificado, também existe a possibilidade de reformar a estrutura com fibra... mas no caso dos que estão no meu carro, esta etapa não será necessária:

Imagem

Imagem


Começando a dissecar a forração. Cenas fortes pros zé frizinhos e puristas piolhos do acabamento original, rs:

Imagem

Imagem


Tecido separado do vinil / couro / courvin .. (ainda não sei que material é esse, vou levar para análise numa loja de tecidos):

Imagem

O "vinil" (?) será descartado .. mas separei e lavei o tecido para reaproveitamento na nova forração, vai ajudar a manter um bom nível de originalidade no visual da nova peça:

Imagem


No momento estou preparando a estrutura para receber a nova forração... e desenvolvendo ferramentas para trabalhar no acabamento da peça, o meu tal segredo de estado, haha

Assim que tiver novidades, irei mostrando como está ficando, mas já adianto que não busco exatamente o mesmo visual original (Afinal, sabemos que não dura!) .. então essa saga será praticamente um restomod, tentarei deixar o visual mais bem acabado e limpo possível, porém fazendo uma re-engenharia completa da peça, visando longevidade e robustez.


:ok:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Belo trabalho...

E que trabalheira, ne? Hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder